Dentro da publicidade, o diretor de arte é o responsável pelo conceito imagético das campanhas. Geralmente em dupla com um redator, é ele quem idealiza o conteúdo de uma ação publicitária e determina de que maneira as empresas serão visualmente representadas.
Esse tipo de arte refere-se ao design gráfico utilizado no campo da propaganda e inclui design de impressão, ilustrações, fotografia e desenvolvimento Web e de vídeo.
A arte seria um fenômeno vinculado à natureza do humano. Já o publicitário cumpre o papel mercadológico, porém também social e cultural, de propagar e diferenciar os produtos e serviços do mercado e seus valores de marca, utilizando-se de artifícios artísticos, tal como o estético.
Um diretor de arte é responsável por conceituar a campanha publicitária de uma empresa. Ela é construída por toda uma equipe, como redator, diretor de criação, designers, entre outros profissionais. O diretor de arte ainda desenvolve projetos gráficos, identidades visuais e layouts, conforme o briefing elaborado.
Arte e artistas fornecem os ingredientes exatos que os estrategistas de 'marketing' estão procurando: originalidade, autenticidade, emoção e uma ligação visionária para tendências emergentes. Quando se trabalha com um artista dentro da marca, você essencialmente entra no mundo dele.
A domesticação da arte pela publicidade | Denis Molino
Qual é o papel da arte na publicidade?
Dentro da publicidade, o diretor de arte é o responsável pelo conceito imagético das campanhas. Geralmente em dupla com um redator, é ele quem idealiza o conteúdo de uma ação publicitária e determina de que maneira as empresas serão visualmente representadas.
Segundo o dicionário Houaiss, arte é a "produção consciente de obras, formas ou objetos, voltada para a concretização de um ideal de beleza e harmonia ou para a expressão da subjetividade humana". Na verdade, a arte transforma a forma de imaginar e de entender o mundo.
O diretor de arte se concentra em escolher os elementos visuais adequados, como cores, tipografia, imagens, ilustrações e outros recursos visuais, para transmitir a mensagem de forma eficaz. À medida que o projeto avança, o diretor de arte desempenha um papel de supervisão e orientação.
Quando usamos o termo "cor" informalmente, o que normalmente queremos dizer é tom ou matiz. Os tons estão no espectro visível, e no espectro visível, nós vemos os tons puros. Eles podem ser divididas em cores primárias, secundárias e terciárias, como neste disco de cores.
A arte pode sim interferir na propaganda, pois dela, os publicitários podem retirar idéias para suas propagandas, e ate mesmo, utilizar algumas dessas obras em suas propagandas, já que utilizando obras famosas e conhecidas, podem dar credibilidade e atenção a propaganda que a usa, então, alguns publicitários utilizam ...
Quais as artes que podem ser criadas em uma propaganda?
Na propaganda, a Arte aparece com grande freqüência. Muitas peças publicitárias gráficas são baseadas em artes plásticas, música, cinema ou literatura (a propaganda cita a arte tanto quanto a recria e imita, além de muitas vezes usar a mesma linguagem).
Publicidade é um meio de comunicação em massa, com fins comerciais, direcionado a usuários de um produto ou serviço. Tem como significado geral divulgar, tornar pública uma ideia ou fato. A palavra “publicidade” vem do latim “publicus”, ou “público” em português.
A arte visa proporcionar o processo de criação no indivíduo, levando-o a desenvolver sua criatividade e raciocínio, melhorar o seu potencial de pensamento e realização de atividades, de exposição e solução de problemas em situações sociais e cotidianas.
A criatividade é um elemento fundamental na publicidade e desempenha um papel crucial no sucesso de uma campanha publicitária. É responsável por capturar a atenção do público e transmitir uma mensagem de maneira impactante e memorável. Ela tem como objetivo chamar a atenção do público para um produto ou serviço.
Brilho. Descreve a pureza ou a força de uma cor. Cores brilhantes são não diluídas e são frequentemente associadas com energia positiva e emoções intensas. Cores mais «apagadas» foram diluídas, misturadas com outras cores, criando um ambiente mais grave, solene ou calmo.
O que é cor e luz na arte? A cor-luz é a cor da onda eletromagnética - que pode ser do sol, de lâmpadas, lanterna, vela etc. - que chega a um corpo ou objeto. A cor-pigmento é a luz refletida pelo corpo ou objeto e que nos faz enxerga-lo de uma determinada cor.
A teoria das cores é um conceito que estuda as cores sob diferentes perspectivas, analisando desde a maneira como as tonalidades são interpretadas pelo cérebro e como influenciam o observador até as formas de aplicação e utilização em trabalhos de comunicação visual, por exemplo.
A arte serve para o ser humano expressar seus sentimentos, pensamentos e convicções. A intenção do homem perante a arte, naturalmente, varia de acordo com o contexto em que seu autor está inserido.
Através da realização de atividades artísticas ela desenvolve sentimento, auto estima, capacidade de representar o simbólico. A arte pode ir além de uma atividade prática e precisa ser compreendida como um processo que envolve sentimentos e emoções.
Por meio da arte a humanidade expressa suas necessidades, crenças, desejos, sonhos. Todos têm uma história, que pode ser individual ou coletiva. As representações artísticas nos oferecem elementos que facilitam a compreensão da história dos povos em cada período.
É o uso de sentimentos, mensagens e dos valores culturais para expressar essa mistura através de livros, poesias, prosas, fotos, pinturas, esculturas, instalações, exposições, filmes, entre outros.
A função social da arte vai além do simples entretenimento ou função estética, pois a arte sempre foi um recurso humano para a expressão da alma. Ela nos conecta com nossa dimensão sagrada, com as verdades e os mistérios do nosso universo interior.