Eles usam fórmulas sofisticadas e técnicas de análise de dados para estudar as tendências de preços. Eles realizam pesquisas aprofundadas para compilar e examinar detalhadamente as informações de preços para a indústria em geral, e também com foco específico nos principais concorrentes comerciais.
Realiza análise e formação de preços de mercadoria e serviços para aumentar a receita e garantir uma melhor margem sobre os custos diretos ou indiretos de seus produtos e serviços. Monitora o mercado e a concorrência em relação aos preços.
O perfil profissional do analista júnior é: profissional recém formado, com até 5 anos de experiência, não costuma ter autonomia para tomar decisões, precisa de supervisão nas tarefas, está em processo de aprendizagem, executa tarefas de menor complexidade e considera-se um cargo de início de carreira na organização.
A média salarial do cargo de Analista Jr (Brasil) é de R$ 4.117 por mês. A remuneração variável do cargo de Analista Jr nessa localização (Brasil) é de R$ 417, variando entre R$ 242 e R$ 1.000.
Os analistas de preços normalmente têm uma graduação de bacharel em finanças, contabilidade ou uma disciplina de administração relacionada. Eles devem ter experiência em análise de preços ou ampla experiência no desenvolvimento de cotações comerciais.
O que faz um Analista de Pricing (Guia de Profissões)
O que faz um Analista de pricing Júnior?
Eles realizam pesquisas aprofundadas para compilar e examinar detalhadamente as informações de preços para a indústria em geral, e também com foco específico nos principais concorrentes comerciais.
Pricing é o processo em que uma empresa define o preço pelo qual vai vender seus produtos e serviços, considerando custos fixos e variáveis, mercado, valor atribuído pelo cliente, capacidade de compra do consumidor, setor de atuação e outros aspectos.
Qual a diferença entre Analista júnior Pleno e Sênior?
Conheça a classificação para cada nível profissional: Júnior: são recém-formados na faculdade e costumam ter no máximo 5 anos de experiência profissional. Pleno: possuem pós-graduação ou MBA e seu nível de experiência pode variar entre 5 a 9 anos. Sênior: assume a função de gestor e líder de equipes e projetos.
Os analistas precisam ter um diploma de tecnólogo ou de bacharelado na área em que pretendem atuar ou que atuam. Ainda assim, uma pós-graduação na área pode ser vista como um adicional, além de poder ajudar os profissionais a ter um maior conhecimento específico e um currículo mais consistente.
Confira: 1º Analista de Sistemas: 4.949 reais por mês (média com base em 3.149 salários). 2º Analista de Negócios: 4.767 reais por mês (média com base em 723 salários). 3º Analista Programador: 4.597 reais por mês (média com base em 833 salários).
O objetivo do pricing é encontrar um equilíbrio entre o que os clientes estão dispostos a pagar, o custo para fornecer o produto ou serviço e a concorrência no mercado. Quando feito corretamente, o pricing pode ajudar uma empresa a maximizar seus lucros e atrair mais clientes.
O papel de uma área de pricing é receber insumos de diversas áreas da companhia e transformar em um preço para o cliente final, de acordo com a percepção de valor que a empresa atribui para esse produto.
O analista desempenha um papel versátil e estratégico, abrangendo uma ampla gama de atribuições. Desde a coleta e análise de dados até a elaboração de relatórios e projeções, o analista fornece insights cruciais para a tomada de decisões das empresas e organizações.
Um nível acima do júnior, o analista pleno já conta com certa maturidade profissional e experiência, seja dentro da empresa atual, seja provenientes de outras organizações onde trabalhou. Normalmente, ocupam cargos desse nível hierárquicos colaboradores que tenham entre 5 e 10 anos de atuação na área.
Sua principal função é auxiliar os analistas mais experientes em suas tarefas diárias, o que inclui coletar e analisar dados, realizar pesquisas e auxiliar na elaboração de relatórios.
Júnior é uma pessoa recém-formada com menos de 5 anos de experiência, pleno geralmente possui uma especialização e o nível de experiência varia entre 6 e 9 anos e sênior é alguém que já está pronto para assumir a liderança de equipes e projetos.
No cargo de Analista de Pricing se inicia ganhando R$ 3.318,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 6.071,00. A média salarial para Analista de Pricing no Brasil é de R$ 4.514,00.
A estratégia de precificação (ou pricing) corresponde ao processo de atribuir um preço a um determinado produto ou serviço. A definição de preços envolve uma série de variáveis e não deve ser feita de maneira aleatória, ainda mais quando falamos de produtos digitais.
De maneira objetiva, o pricing diz respeito à uma espécie de estratégia de preços que é desenvolvida a partir da avaliação de um conjunto de informações, cálculos, pesquisas e insights, cujo objetivo é aproximar o valor das ofertas de uma empresa às exatas expectativas do seu consumidor.