O biobunker é um combustível marítimo com uma parcela 24% de biodiesel de segunda geração. Isso significa que esta parcela é produzida a partir do resíduos agroindustriais renováveis, graças ao uso de tecnologias avançadas de refino, convertendo-as em um combustível de alta qualidade e baixo teor de carbono.
O bunker é combustível que abastece navios e ajuda no transporte de pessoas e cargas pelo mundo inteiro. Os Combustíveis Customizados Petrobras são uma linha de gasolinas e óleos diesel voltados para indústrias automobilística e de autopeças.
Para a navegação de cabotagem, o bunker se constitui como o principal combustível utilizado, sendo empregado nos motores principais dos sistemas de propulsão de navios de grande porte e classificado de acordo com a sua viscosidade cinemática2.
A taxa bunker, também conhecida como taxa de combustível ou taxa de combustível marítimo, refere-se ao custo associado ao fornecimento de combustível para os navios. Essa taxa é influenciada pelo preço do petróleo bruto e tem um impacto significativo nas operações e nos custos das empresas de transporte marítimo.
O preço médio do spread do VLSFO durante 2021 em relação ao óleo tipo Brent, nos principais portos, foi de US$ 17,42/bbl, segundo dados de preços do índice Ship & Bunker's G20, que acompanha o preço médio do bunker nos portos principais e que são responsáveis por uma grande parcela das vendas globais de bunker.
Para projetos de bunkers de resistência nuclear e de armas de guerra no Brasil, é preciso autorizações especiais e deve ser feito somente para as Forças Armadas ou Chefe de Estado. Existem alguns casos de bunkers que não ficam enterrados, e se parecem mais com um quarto do pânico.
Um búnquer (do alemão bunker, possivelmente de origem ânglica escocesa; pronúncia em alemão: [búnkәr]) é uma estrutura ou reduto fortificado, parcialmente ou totalmente construído embaixo da terra (subterrâneo), feito para resistir a projéteis de guerra.
Qualquer pessoa pode construir um bunker debaixo de casa; basta ter dinheiro. No Brasil, a empreitada pode custar de R$ 750 mil até R$ 15 milhões. O valor varia de acordo com o número de pessoas que serão abrigadas, os recursos tecnológicos instalados e o tempo necessário de abrigo.
Quais são as propriedades críticas do óleo bunker?
A estabilidade e a compatibilidade são características que, embora não estejam presentes nas especificações, são importantes para a produção e utilização do óleo bunker.
Um bunker é uma construção de ferro e concreto localizada principalmente no subsolo e usada para manter cidadãos, soldados e armamentos a salvo de ataques, define a Encyclopaedia Britannica, uma plataforma de dados voltada para a educação.
O FIA permite avaliar a qualidade de ignição do bunker em termos das condições normalmente encontradas na operação do motor do navio, estabelecida como 500°C de temperatura e 45 bar de pressão.
📊 Fonte: BBC. 🇨🇿 República Tcheca: O The Oppidum, o maior bunker de luxo do mundo, está localizado na República Tcheca. Este abrigo subterrâneo é um exemplo impressionante de segurança de alto nível.
A necessidade de estar preparado para qualquer acontecimento inesperado levou bilionários a construir bunkers sofisticados e de alta tecnologia que não são apenas abrigos, mas também espaços de entretenimento luxuosos sob suas mansões.
Feito para manter os ocupantes a salvo de guerras ou desastres que estejam pegando na superfície, o bunker deve ficar, no mínimo, a 2 m de profundidade.
Os ventiladores para a ventilação subterrânea principal normalmente são exaustores, ou seja, puxam o ar contaminado de dentro da mina, fazendo com que o ar limpo entre pelos demais acessos. São ventiladores de alta vazão e muitas vezes de alta pressão.