Descrição. Borracha crua é utilizada para dar apoio no vidro automotivo dentro do suporte de vidro da porta. Borracha que fica na canaleta do suporte de vidro.
Conhecido como VITON, a borracha fluorada é a mais resistente de todas. Por isso, é utilizada nas indústrias petroquímica, aeroespacial e automobilística.
Qual a diferença entre borracha natural e sintética?
Diferenças entre a borracha natural e sintética
A borracha sintética apresenta maior resistência térmica e a abrasão do que a borracha natural, além de ser resistente à água. Isso favorece o uso da borracha sintética em aplicações que vão exigir esforços, como equipamentos industriais e veículos.
A borracha natural é recolhida da seiva da árvore, cuja principal fonte é a seringueira. A borracha é utilizada na fabricação de pneus de automóveis e aviões, borracha de apagar, artigos médicos, bolas, pavimentos, preservativos, entre outras aplicações.
Marcação em Borracha Crua - Sistema Jato de Tinta Grandes Caracteres RPS
Quanto custa a borracha natural?
Valores - De acordo com a Portaria, o preço mínimo da borracha natural cultivada (látex de campo, 31%) safra 2023/24, ficou estabelecido em R$ 3,27/Kg para todo o País. Já o coágulo virgem (à granel 53%) passa a ter o valor de 4,30/Kg, uma variação de -3,59% em relação à safra 2022/23.
A borracha natural, como explicamos, é feita do látex, líquido espesso e branco extraído da seringueira. Já as sintéticas são feitas a partir de derivados do petróleo, obtidos por meio de processo industrial.
Quais são os inconvenientes que a borracha natural apresenta?
No entanto, ela possui vários inconvenientes para a sua utilização pela indústria, entre eles, o fato de ser pouco resistente a variações na temperatura; em dias frios, ela fica dura e quebradiça; e em dias quentes, ela fica mole e pegajosa.
É útil saber se a borracha será exposta a alguma ação de fricção, abrasão ou corte. Se for a borracha, também é útil ter detalhes, inclusive de quaisquer materiais que produzam abrasão.
Nesse quesito, a borracha de PVC (ou plástica) é excelente. A borracha limpa tipos pode ajudar a apagar áreas pequenas, cumprindo o papel que seria de uma caneta borracha, por exemplo.
Qual o nome da borracha sintética mais utilizada atualmente?
SBR – O elastômero de estireno-butadieno (SBR) é sintético, mas bastante parecido com a borracha natural, embora menos elástico e mais homogêneo. É a borracha mais consumida no mundo e utilizada na fabricação das bandas de rodagem de pneus de carros médios e pequenos.
A borracha EPDM, ou borracha de monômero de etileno propileno dieno, é um polímero sintético conhecido por sua excelente resistência física e química. Ela foi desenvolvida pela primeira vez na década de 1960 e desde então tem sido utilizada em uma ampla gama de aplicações devido às suas propriedades.
A Borracha de Apagar Clean Color é a mais macia entre as borrachas, o que melhora a apagabilidade. Com formato diferenciado, com as extremidades chanfradas (com quinas), o que auxilia na precisão ao apagar.
Fraqueza. Sua única fraqueza é a mudança repentina da temperatura, fazendo com que seu corpo fique completamente sólido ou líquido. Se ele for congelado é possível estilhaçar seu corpo, ele não morre, mas é possível espalhar suas moléculas, dificultando sua regeneração.
A escala Shore A é usada para borrachas “mais macias”, enquanto a escala Shore D é comumente usada para borrachas “mais duras”. Existem outras escalas de dureza Shore, como Shore OO, O, B, C e H, mas são raras na indústria de plásticos e borracha. Por exemplo: 30 Shore A é muito mais macio que 80 Shore A.
A borracha natural é um polímero, ou seja, é composta por longas cadeias de moléculas que se ligam umas às outras formando uma estrutura elástica. Ela é um material muito importante para a indústria, sendo utilizado na fabricação de diversos produtos, como pneus, solados de sapatos, luvas, preservativos, entre outros.
Esse produto nada mais é do que uma seiva leitosa extraída da casca de uma árvore da região amazônica conhecida como seringueira. Além de ser a principal matéria prima da borracha natural, o látex é essencial para a manufatura de mais de 40 mil produtos.
O ciclo brasileiro da borracha entrou em declínio e na década de 1950, o país perdeu posto de maior produtor de borracha e iniciou a importação da matéria-prima. Hoje, os maiores produtores são a Tailândia, Indonésia, Malásia e Vietnã, que concentram 71% da produção mundial.
A vulcanização consiste no aquecimento do polímero com enxofre. Acontece a quebra das duplas ligações e a formação de pontes de enxofre no lugar delas. Essas pontes formam o que chamamos de ligações cruzadas. Elas aumentam a resistência do material e permite que ele volte à forma normal após ser esticado.