PÓS-TREINO: MELHOR HORÁRIO PARA TOMAR Existem suplementos para serem ingeridos logo ao final do treino, como Leucina, Whey Protein e Glutamina, por exemplo — assim como temos outros a serem consumidos com horas de intervalo do fim da sessão, como a caseína ou ômega-3.
Leite, iogurte, queijo, carnes magras (frango, por exemplo), peixe ou ovos são algumas fontes proteicas que deve incluir na sua alimentação pós-treino. No entanto, a ingestão de proteína nesta fase deve ser moderada, pois, quando em excesso, dificulta os processos bioquímicos de recuperação do corpo.
No entanto, temos uma bebida excelente e barata para ser ingerida pós-treino: leite. A atividade física gasta muita energia. Consumir alimentos ricos em proteínas, carboidratos e água dentro de duas horas após um treino moderado ou intenso pode ajudar o corpo a recuperar seus níveis de energia.
O BCAA é composto por leucina, isoleucina e valina, aminoácidos que não são produzidos pelo organismo. Eles ajudam a melhorar o desempenho de quem pratica atividades físicas, evitando a fadiga - especialmente quando consumidos no pós-treino.
Depois de um treino intenso ou de força também é importante comer uma fonte de proteína para ajudar na recuperação muscular. “Após esses treinos, precisamos dar mais foco para proteínas, porque aqueles músculos que foram muito utilizados são micro lesionados. O ideal é que o corpo possa cicatrizar.
O shake mais anabolico do mundo *1500 kcal* do @SilvioMarcelReceitaFitness
Como aliviar a dor muscular após o treino?
Como aliviar a dor pós-treino?
Aumento da flexibilidade. Alongar após o término do treino pode ajudar a dispersar o edema local e reduzir a tensão nas partes motoras dos músculos ². ...
Existem suplementos para serem ingeridos logo ao final do treino, como Leucina, Whey Protein e Glutamina, por exemplo — assim como temos outros a serem consumidos com horas de intervalo do fim da sessão, como a caseína ou ômega-3.
Imediatamente devem ser utilizado carboidratos de fácil absorção, como frutas, água de coco ou bebida esportiva. A ingestão de carboidratos após o treino visa repor os estoques de glicogênio e garantir padrão anabólico, onde o melhor momento de reposição do glicogênio muscular ocorre durante as primeiras duas horas.
Por que é necessário comer após o treino? Nosso organismo possui uma reserva de energia, mas quando treinamos de forma intensa, ela é gasta rapidamente. Dessa forma, comer após o treinamento de musculação ou corrida, por exemplo, é importante para fazer a reposição de energia e do tecido muscular.
1. Ômega-3. "O ácido graxo reduz a inflamação nos músculos gerada pela corrida e ajuda a recuperar no pós-treino. Onde encontrar: peixes de águas frias, como salmão, arenque, atum e sardinha, além de chia, linhaça, como óleo, semente e farinha, castanhas e nozes", disse a Dra.
Alimentos como frango, batata doce, iogurte, ovos, peixes, leite, legumes, suco de fruta, leguminosas (feijão, ervilha, grão de bico, soja) e cereais, são considerados os principais alimentos para se consumir no pós-treino. Eles fornecem uma boa quantidade de energia e cumprem com a função de regenerar os músculos.
Além de fornecer carboidratos, a banana também ajuda a repor os nutrientes nos músculos. “Consumir uma banana pós-treino ajuda a repor os estoques de glicogênio nos músculos, que podem se esgotar durante o exercício”, afirmou.
Cansaço constante: apesar de o cansaço estar relacionado com vários fatores, a falta de alimentação depois do treino pode gerar fadiga; Dificuldade para definir os músculos: assim como o pré-treino, o pós-treino é fundamental para ganhar massa muscular.
Para garantir a hipertrofia, é importante que a atividade física seja realizada de forma intensa e regular, que seja respeitado o período de descanso muscular e que se tenha uma alimentação rica em gorduras boas e proteínas, sendo importante que seja indicado pelo nutricionista.
Para iniciantes o primeiro passo fundamental é fortalecer a musculatura, e para isso o suplemento mais indicado é o Whey Protein. Ele é uma fonte importante de proteínas e aminoácidos não essenciais, nutrientes fundamentais para o crescimento e fortalecimento muscular.
Dá para acelerar os resultados na academia? As melhores dicas para acelerar o processo são: manter uma boa frequência de treino, aumentar gradativamente a intensidade e a repetição do exercício, focar na musculação e manter uma boa alimentação e hidratação.
Se os seus músculos murcham ou diminuem mesmo depois de puxar tanto ferro, você precisa prestar mais atenção na sua alimentação e descanso entre os treinamentos. Ingira as doses certas de proteínas e carboidratos diariamente para ajudar na construção da musculatura. Além disso, capriche no descanso.
Além da proteína do soro do leite, outras excelentes opções são os suplementos de proteína vegetal e de proteína da carne. Ainda, existem as barras de proteína com whey protein ou proteína vegetal, ótimas alternativas para quem gosta de praticidade, lanches saudáveis ou deseja satisfazer a vontade de comer um doce.
As proteínas, assim como os carboidratos, estimulam a ação da insulina, hormônio que transporta glicose do sangue para os músculos. Boas sugestões de fontes protéicas podem ser: carnes magras, ovo, atum e peito de frango. Não se esqueça de hidratar-se também após a prática esportiva!
Medicamentos analgésicos, como paracetamol, anti-inflamatórios, como ibuprofeno, e relaxantes musculares costumam ser usados para aliviar esse tipo de dor.
O que é bom comer depois do treino? Iogurte, leite e ovo podem ser os representantes mais famosos quando falamos de proteínas, mas há uma série de outros alimentos ricos neste macronutriente, sabia? O clássico prato brasileiro arroz com feijão é uma fonte de aminoácidos de cadeia ramificada, o BCAA.
Estudo comprovam que uma banana pode substituir bebidas esportivas para aqueles que dependem de carboidratos após a prática de exercícios físicos. Descobriu-se que a fruta fornece benefícios anti-inflamatórios e outros benefícios comparáveis às bebidas esportivas.