𝔹𝕚𝕤𝕙𝕒𝕞𝕠𝕟𝕥𝕖𝕟 é o rei do Norte, o comandante dos Quatro Reis Celestiais (governantes dos pontos cardeais e protetores do Monte Shumisen). Dirigiam-se a ele as preces para se ganhar uma batalha.
Bishamon (ou Bishamonten ou Tamon) - o deus da felicidade e da guerra, é o patrono dos guerreiros e protetor dos justos. Retratado vestindo uma armadura chinesa, com uma lança na mão esquerda e na mão direita um pequeno pagode, que representa um tesouro.
São eles: Ebisu, o deus dos pescadores; Daikokuten, o deus dos alimentos e da fortuna; Bishamonten, o deus da guerra; Benzaiten, a única deusa entre os sete, sendo a deusa da música; Fukurokuju, o deus da longevidade e da felicidade; Jurōjin, o deus da sabedoria; e Hotei, o deus da felicidade.
No Mahavairocana Sutra, esta essência do supremo Buda, chamada de Vairocana, é simbolizada pela letra “A”, que se diz ser residente nos corações de todos os seres e sobre a qual o Buda Vairocana declara: “[a mística letra 'A'] se situa no local do coração: ela é Senhor e Mestre de tudo, e ela permeia inteiramente todos ...
𝔹𝕚𝕤𝕙𝕒𝕞𝕠𝕟𝕥𝕖𝕟, 𝔹𝕖𝕟𝕫𝕒𝕚𝕥𝕖𝕟 e 𝔻𝕒𝕚𝕜𝕠𝕜𝕦𝕥𝕖𝕟 têm origem no Hinduísmo. E 𝔽𝕦𝕜𝕦𝕣𝕠𝕜𝕦𝕛𝕦, ℍ𝕠𝕥𝕖𝕚 e 𝕁𝕦𝕣𝕠𝕦𝕛𝕚𝕟 são de origem chinesa. Geralmente, eles são representados a bordo de um barco do tesouro (em japonês, “takarabune”) e são retratados juntos em pinturas, esculturas, músicas e danças.
Teoria: Bishamonten com volund? 🤯 - Shuumatsu no Valkyrie Teorias Dúvidas e Curiosidades
Quem é Bishamonten?
Bishamonten é, na verdade a deidade budista Tamonten (o que ouviu muitos ensinamentos), o guardião do Norte e o mais poderosos dos Quatro Reis Celestiais (Shitenno ou Guardiões das Quatro Direções).
Originalmente, ele era um deus guerreiro hindu, podendo ser chamado de Mahakala, uma emanação de Shiva. Veio para as terras japonesas através do Tibete e da China. 𝔻𝕒𝕚𝕜𝕠𝕜𝕦𝕥𝕖𝕟 é considerado o deus da riqueza, da agricultura, dos fazendeiros, do comércio e dos cozinheiros.
Como Josafá, Gautama acabou encontrando a velhice, a doença e a morte. E, como Josafá, ele deixou o palácio para viver uma vida ascética em busca do significado do sofrimento. Depois de muitas provações, Gautama sentou-se sob a árvore Bodhi e finalmente atingiu a iluminação, tornando-se assim um Buda.
O contato de Jesus com o budismo também está em A Vida de São Issa. Escrito no século 2, o texto fala de um profeta de Jerusalém que estudou num mosteiro do Nepal. Até hoje, budistas consideram Jesus um botisatva, “homem iluminado”, em sânscrito.
Para o Budismo, Mara é o oposto de Buda, ou seja, uma vez que Buda representa a iluminação, Mara é a ilusão. Isto é personificado como o demônio Mara que teria tentado impedir Siddhartha Gautama de alcançar a iluminação e também vive no interior de cada pessoa tentando mantê-la adormecida na ilusão Maya do mundo.
Embora a palavra kami possa ser usada para se referir a um único 'deus', ela também pode ser usada no coletivo para designar uma miríade de 'deuses' os quais têm sido o objeto central do culto no Japão desde o período Yayoi. Os kami são parte de todas as formas de vida e se manifesta em diversas formas.
Também conhecido como Zehuti, Tehuti ou Thoth, era o deus egípcio da magia e de todos os ramos de sabedoria e das artes, a quem se atribuía a invenção da escrita hieroglífica.
Apesar de a palavra "deva" ser geralmente traduzida como "deus" (ou, ocasionalmente, "anjo") em Português, devas Budistas diferem-se de "deuses", "Deus" ou "anjos" de religiões ocidentais do passado e do presente em muitas e importantes formas.
Fukurokuju (Deus da felicidade, sabedoria, longevidade e fertilidade), Hotei (Deus da felicidade e abundância), Juroujin (Deus da longevidade), Bishamon (Deus da guerra e dos guerreiros), Ebisu (Deus dos pescadores, comércio e riqueza), Benzaiten (deusa das artes e do conhecimento) e Daikokuten (Deus da riqueza e ...
O xintoísmo e o budismo são duas das principais religiões do Japão, cada uma com suas próprias crenças e práticas distintas. Enquanto o xintoísmo se concentra na adoração de divindades conhecidas como kami e na harmonia com a natureza, o budismo segue os ensinamentos de Buda e busca a iluminação espiritual.
Buda e Jesus não deixaram nada escrito e formaram seus discípulos através de sentenças e parábolas emblemáticas. Os dois não fundaram religiões; propuseram uma via espiritual centrada no amor, na compaixão e na justiça, capaz de nos conduzir ao que todo ser humano mais almeja: a felicidade.
Buda é um adjetivo que significa “Aquele que é perfeito”. No Brasil muitos costumam dizer que “Só Deus é perfeito”. Portanto, a partir deste ângulo, vemos que se fala de uma personalidade de nomes e adjetivos diferentes. Porém, o deus mais conhecido no Ocidente foi aquele que a partir do barro, criou o homem.
O Budismo veio a tomar forma pelo menos cinco séculos antes, e portanto não tem particular afinidade com nenhuma das concepções de Jesus que disputam espaço nas narrativas desses milhares de doutrinas.
O Buda e Jesus compreenderam a necessidade de ultrapassar o egoísmo que dá origem a conflitos e violência”, disse o Papa no Vaticano a 17 de Junho. Ele acrescentou: “O Dhammapada resume assim os ensinamentos de Buda: “Para evitar o mal, para cultivar o bem, e para limpar a mente – este é o ensinamento de Buda”.
O budismo inteiro não se opõe às religiões que professam a noção de Deus; não tem nenhum tipo de oposição. Pelo contrário, tem apoio. As pessoas devem seguir, não devem trocar de religião, a questão budista não é uma questão de crença, de filiação.
Deus em japonês se traduz como (神, Kami). Explore os usos dessa palavra e aumente sua compreensão da língua e cultura japonesas. A palavra Deus em japonês é escrita como 神 (Kami).