O principal estímulo para fazer a galinha botar ovos é a exposição à luz. Normalmente, as galinhas ficarão no sol, que gera o estímulo suficiente para que botem ovos.
Neste sentido, junto ao milho, dois tipos de alimento devem ser inseparáveis na dieta alimentar das galinhas caipiras poedeiras. São eles: o farelo de soja e de trigo. O melhor? Podem ser facilmente encontrados em qualquer região do País.
Vitaminas ou eletrólitos podem ser adicionados para aumentar a imunidade e a produção de ovos. É uma boa ideia adicionar proteína extra à dieta de suas galinhas poedeiras com alimentos complementares, como girassóis. A proteína extra fornecerá a energia de que precisam para se manterem aquecidas e botarem ovos.
A galinha produz o ovo independente da presença do galo. A presença do macho é indispensável quando se quer aumentar o número de aves. Você sabia que as galinhas poedeiras, também chamadas de galinhas de postura, são aquelas destinadas exclusivamente à produção de ovos?
Para aumentar o tamanho do ovo, use 1.5 g de ácido linoleico por ave ao dia. Utilize fontes suplementares de óleo que sejam mais concentradas em ácido linoleico, como óleo de feijão, de soja ou linhaça Aumente o conteúdo da gordura total e da gordura suplementara nas dietas.
Em poedeiras na fase inicial de produção, a conversão alimentar é melhor com a utilização do 25(OH)D3 e a espessura e porcentagem de casca também melhoram com a utilização de 25(OH)D3 e a suplementação de vitamina C nas dietas (100 ou 200 ppm, respectivamente).
O que fazer quando a galinha não consegue botar o ovo?
Quando notar que aconteceu o prolapso de oviduto o melhor a fazer é procurar ajuda profissional para garantir que sua ave não sofra ainda mais. Em algumas situações, o ovo entalado pode se quebrar dentro do organismo da ave, sendo necessário a retirada por meio de cirurgia.
O fator mais comum que pode diminuir ou até cessar a postura é alimentação errada: dar muita ração ou misturar ração com milho. Saiba o que fazer para evitar o problema. Falta de luz e idade também influenciam. Veja como evitar o problema.
Luz. Essa é uma característica fundamental para a saúde desses animais. As galinhas têm necessidade de serem expostas à luminosidade por 14 a 16 horas por dia, pois isso é um fator que as estimula a botar ovos.
Um dos exemplos clássicos é o abacate. Essa fruta, sobretudo em sua casca, contêm grandes quantidades de uma substância chamada persina, que é extremamente tóxica para as aves. Outra delícia que contém químicos tóxicos para as aves é o chocolate, que está cheio de teobromina.
A galinha põe um ovo geralmente pela manhã e ovula de novo aproximadamente meia hora depois, reiniciando o processo. Note que a adição de 30 minutos por dia atrasa o ovo da manhã seguinte, e que esse atraso vai se acumulando ao longo dos dias.
E neste ponto é natural que você esteja se questionando: 'mas não pode dar só milho?' . A resposta é simples: poder pode. Porém, apenas o milho, apesar de ser um dos principais alimentos para galinhas, não é suficiente para garantir todas as suas necessidades nutricionais.
Qual o melhor horário para alimentar as galinhas poedeiras?
O melhor horário de fornecer a ração às galinhas é à tarde, para haver maior disponibilidade de cálcio no intestino à noite. Esse cálcio será depositado diretamente na casca dos ovos, pela manhã.
No entanto, fontes de origem animal, como farinha de carne e ossos, farinha de peixe e sangue, possuem maiores níveis de sódio (SUTTLE, 2010). Dessa forma, em razão de as rações serem formuladas à base de milho e farelo de soja, torna-se necessária a suplementação de sódio na alimentação das aves.
O principal estímulo para fazer a galinha botar ovos é a exposição à luz. Normalmente, as galinhas ficarão no sol, que gera o estímulo suficiente para que botem ovos.
As galinhas exigem de 14 a 16 horas de luz por dia para botar ovos em quantidades satisfatórias. As galinhas botam, em média, um ovo por dia na sua fase produtiva.
Algumas aves chegam efetivamente a parar de botar ovos, diz Oliveira, mas isso varia de animal para animal, bem como da região do país. "No Nordeste, os dias são constantes e de muita luminosidade. Então lá as galinhas são menos afetadas do que em Minas Gerais e São Paulo, por exemplo."
Existem várias épocas em que uma galinha não bota ovos e isso não é preocupante: - Assim acontece durante a muda, quando as penas finas do verão caem para serem substituídas por penas mais grossas, a galinha põe menos ovos, ou até não bota nenhum, e isso durante várias semanas.
O principal sintoma de deficiência de cálcio nas aves de postura é, além de um menor desempenho das aves, o aparecimento de ossos e bicos frágeis. O excesso de cálcio também pode ter efeito indesejado, agindo como antagonista e dificultando a absorção de alguns minerais.
Geralmente, o início da postura se dá entre a 18º e 19º semanas de vida, e o pico de produção ocorre após a 27º semana de vida das aves. Conforme a linhagem teríamos entre 80-90% de postura.
A administração de alho em dietas para frangos de corte mostrou uma redução nos níveis plasmáticos de triacilgliceróis, colesterol total e LDL-C (Khalid et al., 1995), além de proteger contra a ocorrência de trombose e anomalias cardiovasculares.
Depois de aproximadamente 5 dias, as aves já não produzirão ovos e ficarão estressadas por conta do jejum. Com isso, também haverá redução de cerca de 35% do peso e, como consequência, o organismo das aves começará a se alimentar das reservas de gordura do animal.
Duas fontes riquíssimas em cálcio são a farinha de casca de ostra e o calcário. Acrescente-os à ração, conforme orientação técnica habilitada. Segunda alternativa é fornecer leite fresco durante vários dias. Se desejar utilizar cascas de ovos como fonte de cálcio, triture-as bem até que vire farinha.