Diferente do phishing que usa e-mail, anúncios e sites maliciosos, o vishing (phishing + voz) utiliza recursos de voz, como ligações de supostos serviços de telefonia via internet (VoIP) para enganar as vítimas e extrair informações pessoais e confidenciais, como senhas de banco, cartão de crédito e CPF.
O Vishing é uma prática usada por criminosos com a intenção de roubar dados pessoais das suas vítimas. Ela usa de ligações, simulando um atendimento de serviços de telefonia ou internet com objetivo de iludir pessoas.
Qual é a melhor maneira de se proteger contra ataques de vishing?
Como proteger uma organização de ataques de vishing
Também é útil se os líderes lembrarem seus funcionários sobre os casos em que eles vão ou não entrar em contato com eles. Por exemplo, um CEO não ligaria para os funcionários para pedir informações privadas ou fazer uma transferência bancária.
Smishing é uma técnica de fraude através de mensagens de texto (SMS). Descubra no que consiste, quais tipos existem e como evitar ser vítima desse golpe. Os criminosos cibernéticos de 'smishing' usam histórias falsas para ganhar a confiança das vítimas e obter seus dados privados.
PHISHING, VISHING e SMISHING: Quais as diferenças?
Qual é um exemplo de ataque de phishing?
Exemplo de phishing HTTPS
O grupo de hackers Scarlet Widow procura os e-mails dos funcionários das empresas e, em seguida, os segmenta com phishing HTTPS. Quando o usuário recebe um e-mail principalmente vazio, eles clicam no pequeno link presente, dando o primeiro passo na rede do grupo Scarlet Widow.
Também conhecido como fraude do CEO, o whaling é semelhante ao phishing, e usa métodos como a falsificação de e-mails e sites para enganar um alvo e fazê-lo realizar ações específicas, como revelar dados confidenciais ou transferir dinheiro.
Phishing é um tipo de ciberataque que persuade as pessoas a tomar uma ação que dá a um golpista acesso ao seu dispositivo, contas ou informações pessoais. Ao se passar por uma pessoa ou organização em quem você confia, é mais fácil infectar seu dispositivo com malware ou roubar suas informações de cartão de crédito.
Protege contra invasores que usam anexos criptografados, que não podem ser verificados para a identificação de malware. Protege contra documentos com scripts nocivos que podem danificar seus dispositivos.
O termo phishing foi escolhido devido à semelhança com outra palavra do vocabulário inglês, fishing, que significa pescar. Isso quer dizer a prática de “pescar” as informações e dados secretos dos usuários através de informações falsas ou dados não reais porém muito atrativos.
Quais são os sinais de que você está enfrentando um ataque de ransomware?
E-mails suspeitos. Um dos sinais de ataques ransomware é o recebimento de muitos e-mails suspeitos ou spams em que o usuário não obtém conhecimento. ...
Quais são as 5 etapas do phishing? Nesse caso são seis: planejamento, preparação, ataque, coleta e fraude. Planejamento. No planejamento do phishing, como o próprio nome já diz, os cibercriminosos escolhem seus público-alvo para os ataques, e definem o objetivo da ação. ...
Vishing é a prática criminosa de utilizar engenharia social através da rede pública de telefonia comutada com o objetivo de obter vantagens ilícitas como, por exemplo, realizar compras ou saques em nome da vítima.
Por que os ataques de phishing são tão Bem-sucedidos?
O que torna os golpes de spear phishing tão bem-sucedidos – mais do que os ataques de phishing padrão – é que os invasores realizam pesquisas extensas sobre os alvos pretendidos.
O phishing sempre usa links nos quais se supõe que você deve clicar. Aqui estão algumas maneiras de verificar se um link enviado a você é legítimo: Passe o mouse sobre o link no e-mail para exibir o URL. Muitas vezes, os URLs de phishing contêm erros de ortografia, o que é um sinal comum de phishing.
Clique em Chrome na barra superior de ferramentas do navegador. Clique em Preferências e em seguida Mostrar configurações avançadas. Em Privacidade, clique em Proteger você e seu dispositivo de sites perigosos.
Qual é o método mais tradicional usado nos golpes de phishing?
Como em uma verdadeira pescaria, há mais de uma maneira fisgar uma vítima, mas uma tática de phishing é a mais comum. As vítimas recebem um e-mail ou uma mensagem de texto que imita (ou “engana”) uma pessoa ou organização em que confiam, como um colega de trabalho, um banco ou um órgão governamental.
O que é vishing? Vishing, ou "phishing por voz", envolve chamadas fraudulentas via celular que incitam você a executar algum tipo de ação. No vishing, os golpistas se passarão por uma pessoa ou organização autêntica para ganhar a sua confiança.
Os sites de criminosos podem se passar por qualquer tipo de site, mas os principais candidatos são bancos, transferência de dinheiro, mídia social e sites de compras.
Ransomware é um tipo de malware (software malicioso) utilizado por cibercriminosos. Se um computador ou rede for infectado com ransomware, o ransomware bloqueiao acesso ao sistema ou criptografa os dados. Os cibercriminosos exigem dinheiro de resgate de suas vítimas em troca da liberação dos dados.
Um ataque de negação de serviço (DoS) inunda um servidor com tráfego, tornando um site ou recurso indisponível. Um ataque de negação de serviço distribuído (DDoS) é um ataque de DoS que usa vários computadores ou máquinas para inundar um recurso alvo.
Spear phishing é um ataque específico e direcionado a uma ou a um número seleto de vítimas, enquanto o phishing comum tenta atacar um grande número de pessoas. No ataque de spear phishing, os golpistas geralmente usam engenharia social e e-mails falsificados para direcionar indivíduos específicos de uma organização.