Bacia de Evolução: Área fronteiriça às instalações de acostagem, reservada para as evoluções necessárias às operações de atracação e desatracação dos navios no porto.
Desatracação é justamente o contrário, ou seja, é o ato de retirar a embarcação do cais para que possa seguir viagem. Tanto a atracação como a desatracação são realizadas com o apoio de rebocadores e também com o auxílio do prático, são eles que irão garantir que os procedimentos aconteçam de forma segura e tranquila.
A área de influência do Porto de Santos, a hinterlândia primária, responsável por aproximadamente 67% do PIB brasileiro, é composta por 5 estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Goiás.
O Complexo Portuário de Santos é o conjunto de terminais voltados à armazenagem e movimentação de cargas e passageiros instalados ao longo do estuário de Santos, limite natural entre os municípios de Santos, Guarujá e Cubatão – constituindo o maior porto da América Latina.
do Porto de Santos. e do País. A Autoridade Portuária de Santos (APS), é uma empresa pública, de capital fechado, vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos (MPA), responsável por exercer as funções de autoridade portuária no âmbito do Porto Organizado de Santos.
Um cais (do céltico, através do francês antigo quai) é uma estrutura, geralmente uma plataforma fixa em estacas, ou região à beira da água, na borda de uma abra ou de um porto, onde barcos podem atracar e aportar para carregar e descarregar carga e passageiros.
Como comentamos anteriormente, proa e popa são partes opostas presentes em uma embarcação. Enquanto a proa diz respeito à frente do barco, a popa se refere à parte traseira.
Popa: a parte traseira do navio ou próximo a ela. Atrium: a quadra central (ou área central) de um navio de cruzeiro, geralmente com mais de um nível do interior do navio.
O Porto de Santos (SP). Sim, é o maior porto do Brasil em vários sentidos. Curiosamente, ele é estatal e fica na costa do estado de São Paulo. Aliás, é o maior porto em termos de movimentação por tonelagem de cargas e de contêineres.
Em 1888, o governo autorizou a construção e exploração do Porto de Santos por 90 anos pela empresa Gaffrée, Guinle & Cia., posteriormente denominada Empresa de Melhoramentos do Porto de Santos e, em seguida, Companhia Docas de Santos - CDS.
Como porto organizado, abriu suas portas ao comércio exterior no dia 2 de fevereiro de 1892. O Porto de Santos comemora seus 131 anos representando o maior complexo portuário da América Latina e a principal porta de entrada do comércio exterior brasileiro.
a. Nomenclatura (fig. 11-7) – O mastro dos navios modernos pode ser inteiriço ou completado por mastaréu. No primeiro caso, diz-se também que o mastro é mocho, e no segundo a parte fixa no casco é denominada mastro real.
1) Porque é oco e sua densidade média (considerando a parte de aço e a parte cheia de ar) é menor que a densidade da água. 2) Porque ele encontra-se em equilíbrio, parcialmente imerso e sujeito a ação de duas forças de mesmo módulo e contrárias, o peso P e o empuxo E, exercido pela água.