Classificação: Normal: São produtos com giro adequado de estoque e que tiveram renovação no período analisado. Baixo Giro: São os produtos que renovaram seu estoque até 1 (uma) vez no período. Encalhe: São os produtos que não foram vendidos no período.
O giro de estoque é a quantidade vendida, em determinado período, do estoque mantido pela empresa. Exemplo 1: o estoque médio de uma torrefadora de café é de 400 sacas. Se a empresa vende 3600 sacas ao ano, o giro de estoque dessa empresa corresponde à divisão de 3600 por 400, ou seja, 9 giros ao ano.
O giro de estoque é uma ferramenta que aponta a circulação das mercadorias, ou seja, quantas vezes elas foram vendidas e repostas completamente no armazém. Ele é um indicador muito importante para avaliar se a gestão do estoque é eficiente, mostrando se há equilíbrio entre compras e vendas dos produtos.
Em geral, um maior giro de estoque indica melhor desempenho e menor rotatividade, ineficiência. Isso ocorre porque uma curva alta mostra que você não está gastando demais comprando demais e desperdiçando recursos em custos de armazenamento.
O cálculo do giro de estoque é simples. Basta descobrir a quantidade vendida de um produto, em um determinado período, e dividir pelo número de mercadorias compradas, ou seja, que estavam em estoque no período contabilizado.
GIRO DE ESTOQUES: Um indicador que te ajuda a entender se o seu ESTOQUE está ALTO ou BAIXO
O que é valor de giro?
O capital de giro nada mais é do que a diferença entre os recursos disponíveis em caixa e a soma das despesas e contas a pagar. Este é o dinheiro necessário para manter a empresa funcionando no intervalo de tempo entre o investimento, como as compras feitas com os fornecedores, e o retorno do lucro para seu caixa.
O giro do ativo é um excelente indicador para avaliar a capacidade da empresa gerar receitas com sua base de ativos, além de ser útil para entender o ROE.
Sendo maior que 1, quanto maior for o giro de estoque, mais vantagens tem a empresa. Isso significa que a mercadoria tem uma grande saída e que, mesmo assim, seu estoque está sempre abastecido. Além disso, a área de armazenagem é menor, trazendo menores custos.
Toda vez que você vende, a quantidade de produtos armazenados diminui. Sendo assim, um giro de estoque alto pode significar que as vendas estão indo bem. No entanto, o mesmo estoque vazio pode ser algo ruim: às vezes, significa que você deixou de vender.
Em geral, o índice de giro alto indica que a cadeia produtiva está apresentando um bom andamento e desempenho, desde a compra de insumos, passando pelo ciclo de fabricação, até o sucesso nas vendas e aquisição de clientes, que evita o estoque parado.
A indústria de bens de consumo de alto giro se refere aos produtos consumidos quase que diariamente pelas pessoas. Exemplificando, mercadorias como produtos de higiene pessoal, molho de tomate e bebidas em geral são considerados produtos de alto giro.
A indústria de bens de consumo de alto giro ou Fast-Moving Consumer Goods (FMCG), representa a maior parte dos produtos que compramos em supermercados e drogarias. Essa linha é chamada de produtos “alto giro” por se tratar de produtos que são consumidos quase que diariamente pelas pessoas.
Falta de espaço físico. Ter um estoque parado significa que os produtos não estão se movendo conforme o esperado, ocupando espaço que poderia ser utilizado de maneira mais eficiente. Armazenamento Ineficiente: Cada centímetro de espaço em um armazém ou loja tem um custo.
Quanto mais dinâmico for o giro de estoque na sua loja, menores serão as chances de perder mercadorias, principalmente se tratando de perecíveis. Também há outros itens que simplesmente ficam fora de moda se não forem vendidos rapidamente, por isso é sempre bom girar o estoque para evitar desperdícios.
Quando a empresa conhece o giro de estoque ela consegue saber qual é o volume do inventário que possui. Assim, se a rotatividade de estoque for alta, significa que o produto possui alta demanda. Isso pode ser devido a novas estratégias de marketing ou uma promoção de vendas, por exemplo.
Estoque mínimo = Mínima quantidade de produtos que devemos manter em estoque; Estoque máximo = Máxima quantidade de produtos que devemos manter em estoque.
Para calcular o nível de estoque ideal, é essencial entender a demanda dos produtos e o tempo necessário para repor o estoque (lead time). Analise dados históricos de vendas, considere variações sazonais e leve em conta os prazos de entrega dos fornecedores.
Quanto maior é o giro maior e o capital em estoque?
Em geral, quanto maior for o giro de estoque, melhor para a empresa, pois isso significa que os produtos estão sendo vendidos mais rapidamente e que há uma boa gestão do estoque.
Para calcular o giro de estoque usando o Excel é bastante simples, porém algumas informações precisam ser conhecidas para que o cálculo funcione da melhor maneira. Para calcular giro de estoque, utilizamos a seguinte fórmula: Giro de Estoque = Total das vendas / Volume (médio) do estoque.
Como calcular giro de estoque com CMV? Então, dessa forma, confira o cálculo abaixo: CMV = Estoque Inicial + Período analisado - Estoque final. CMV = Estoque Inicial + Período analisado + Devoluções de compras - Devoluções de vendas - Estoque final.
Sendo assim, o EBITDA é o valor absoluto do lucro operacional antes de despesas financeiras, impostos, depreciação e amortização, enquanto a margem EBITDA é a proporção desse lucro em relação à receita líquida da empresa, expressa em porcentagem.
O ROI é um indicador eficiente para calcular o retorno de investimentos em diversas áreas, como campanhas de Marketing e Vendas. Além disso, seu uso facilita a definição de metas baseadas em dados reais, oferecendo clareza sobre o período necessário para alcançar o retorno desejado.
A margem líquida é um indicador financeiro que demonstra a porcentagem de lucro alcançada em comparação com a receita obtida. Geralmente, ele é usado para analisar e comparar os demonstrativos de resultados trimestrais e anuais. Esse indicador também é chamado de lucro líquido.