A análise de conceito permite identificar os atributos definidores e os atributos irrelevantes de um conceito, é um exercício intelectual que auxilia na definição precisa de um conceito para a utilização na prática, teoria, educação e pesquisa.
Chicago(US): The University of Chicago Press; 1996. https://dx.doi.org/10.1111/j.1547-5069.2... A análise de conceito é um exercício formal e linguístico que examina os elementos de um conceito, seu uso e o quanto ele é semelhante ou diferente de outras palavras relacionadas.
A revisão dos atributos essenciais e da definição dos conceitos ocorre por meio de análise conceitual, processo que incorpora um exame completo dos elementos básicos que compõem um pensamento, idéia ou noção(5).
Um conceito pode ser traduzido como a concepção ou a caracterização de algo. De maneira mais profunda, podemos dizer que o conceito corresponde à formulação de ideias por meio de palavras ou, então, de recursos visuais.
Há, basicamente, quatro tipos de análises que são a descritiva, a diagnóstica, a preditiva e a prescritiva. Cada uma delas serve um objetivo específico, sempre com o propósito de otimizar ganhos, processos ou solucionar desafios.
O marco teórico conceitual é o momento de diálogo com a sua teoria/método, bem como com as contribuições teóricas existentes sobre o tema, assim: Neste tópico o pesquisador deve fazer suas escolhas, explicitar a base teórica da sua pesquisa, essa definição é a base de sustentação do seu trabalho.
A Arte Conceitual é um movimento que compreende que a ideia por traz de uma obra é mais importante que sua aparência ou as ferramentas que a compõem. O conceitualismo defende que uma obra de arte deve, antes de tudo, causar reflexões, provocações e questionamentos no espectador.
A análise conceitual consiste principalmente em decompor ou analisar conceitos em suas partes constituintes, a fim de obter conhecimento ou uma melhor compreensão de uma questão filosófica particular na qual o conceito está envolvido (Beaney 2003).
A pesquisa conceitual é definida quando a metodologia utilizada observa e analisa as informações existentes sobre um determinado tópico. A investigação conceitual não implica a realização de experimentos práticos está relacionada com conceitos abstratos ou ideias.
A análise é um estudo com objetivo de conhecer o contexto a ser explorado. Assim, é necessário estabelecer quais perguntas serão respondidas após olhar com atenção as informações coletadas.
Fazer uma análise é de haver-se com a verdade de sua história e dos arranjos utilizados para viver, num processo que, além de ser árduo, desenvolve também o prazer de descobrir, restituindo a possibilidade de amar e de trabalhar.
É importante obter dados de fontes confiáveis e verificar sua precisão. Analise os dados: depois de coletar os dados, é importante analisá-los de maneira criteriosa para identificar tendências e padrões. Isso pode incluir coisas como criar gráficos e tabelas para visualizar os dados de maneira mais clara.
A análise da produção, dos enunciados e dos materiais que circulam nesses ambientes pode ganhar diferentes abordagens em termos metodológicos, sendo possível falar em ao menos três delas: Análise de Conteúdo, Análise do Discurso e Técnicas de Análise de Textos.
Através da análise temos condições de buscar o significado que cada ação e escolhas vai tendo em nossa vida, bem como o que os sintomas passam a encobrir e representar.
A análise de texto ajuda a determinar se há uma tendência ou padrão específico com base nos resultados da análise de milhares de comentários. Enquanto isso, você pode usar a avaliação de texto para determinar se o comentário de um cliente é positivo ou negativo.
Para a identificação de conceitos, é necessário que o processo de coleta de termos seja realizado de forma minuciosa. A análise de contextos é parte fundamental para que ocorra a síntese. Finaliza enfatizando que os cientistas se apropriam das palavras dando a elas um sentido específico.
Em filosofia, o conceito é “a representação mental de um objeto abstrato ou concreto”. Para André Comte-Sponville, “o conceito é uma ideia abstrata, definida e construída com precisão: é o resultado de uma prática e o elemento de uma teoria”. O conceito, portanto, é uma construção ou uma elaboração.
Para que haja uma definição, faz-se extremamente necessário que o termo atenda a dois princípios básicos: ser universal na sua extensão e particular na sua compreensão; ou seja, deve se estender a todos os objetos e dizer somente deste objeto em si.