Ambiente Econômico - consiste em fatores que afetam o poder de compra e os padrões de dispêndio do consumidor. Ambiente Natural - inclui os recursos naturais que os profissionais de marketing usam como insumos ou que são afetados pelas atividades de marketing.
O ambiente econômico se refere à economia na qual estão inseridos empresa e consumidores. Em primeiro lugar, permite concluir se o cenário econômico está favorável para o desenvolvimento dos negócios.
Existem três perspectivas fundamentais a respeito do ambiente e marketing, elas são: o 'macro-ambiente', o 'micro-ambiente' e o 'ambiente interno'. Essencialmente usamos abordagens de marketing para auxiliar a comunicação e gestão da mudança.
O Macroambiente diz respeito a tudo o que é externo à empresa e que vão muito além do controle do negócio. Ou seja, fatores econômicos, políticos, culturais, tecnológicos e etc.
O que é ambiente interno no marketing? Todos os fatores que são internos à organização são conhecidos como "ambiente interno". Eles são geralmente controlados através da aplicação dos "Cinco Ms", que são homens (Men), dinheiro (Money), Máquinas, Materiais e Mercados.
Ambiente externo: é a situação na qual as organizações existem e operam, e é composto por elementos que são externos aos limites da organização. O ambiente interno é formado pelos, como trabalhadores, consultores, administradores, cultura organizacional, tecnologia, estrutura organizacional e instalações físicas.
Ambiente competitivo é o cenário em que empresas e organizações competem entre si para conquistar uma fatia de mercado, alcançar clientes e atingir seus objetivos financeiros e estratégicos.
De acordo com o professor, o ambiente empresarial interno também pode ser chamado de microambiente organizacional: “É uma espécie de 'entidade' complexa, que pode ser compreendida, pelo menos, a partir de duas perspectivas: a dos sistemas técnicos e a dos sistemas sociais”, comenta.
O microambiente consiste no ambiente mais próximo e de impacto direto na empresa, é composto por 5 componentes principais: Clientes, Fornecedores, Intermediários, Concorrentes e Públicos. Cada um desses componentes precisa ser minimamente estudado antes da abertura de uma empresa e durante a vida dela também.
Os 4 As do marketing formam uma metodologia para planejar, adaptar, executar e avaliar uma campanha de marketing e assim obter maiores chances de sucesso nas vendas do produto ou serviço promovido. A ideia é seguir 4 passos que começam com a letra A, sendo eles: análise, adaptação, ativação e avaliação.
Ambiente demográfico: Está ligado as características da população de um determinado lugar. Pode ser estudo de idade, ocupação, sexo, densidade, natalidade e outros fatores. Esse ambiente precisa ser analisado de perto pois ele é muito importante para a identificação de oportunidades ligadas ao seu público alvo.
Afinal, quais são os 4 Ps e o papel de cada um deles? O composto de marketing conta com Ps, que são: produto, preço, praça e promoção. Eles devem orientar o planejamento de marketing, cada um à sua maneira, além de influenciar a aplicação dos recursos.
Ambiente Demográfico, Ambiente Econômico, Ambiente Natural, Ambiente Tecnológico, Ambiente Político, Ambiente Cultural. Esses são os principais atores do macroambiente.
Existem três perspectivas fundamentais a respeito do ambiente e marketing, elas são: o 'macro-ambiente', o 'micro-ambiente' e o 'ambiente interno'. Essencialmente usamos abordagens de marketing para auxiliar a comunicação e gestão da mudança.
Ambientes de marketing são todos os fatores externos (de mercado) ou internos (da empresa) que influenciam nos negócios. Esses ambientes, relacionados ao micro e o macroambiente, devem ser estudados, para que a melhor comunicação possível seja criada para atrair o público-alvo.
O ambiente natural faz referência à forma como as organizações utilizam recursos naturais (insumos) ou como eles são afetados pelas ações de marketing. Fatores como mudanças climáticas e desastres naturais, por exemplo, podem impactar consideravelmente a capacidade operacional das empresas.
Enquanto o microambiente é mais imediato e reflete as forças internas e próximas que influenciam a empresa, o macroambiente abrange uma gama mais ampla de influências que afetam todas as organizações dentro de uma sociedade.
A melhor maneira de realizar uma análise de ambiente é com o uso da Matriz SWOT, com ela é possível definir forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Com isso, a empresa cria um diagrama simples, onde é possível monitorar quais ações podem impactar o negócio.
Os elementos do Ambiente Externo são representados pelos concorrentes, mercado, indústria, a realidade política e econômica, os consumidores, os fornecedores e fatores sociais e demográficos.
Para entender melhor o que estamos falando, é preciso saber que ambiente de negócios é o conjunto de fatores externos à empresa (macroambiente) que influenciam positiva ou negativamente os resultados. As variáveis importantes no ambiente de negócios podem incluir: A comunidade e sua cultura. Globalização e tecnologia.
Em termos gerais, o ambiente organizacional interno é composto por vários elementos presentes dentro da organização, que podem afetar ou serem afetados com as escolhas, atividades e decisões da mesma. Forças, condições ou arredores dentro dos limites da organização são os elementos do ambiente organizacional interno.
O Marketing Interno é uma estratégia em que você consegue aumentar a conexão entre seus colaboradores e sua empresa. Alinhados aos valores da companhia e valorizados por sua importância, os profissionais transformam positivamente o ambiente de trabalho, otimizando os resultados obtidos.
As variáveis controláveis são aquelas sobre as quais a empresa pode exercer decisão e gerenciamento, resultando em ações táticas que determinem o comportamento no mercado, quais sejam: o produto, a concorrência, o preço, a distribuição, a propaganda e a promoção.