O que é bom para limpar a língua quando está branca?
Para evitar o aspecto de língua branca, é importante manter uma rotina de higiene bucal adequada. “Recomenda-se iniciar o processo pelo fio dental, depois utilizar o raspador de língua e, por fim, realizar a escovação dos dentes”, conta a dentista.
Tung Gel promove a fácil limpeza e remoção da saburra lingual, favorecendo a saúde e prevenindo a colonização por bactérias. Seu uso ajuda na prevenção de doenças periodontais, auxilia uma melhor higiene bucal e seu sabor de menta deixa uma agradável sensação de frescor na boca. Disponível em embalagem de 85g.
Faça movimentos suaves da parte de trás para a frente da língua. Use enxaguante bucal: Enxaguantes bucais antissépticos podem ajudar a soltar a saburra lingual e eliminar as bactérias que causam o mau hálito. Enxágue a boca conforme as instruções do produto após escovar os dentes e limpar a língua.
Para tirar a saburra com raspador ou limpador de língua, basta usá-lo após a escovação. Passe suavemente na superfície da língua, com movimentos de dentro para fora. Depois, limpe a boca e faça um bochecho com água.
ACABE DE VEZ com a LÍNGUA BRANCA em apenas 1minuto por dia! (Comprovado).
Qual é a doença que deixa a língua branca?
Candidíase oral
A candidíase oral é uma das causas mais comuns da língua branca, pois existe um crescimento excessivo de fungos na região da boca. O problema é mais recorrente em bebês ou em idosos acamados, mas também pode acometer adultos que não realizam a profilaxia bucal corretamente.
A língua branca é resultado de um aumento excessivo de micro-organismos em sua superfície, o que causa um aspecto esbranquiçado e áspero. Esse revestimento branco, também conhecido como saburra lingual, é composto por detritos, bactérias e células mortas que criam uma placa branca na língua.
Lave o limpador de língua com água quente após cada uso. Se sua língua ficar dolorida ou começar a sangrar, significa você está usando o limpador de língua com força demais. Vá devagar e com uma leve pressão. Concentre-se no centro da língua onde a maior parte das bactérias causadoras de odor ficam.
Escove os dentes pelo menos 3 vezes ao dia ou sempre após as refeições; Sempre escove a língua para remover as bactérias causadoras do mau hálito; Os enxaguatórios bucais combatem os agentes causadores do tártaro; Visite regularmente o seu dentista para agendar limpezas profissionais.
A melhor maneira de prevenir a língua branca é manter uma boa higiene oral geral. Escove os seus dentes pelo menos duas vezes por dia usando uma pasta de dentes antibacteriana (contendo flúor estanoso, por exemplo). Complemente a lavagem com fio dental e com a utilização de um elixir bucal antibacteriano.
Por exemplo: infecções na língua, causadas por bactérias ou fungos, geralmente se resolvem após o tratamento com antibióticos ou medicamentos antifúngicos. Os problemas causados por uma deficiência nutricional, como a glossite, geralmente se resolvem quando a deficiência é resolvida.
"É só colocar uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio na escova de dentes molhada e aplicar por alguns segundos na língua. Reduz até o mau hálito", diz. No mercado, ainda podem ser encontrados produtos que contêm cloreto de zinco. São sprays que dão frescor imediato à língua e reduzem o mau hálito.
Apesar de não representar um risco para a saúde, a língua saburrosa recorrente pode ser a causa por trás de casos de mau hálito que parecem nunca se resolver. Além disso, a saburra lingual também pode indicar a presença de outras doenças mais sérias, como a diabete, por exemplo.
“Clinicamente, a língua saudável deve ser de coloração rosada e limpa”, destaca. Portanto se você notar algo de estranho com ela, o ideal é procurar um especialista para verificar os motivos disso estar acontecendo.
Para evitar o aspecto de língua branca, é importante manter uma rotina de higiene bucal adequada. “Recomenda-se iniciar o processo pelo fio dental, depois utilizar o raspador de língua e, por fim, realizar a escovação dos dentes”, conta a dentista.
Existem dois fatores que podem ajudar na limpeza natural da sua língua: ingestão de água e alimentação específica. Uma dieta rica em doces, por exemplo, vai estimular o crescimento das bactérias, enquanto alimentos como cenoura, maçã e pepino, quando comidos crus, ajudam na limpeza bucal.
É bem simples: coloque a língua para fora da boca e posicione o limpador no final dela. Depois, puxe-o com cuidado no sentido de trás para a frente, retirando a saburra lingual. Esse processo deve ser repetido entre 2 a 3 vezes, sendo que o limpador precisa ser lavado com água a cada vez que for puxada a saburra.
A principal arma contra a saburra lingual é a higienização bucal correta. Mas não somente com a escova de dente. “O ideal é que a língua seja raspada com raspadores próprios e o conteúdo jogado fora na pia. Para usá-lo, basta colocá-lo no fundo da língua e arrastá-lo até a ponta.
Os dentistas recomendam esse processo, pois a pasta de dente pode dificultar a remoção da saburra lingual. Use a escova de dente ou um limpador de língua, que é próprio para isso. Para limpar a língua, faça movimentos de raspagem, do fundo da língua até a ponta, e depois termine enxaguando com água.
O tratamento depende da causa da mudança na cor da língua. Após o diagnóstico efetivo, o dentista pode prescrever vários medicamentos, dependendo da condição primária. Caso seja decorrente de gastrite, por exemplo, um antirrefluxo pode ser uma boa opção para tratar a doença.
Como fica a língua de quem tem problema no fígado?
Lesões no fígado têm inúmeras causas, como o álcool, a gordura e alguns tipos de vírus. Se não tratadas a tempo, elas podem se tornar crônicas e comprometer de vez a saúde. Nesses indivíduos, as partes moles da boca mudam de cor e chegam a ficar até amarelas ou esverdeadas.
Roxo ou azul: geralmente indica uma doença que irá alterar o fluxo de oxigênio no sangue, resultando na chamada cianose, que podem ser doenças relacionadas ao coração, pulmão, sistema sanguíneo. Palidez: comum quando há anemia por deficiência de ferro e/ou má alimentação.