Bairros são subáreas das cidades e municípios formados por residências, comércios, indústrias. Bairros são áreas compartimentadas, que compõem uma cidade ou município, cujas características estão associadas ao processo de formação do local e às pessoas que nele vivem e que formam uma comunidade.
O bairro é um pedaço da cidade que recebe um nome e apresenta características próprias que estão associadas à sua ocupação e ao local em que se encontram. Assim como as casas e as ruas, os bairros não são todos iguais. Eles têm tamanhos diferentes, construções e ruas também diferentes. mudam também os moradores.
O Bairro-escola é um sistema de aprendizagem compartilhada entre escolas, comunidades, poder público, empresas e organizações sociais, que visa o desenvolvimento integral de indivíduos e seus territórios, com especial atenção às crianças, adolescentes e jovens.
Bairros são subáreas das cidades e municípios formados por residências, comércios, indústrias. Bairros são áreas compartimentadas, que compõem uma cidade ou município, cujas características estão associadas ao processo de formação do local e às pessoas que nele vivem e que formam uma comunidade.
O bairro é uma parte da cidade, e todos têm nome e uma história. Alguns bairros ficam perto e outros afastados do centro da cidade. Os bairros podem ser classificados em: - Residenciais: a maior parte são de casas.
O bairro tem elementos que podem levar a criança a refletir sobre os lugares que ela gosta, os passeios a pé pelo entorno, as características das ruas do bairro, as diferenças entre os bairros, os nomes engraçados ou curiosos e muito mais.
BAIRROS SÃO ÁREAS COMPARTIMENTADAS, QUE COMPÕEM UMA CIDADE OU MUNICÍPIO, CUJAS CARACTERÍSTICAS ESTÃO ASSOCIADAS AO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LOCAL E ÀS PESSOAS QUE NELE VIVEM E QUE FORMAM UMA COMUNIDADE.
Pressupõe uma estrutura de ruas, praças ou formas de escalas inferiores. Corresponde numa cidade aos bairros, às partes homogêneas identificáveis, e pode englobar a totalidade da vila, aldeia, ou da própria cidade (Lamas, 1993, p. 74).
E esta é a primeira vantagem de se morar em um bairro cidade. Um bairro cidade considera sua construção e infraestrutura necessária para ter um bom saneamento, drenagem, energia e processo de reciclagem essenciais para o desenvolvimento urbano, auxiliando no crescimento da comunidade.
Antes de mais nada, um bairro é uma divisão administrativa caracterizada por uma identidade e função específica. No geral, os bairros contam com ruas, avenidas, residências, comércios locais e, por vezes, instalações públicas.
A informação oficial mais próxima do que chamamos de “bairro” é a área ou região administrativa interna ao município. Podem ser subdivisões da administração local, como subprefeituras, por exemplo. Esse dado você consegue na prefeitura de sua cidade.
Um bom bairro deve ter uma infraestrutura de qualidade. Isso vai desde o acesso a transporte público, ruas e vias bem conservadas, redes de água e energia confiáveis e organizadas, além de outros serviços básicos, como coleta de lixo, postos de saúde e facilidade de acesso.
Este tipo de bairro costuma ter uma predominância de construções residenciais, como casas unifamiliares, apartamentos e condomínios, em comparação com áreas comerciais ou industriais.
O bairro é uma unidade territorial, uma escala intermediária entre a escala da rua e a da cidade, com forma e tamanho, essencial para a existência da realidade urbana. É dotado de limite que o circunscreve político-administrativamente e uma carga histórica-social ligada àquele suporte físico que o encerra.
A CASA ONDE MORAMOS FICA EM UMA RUA, AVENIDA OU PRAÇA. CASAS, RUAS, AVENIDAS, PRAÇAS, LOJAS, IGREJAS, ESCOLAS, HOSPITAIS, LUGARES DE LAZER E OUTRAS CONSTRUÇÕES FORMAM O BAIRRO. AS RUAS TÊM NOME E AS CASAS TÊM NÚMERO. É O ENDEREÇO.
Um bairro urbano possui uma infraestrutura desenvolvida, com ruas pavimentadas, redes de água e esgoto, iluminação pública, transporte público e outros serviços básicos. Essa infraestrutura é fundamental para garantir o funcionamento adequado do bairro e o bem-estar dos seus moradores.
As primeiras casas da localidade, conforme descrição dos antigos moradores, eram pequenas, baixas e com grandes quintais. Na década de 1940, o centro recebeu número elevado de novas construções e estabelecimentos comerciais que, gradativamente, foram mudando o caráter residencial do bairro.