Apexificação ou apicificação é o processo de formação de barreira apical calcificada ou de promoção do desenvolvimento continuado da raiz que apresenta rizogênese incompleta e polpa necrosada, mediado por uma técnica terapêutica aplicada8-11.
A apexogénese refere-se à remoção da polpa inflamada e à aplicação de materiais sobre o tecido pulpar saudável remanescente com o intuito de manter a bainha epitelial de Hertwig viável, para que seja possível dar continuidade ao desenvolvimento radicular, proporcionando o encerramento e a constrição apical natural, ...
A apicificação é um procedimento de indução do fechamento apical, no qual é introduzido um material biocompatível no terço apical do canal com o intuito de induzir formação de tecido mineralizado, ou seja, criar uma barreira e induzir o fechamento do forame apical, evitando assim o extravasamento de guta percha da ...
A apicificação pode ser feita nas técnicas mediata ou imediata. Técnica mediata: técnica mais antiga que é feita com inúmeras trocas de hidróxido de cálcio, até a observação de uma barreira mineralizada apical e posterior obturação.
O ápice radicular é uma estrutura anatômica presente nas raízes dos dentes. Ele representa a extremidade da raiz e é uma região de grande importância para a saúde bucal.
Não faça tratamento de Canal no dente - Walter Maisonnett - Odonto Sistêmica
Quando fazer apicificação?
Quando ocorre em dentes imaturos a endodontia se faz necessária. Por isso, a apicificação é usada para os casos de dentes que sofreram danos sem ter completado sua maturação.
Qual a diferença entre apicigênese e apicificação?
Resultados: A apicificação consiste em formar uma barreira mineralizada no ápice radicular de dentes com necrose pulpar e rizôgenese incompleta. A apicigênese é um tratamento conservador para casos onde ainda é possível a proteção da polpa vital, permitindo assim a continuação do desenvolvimento fisiológico da raiz.
A apicogênese é a denominação dada à terapia de complementação radicular em dentes jovens imaturos que apresentam a polpa ainda com vitalidade, que sofreram exposição pulpar devido à cáries, traumas ou fraturas coronárias.
Apical significa "relativo ao ápice", sendo que a inflamação geralmente ocorre em torno da ponta - ou ápice - da raiz do dente. Saiba mais sobre a periodontite apical no conteúdo que preparamos para você e tire todas suas dúvidas sobre o assunto!
Como se chama o processo de colocar massinha no dente?
Uma restauração (ou obturação) é um procedimento que faz com que o dente afetado pela cárie ou trauma seja revigorado e volte à sua função normal. O dentista remove a estrutura afetada, aplicando uma massa, geralmente de resina, para preservar a função e melhorar a estética do sorriso.
A necrose pulpar é a falência da polpa dental. Quando isso acontece, o sistema vascular e nervoso, que traz vitalidade ao dente, para de funcionar. Por isso se diz que o dente “morreu”. O processo é assintomático, o que significa não haver dor.
O MTA tem sido indicado em diversas situações clínicas por apresentar boas propriedades como: melhor selamento, biocompatibilidade, adaptação marginal, insolubilidade e resistência, podendo ser utilizado no selamento de perfurações radiculares.
👉 Refinamento é uma etapa do tratamento presente em quase todos os tratamentos ortodônticos sejam eles com ortodontia fixa ou alinhadores, com a finalidade de alcançar os objetivos do tratamento que ainda não foram alcançados com o conjunto inicial de alinhadores.
A esse encurtamento da raiz do dente, damos o nome de reabsorção radicular, ou remodelação apical e ele acontece em todos os tratamentos ortodônticos, sem exceção. O aparelho ortodôntico encurta sim, a raiz do dente! O encurtamento da raiz do dente pode ser considerado o “pedágio” da movimentação dentária.
A lesão apical caracteriza-se pela desordem inflamatória dos tecidos periapicais, causada por agentes etiológicos de origem endodôntica devido à necrose pulpar, promove a reabsorção do osso periapical determinando uma imagem radiográfica radiolucente.
Uma alternativa de tratamento é a revascularização pulpar, técnica que permite a continuação do desenvolvimento radicular. É realizada uma descontaminação do canal, irrigação e inserção de uma medicação intracanal e posteriormente a indução do sangramento que formará um coágulo e originará um novo tecido.
Considera-se um dente permanente com rizogênese incompleta, aquele cujo ápice radicular, histologicamente, não apresenta dentina apical revestida por cemento e ra- diograficamente, quando o extremo apical da raiz não atinge o estágio dez de Nolla (quando há a formação e fechamento do ápice radi- cular).
A técnica da pulpectomia envolve a remoção total da polpa dental, já a da pulpotomia visa a conservação da parte desta polpa em que há vitalidade e que não tenha sido demasiadamente atingida pela cárie dental.
A apicigênese é definida como um tratamento de polpa com vitalidade em um dente imaturo para permitir o crescimento radicular continuado e o fechamento apical.
A rizólise é o processo pelo qual as células do dente se desintegram, permitindo que as novas células do dente sejam formadas. A rizogênese é o processo pelo qual as novas células do dente se formam. Estes processos são essenciais para saúde bucal e para garantir que os dentes sejam fortes e saudáveis.
Esse procedimento é muito realizado em casos de inflamações da polpa, que também são chamados de pulpites. A biopulpectomia possibilita preservar a vitalidade do coto pulpar, removendo somente a parte afetada. Assim, é possível eliminar eventuais sintomas, como a dor, e ainda preservar o dente do paciente.