Arestas: correspondem às linhas resultantes do encontro de duas faces; Vértices: são os pontos de encontro das arestas. Assim como o tetraedro, o octaedro, o dodecaedro e o icosaedro, o cubo faz parte do grupo dos “Sólidos de Platão”, que obrigatoriamente obedecem as seguintes regras: 1.
Cone: corpo redondo que, diferentemente do cilindro, possui somente uma base formada por um círculo. A parte superior do cone é conhecida como vértice. Ainda que ele tenha vértice, ele não possui arestas, e a sua face não é formada por um polígono, o que faz com que ele seja considerado um corpo redondo.
Em um polígono, uma aresta é um segmento de reta em sua borda, e é frequentemente chamado de lado. Em um poliedro, ou de forma mais geral em um polítopo, uma aresta é um segmento de reta em que duas faces se intersectam.
Arestas são as linhas resultantes do encontro de duas faces. Ou seja, quando duas faces se encontram elas formam uma linha e essa linha é chamada de aresta. O cubo possui 12 arestas.
Para tanto, é preciso descobrir a medida da aresta desse cubo. Para isso, é necessário perceber que área da base de um cubo é semelhante a aresta de um quadrado. Logo, para identificar a aresta do cubo basta descobrir a medida do lado desse quadrado.
O cubo é um sólido geométrico tridimensional formado por seis quadrados congruentes. Sua área é igual à soma das áreas desses quadrados. Ouça o texto abaixo! O cubo é um sólido geométrico em que todas as faces são quadrados congruentes.
As moléculas do fulereno C₆₀ são compostas de 60 átomos de carbono e têm o formato de um poliedro convexo, com 32 faces e 90 arestas, no qual os átomos correspondem aos vértices do poliedro, e as ligações químicas entre os átomos correspondem às arestas.
O cubo é composto por 6 faces, 12 arestas e 8 vértices. O cubo possui todas as suas faces formadas por quadrados, logo suas arestas são congruentes, e por isso ele é um poliedro regular, conhecido também como sólido de Platão.
O paralelepípedo é um sólido geométrico que possui 6 faces, 8 vértices e 12 arestas. As faces do paralelepípedo são formadas por paralelogramos. O paralelepípedo pode ser reto ou oblíquo.
Esse processo ocorre nas arestas que formam as faces dessa figura geométrica. Por isso as arestas opostas são congruentes e duas delas também são paralelas. Vértices são os pontos de encontro das arestas. O paralelepípedo tem 8 vértices, 12 arestas e 6 faces.