Fenômeno de ordem geológica e climatológica que inclui um largo espectro de movimentos do solo, tais como quedas de rochas, falência de encostas em profundidade e fluxos superficiais de detritos.
Aluvião é o processo de aumento paulatino de um terreno pelo depósito sedimentar que um rio ou mar fazem, ou por aterros naturais, ou pelo desvio de um curso de água.
Aluviais: São solos que se formam a partir de sedimentos (fragmentos de rochas) advindos de outros lugares e transportados pela ação das águas e dos ventos. Encontram-se em diversas áreas do território brasileiro, em regiões de várzeas e proximidades de rios e cursos d'água.
As planícies aluviais são formações geológicas que se caracterizam por serem planas ou muito pouco inclinadas. Formam-se pela deposição ao longo do tempo de sedimentos trazidos por um ou mais rios, criando um solo aluvionar constituído de argila, silte e areia.
Aluvião ou alúvio (do latim alluvius, de alluere, "lavar contra") é argila solta, lodo, areia ou cascalho que foi depositado por água corrente em um leito de riacho, em uma planície de inundação, em um leque aluvial ou praia, ou em configurações semelhantes. O aluvião também é às vezes chamado de depósito aluvial.
Geralmente estes solos apresentam cores claras, embora possam ocorrer cores escuras intercaladas entre as camadas. Possuem argila de atividade baixa e textura argilosa, siltosa ou franca.
2. Aluviais: quando os solos foram formados por rochas localizadas em outros lugares. Graças à ação das águas e dos ventos, os sedimentos foram transportados para outro local.
Elúvio, colúvio e aluvião são, basicamente, tipos de solos. Se diferenciam um do outro pela posição em uma encosta e pelo agente de transporte. Em uma encosta, geralmente nas partes mais altas e mais planas, a água infiltra verticalmente, formando uma camada de manto de intemperismo espessa.
Constituem “aluvião” os acréscimos que sucessiva e imperceptivelmente se formarem para a parte do mar e das correntes, aquém do ponto a que chega a preamar média, ou do ponto médio das enchentes ordinárias, bem como a parte do álveo que se descobrir pelo afastamento das águas.
Planícies de inundação, fluviais ou aluviais são consideradas as áreas mais baixas dos vales que têm por finalidade a manutenção do fluxo do curso de água do rio.
aluvião. Sedimento clástico (areia, cascalho e/ou lama) depositado por um sistema fluvial no leito e nas margens da drenagem, incluindo as planícies de inundação e as áreas deltaicas, com material mais fino extravasado dos canais nas cheias.
Planícies aluviais ou fluviais: são formadas pelo depósito de sedimentos transportados por rios. 2. Planícies lacustres: são formadas quando há acúmulo de sedimentos em lagos.
🤔⛰️ Leques Aluviais (alluvial fan) ou Aluvionares tratam-se de depósitos sedimentares clásticos com formato de leque ou cone localizado no sopé de regiões montanhosas, ocorrendo normalmente em áreas de clima semi-árido a árido, contudo, podendo ocorrer também em áreas de clima úmido.
Os depósitos aluvionares são detritos ou sedimentos de qualquer natureza, carregados e depositados pelos rios. Este material é retirado das margens e das vertentes, sendo levado em suspensão pelas as águas dos rios que o acumulam em bancos, constituindo os depósitos aluvionares (GUERRA; GUERRA, 2003).
Os depósitos aluviais são formados por sedimentos clásticos depositados pelas correntes fluviais nas margens e no leito das drenagens. São de grande importância no contexto do semiárido brasileiro, tornando-se expressivas reservas de águas subterrâneas (SILVA e SOUZA, 2017).
1. Região serrana no Rio de Janeiro (2011) De acordo com o Cemaden, o maior desastre ambiental da história do Brasil aconteceu no estado do Rio de Janeiro em 2011. Um deslizamento causado por fortes chuvas na região serrana do estado deixou 947 mortos e mais de 300 desaparecidos.
O maior incêndio brasileiro aconteceu no Gran Circo Americano, em 17 de dezembro de 1961, que deixou 503 mortos em Niterói (RJ). A tragédia foi provocada por um trapezista que disparou chamas contra a lona do circo, que pegou fogo.
As causas dos deslizamentos de terra estão especialmente ligadas à ação antrópica, por meio da ocupação irregular do solo, além da retirada da vegetação nativa. Os tipos de deslizamentos de terra variam conforme o material de origem e a movimentação do objeto natural.