Marketing como Arte O objetivo do marketing é criar demanda, atrair as pessoas e estabelecer uma conexão emocional com elas. A arte pode formar conexões profundas com clientes e criar campanhas que engatilham desejos, medos, frustrações, emoções e sentimentos.
Arte e marketing apelam para as emoções das pessoas. Isso é muito mais poderoso do que uma abordagem super racionalizada, guiada por grupos focais e comitês de gestão incessantes.
Marketing é um conjunto de atividades que envolvem o processo de criação, planejamento e desenvolvimento de produtos ou serviços que satisfaçam as necessidades do consumidor, e de estratégias de comunicação e vendas que superem a concorrência.
O tema deste trabalho é a Arte na Propaganda, isto é, este trabalho estuda a utilização da Arte pela Propaganda, ilustrando como a Propaganda pode ser uma forma de arte e como a Arte pode ser uma forma de propaganda.
Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. O marketing identifica necessidades e desejos não atendidos. Ele define, dimensiona e quantifica o tamanho do mercado identificado e do lucro potencial.
Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e oferecer trocas com valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.
Por definição, esse é o conjunto de ações de comunicação de uma empresa e tem como principal objetivo a divulgação de uma marca e de seus produtos, bem como o aumento do seu reconhecimento no mercado.
Por meio da arte a humanidade expressa suas necessidades, crenças, desejos, sonhos. Todos têm uma história, que pode ser individual ou coletiva. As representações artísticas nos oferecem elementos que facilitam a compreensão da história dos povos em cada período.
A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
O marketing é um conjunto de táticas de mercado que auxiliam no crescimento da empresa. O marketing tem como objetivo descobrir quem é o seu cliente, conhecer melhor o seu público-alvo e criar estratégias, a fim de chamar sua atenção e conquistá-lo.
Marketing é o processo de criar, comunicar e entregar ofertas que têm valor para clientes e consumidores. Envolve a identificação das necessidades do público, além de promover e vender produtos ou serviços usando estratégias de publicidade, promoção e distribuição para alcançar um mercado-alvo eficazmente.
Quais são os 3 conceitos de marketing? Os três principais conceitos são o de produção, produto e venda. Cada um atua como um princípio fundamental que orienta o desenvolvimento de estratégias e táticas para atingir os objetivos de marketing da empresa.
Segundo o dicionário Houaiss, arte é a "produção consciente de obras, formas ou objetos, voltada para a concretização de um ideal de beleza e harmonia ou para a expressão da subjetividade humana".
“Podemos dizer que marketing é o processo de entender as necessidades e desejos do mercado e satisfazê-los de forma lucrativa. Para isso, é preciso entender o mercado, realizar pesquisas, analisar dados, criar e gerenciar produtos, precificar, inovar.”
As artes são expressões individuais e coletivas que representam a cultura, visão e ideias de uma sociedade. Elas podem carregar, em si, conceitos de beleza, indignação social, representatividade de minorias, entre outras concepções defendidas por cada movimento ou artista.
As artes buscam mostrar algum tipo de beleza, porém, o que é considerado bonito para um artista pode não ser para outro. O que o faz imaginar sua obra é o jeito como percebe aquilo que o cerca, aquilo que o aflige, aquilo que gosta: é o que chamam “a percepção do artista”. Isso é muito pessoal.
A arte serve para o ser humano expressar seus sentimentos, pensamentos e convicções. A intenção do homem perante a arte, naturalmente, varia de acordo com o contexto em que seu autor está inserido.
A arte seria um fenômeno vinculado à natureza do humano. Já o publicitário cumpre o papel mercadológico, porém também social e cultural, de propagar e diferenciar os produtos e serviços do mercado e seus valores de marca, utilizando-se de artifícios artísticos, tal como o estético.
O uso da arte como ferramenta de comunicação é uma nova estratégia utilizada pelas organizações corporativas para atingir seus funcionários, em seus aspectos cognitivos e em suas interações com o coletivo.
Arte pela arte é um sistema de crenças que defende a autonomia da arte, desligando-a de razões funcionais, pedagógicas ou morais e privilegiando apenas a Estética. A origem desse conceito remonta a Aristóteles, mas só foi desenvolvido e consolidado em meados do século XVIII.
Os 4 As do marketing formam uma metodologia para planejar, adaptar, executar e avaliar uma campanha de marketing e assim obter maiores chances de sucesso nas vendas do produto ou serviço promovido. A ideia é seguir 4 passos que começam com a letra A, sendo eles: análise, adaptação, ativação e avaliação.
Portanto, um objetivo de marketing pode ser conquistar a fidelização do público por meio de diferentes campanhas: promoções, marketing de relacionamento, investimento em pós-vendas etc. Não basta apenas trazer novos clientes, é preciso conquistar a sua lealdade e fazer eles comprarem mais vezes no mesmo negócio.