Você precisa limpar muito bem a região da bolha, com água e sabonete ou com um antisséptico, como iodo ou álcool. Com uma agulha estéril faça um pequeno furo, para drenagem do líquido. Isso normalmente gera um alívio imediato.
Passe um antisséptico; Use uma agulha esterilizada e faça um pequeno furo na borda da bolha; Pressione suavemente para drenar o líquido, evitando rasgar a pele saudável. Coloque curativo e evite esfregar a área para permitir a cicatrização.
Se a sua bolha estiver rasgada ou a soltar-se: Aplique antisséptico na sua bolha para prevenir infeções. Se não tiver acesso a um antisséptico, pelo menos lave a bolha com solução salina (água salgada) ou água corrente limpa. Uma vez feito isto, a melhor estratégia é cobrir a bolha drenada com um curativo limpo.
O que fazer: é recomendado lavar o local com água fria e sabão neutro, e evitar o contato com a substância ou objeto irritante. Além disso, o médico também pode recomendar o uso de remédios antialérgicos e corticoides, que poderão ser aplicados na pele ou tomados na forma de comprimidos.
O Curativo Hidrocoloide para Bolhas e Calos Cremer Advanced, além de ser indicado para calos e bolhas, é ideal para quem pratica esportes e busca prevenção e proteção contra atrito, fricção e pressão, sem abrir mão de conforto e performance.
A maioria das bolhas estoura por si mesmo; estourá-las pode causar infecção. Lave sempre as mãos antes e depois de tocar em uma bolha. Se não puder movimentar-se por causa de uma bolha, drene cuidadosamente picando com uma agulha ou pino esterilizado. Aplique uma pomada antibiótica e um curativo para bolhas.
Os curativos para Bolhas Nexcare são ideais para proteger e cobrir bolhas, pequenos ferimentos como cortes e arranhões e pequenas queimaduras, auxiliando na cicatrização. São produzidos com gel hidrocolóide, um componente que absorve a secreção da bolha, aliviando a dor da região e ajudando na cura.
Afetam a epiderme e parte da derme, formando bolhas ou flictenas. Elas podem ser classificadas como superficiais, quando a base da bolha é rósea, úmida e dolorosa; ou profundas, quando a base da bolha é branca, seca, indolor e menos dolorosa (profunda). A restauração das lesões ocorre entre 7 e 21 dias.
Você precisa limpar muito bem a região da bolha, com água e sabonete ou com um antisséptico, como iodo ou álcool. Com uma agulha estéril faça um pequeno furo, para drenagem do líquido. Isso normalmente gera um alívio imediato.
De acordo com a dermatologista Joanne, vários fatores podem levar ao surgimento de bolhas, desde causas agudas e transitórias, até mesmo doenças complexas. “As causas transitórias são, por exemplo, atrito de um calçado, queimadura, picada de um inseto ou o contato com alguma substância que cause irritação ou alergia.
Dermatite bolhosa é uma reação inflamatória da pele que se manifesta em forma de bolhas que pode surgir em qualquer parte do corpo. Em alguns casos a cicatrização pode ser demorada, servindo de porta de entrada para infecções.
Pode estourar bolhas? Embora a tentação seja enorme, é importante resistir a essa vontade. Estourar uma bolha abre uma porta de entrada para bactérias, o que aumenta o risco de infecção e retarda o processo de cicatrização.
Como medida adicional para prevenção da contaminação bacteriana, costuma ser indicado o uso de pomadas com antibiótico, como é o caso de Nebacetin, que combina a ação da neomicina com a bacitracina.
Para o escritor e especialista em sustentabilidade, André Carvalhal, o caminho para furar a bolha é ouvir diferentes histórias. É preciso "buscar ler escritores negros, indígenas e pessoas com diferentes identidades de gênero para que elas nos tragam outras perspectivas de vida", diz.
A Buffalo Wax é uma pomada de óleos ativos e cera de abelha ideal para machucados, ralados, cortes, queimaduras ou bolhas! A Buffalo Wax tem base de cera de abelha com textura maleável e “pastosa”, portanto ela é mais adaptada para preencher os machucados e é mais cômoda de usar de maneira tópica e local.
Se a bolha já estourou, realize limpeza cuidadosa com água e sabonete 2 vezes ao dia, seque bem, e aplique spray anti-séptico de clorexidina 10mg/ml (encontrado nas farmácias) até cicatrizar.
Os médicos especialistas orientam não furar ou estourar a bolha se a mesma não estiver realmente incomodando e você puder manter a área afetada em repouso. No entanto, se ela estiver incomodando muito, você pode drenar o líquido que está dentro da pele.
O líquido é uma mistura de água e proteínas, que exsuda do tecido danificado. As bolhas formam-se, mais frequentemente, como resposta a uma lesão específica, como uma queimadura ou uma irritação e, em geral, envolvem apenas a camada superior da pele. Essas bolhas curam-se rapidamente, sem deixar cicatriz.
Geralmente, caracterizam-se pela fragilidade da pele e das mucosas devido à falta de aderência entre as suas camadas. Assim, por atrito ou pressão, as camadas da pele se separam e formam bolhas dependendo do grau de intensidade.
Há curativos especiais com camadas de gel que ajudam a cicatrização mais rápida da bolha. Estes tipos de curativos aderem à pele até caírem por si mesmos. Se a bolha já estiver aberta, primeiro desinfete a ferida e depois use um curativo específico: a almofada de gel não vai grudar na ferida que supura.
Os curativos para queimadura podem ser feitos com gaze, faixas ou os chamados curativos hidrocoloides, que ajudam a manter a área úmida, limpa e mais favorável para a cicatrização. No uso da gaze, o tecido deve ser coberto com uma fina camada de pomada ou creme com antibióticos.
“Bolinhas no corpo é um termo muito amplo que pode representar alergia, foliculite, miliárias ou outros tipos de lesões inflamatórias, como a urticária. Além disso, elas também podem aparecer em resposta a algum tipo de reação irritativa ou inflamatória na pele, como a acne”, afirma a Drª Tatiane.