Average revenue per user (ARPU) A receita média por usuário (ou por unidade), do inglês average revenue per user, também conhecida como ARPU, é uma métrica que permite que qualquer empresa entenda a receita gerada, em média, a partir de um único cliente durante um determinado período de tempo.
ARPU (Average Revenue Per User ou Receita Média por Usuário) é uma métrica que indica a receita gerada por cada usuário do seu produto e é calculada dividindo-se a receita total da empresa pelo número de assinaturas.
A receita média por usuário pagante (ARPPU) refere-se ao valor médio da receita gerada por cada cliente pagante. ARPPU é semelhante à métrica de marketing Receita média por usuário (ARPU) exceto que conta apenas os usuários que gastaram dinheiro com a empresa.
ARPU, ou “Average Revenue Per User” ou ainda “Receita Média por Usuário”, é a métrica que calcula o valor recebido de um usuário (ou unidade), em um determinado período de tempo.
O QUE É ARPU E COMO ELE AFETA O SEU NEGÓCIO? | João Vitor
O que é ARPU marketing?
Average revenue per user (ARPU) A receita média por usuário (ou por unidade), do inglês average revenue per user, também conhecida como ARPU, é uma métrica que permite que qualquer empresa entenda a receita gerada, em média, a partir de um único cliente durante um determinado período de tempo.
Churn de clientes é uma medida do número de contas que deixam de comprar, seja cancelando contrato ou não renovando. Em alguns casos, simplesmente parando de fazer pedidos, o que, de imediato, representa uma perda de receita.
Mostra a capacidade da empresa gerar lucros a partir dos ativos totais, demonstrados no balanço patrimonial. Portanto, indica como o capital dos acionistas é investido e quanto traz de lucro líquido para o negócio.
LTV, ou Life Time Value, em inglês (Valor do Tempo de Vida, em uma tradução direta para o português), é uma métrica que indica qual é o valor de um cliente para uma empresa durante todo seu relacionamento com ela.
Exemplo do Cálculo do ROAS: Uma empresa investiu R$ 10.000 em anúncios online (ads, patrocinado, tráfego pago) e obteve uma receita de leads, geradas exclusivamente desses anúncios, de R$ 100.000. Logo, temos um ROAS = (R$ 100.000 / R$ 10.000) x 100 -> R$ 10 x 100 = 1.000% ou 10.
O cálculo é bastante simples. Basta multiplicar o total de contas a receber dos clientes pelo período previsto para que ocorra o pagamento da quantia. O resultado deve ser dividido pelo valor das receitas brutas. É importante que o cálculo seja feito regularmente para que a informação esteja sempre atualizada.
ROI é a sigla em inglês para “Return on Investment”, traduzida como “Retorno sobre Investimento”. Ou seja, quando pensamos em marketing digital, calcular o ROI significa saber o quanto de retorno a empresa teve com determinado investimento.
O Custo de Aquisição de Cliente CAC, como o seu próprio nome sugere, é uma métrica utilizada para descobrir quanto uma empresa investe para adquirir um novo cliente. O indicador aponta todos os investimentos feitos em marketing e vendas para gerar receitas com os produtos e/ou serviços de um negócio.
O ROI é uma métrica valiosa para a tomada de decisões táticas, permitindo que as empresas determinem quais investimentos geram os melhores resultados financeiros em curto prazo. Um ROE saudável indica que a empresa está utilizando eficazmente os recursos dos acionistas para gerar lucros.
Um dos tópicos que precisa ser observado pelos investidores é o ROIC (Retorno sobre o Capital Investido), pois é por meio dele que avaliamos a rentabilidade de um negócio.
ROI vem da abreviação em inglês do termo “Return Over Investment”, que pode ser traduzido para “Retorno Sobre Investimento”. A fórmula para calcular o ROI considera o ganho obtido menos o investimento inicial.
O downsell é uma estratégia de venda em que é oferecido ao cliente uma solução com valor menor àquela que ele demonstrou interesse originalmente. Ou seja, busca-se atender ao menos parcialmente a demanda do cliente oferecendo a ele uma versão cujo preço é inferior ao da primeira opção.
MRR (Monthly Recurring Revenue ou Receita Recorrente Mensal) é um indicador usado para acompanhar o faturamento das empresas que oferecem soluções no modelo de venda recorrente, bem como prever ganhos futuros.
Leads são os contatos que você gera através das suas ações de marketing. Geralmente qualquer contato que você possua o nome e o número pode ser considerado um lead. Já o prospect é um lead que já foi qualificado pelo setor comercial e começou a ser prospectado pelo mesmo.
ROAS no marketing digital é uma sigla para o termo em inglês “Return on advertising spend”, que significa “retorno sobre gasto com anúncios”. Enfim, indica quanto os gastos em mídia patrocinada estão promovendo vendas.
Quanto maior o ROAS, melhor para a sua empresa, isso é certo. Em linhas gerais, o que podemos dizer é que, normalmente as empresas buscam um ROAS 4, o que significa que, a cada R$ 1 mil investidos, haja um retorno de R$ 4 mil.
O revenue marketing utiliza as técnicas e ferramentas de marketing já conhecidas para criar um processo de vendas mais efetivo, que contribua para o aumento de faturamento da empresa. É, então, mais do que investir na geração de demandas e oportunidades de venda.