A borracha natural é o poli-isopreno extraído do látex das seringueiras, e as borrachas sintéticas são polímeros diênicos sintetizados, como o polibutadieno e o neopreno. Ouça o texto abaixo! A borracha é um polímero que pode ser natural ou artificial.
PLÁSTICO é um material sintético, composto por macromoléculas orgânicas chamadas polímeros. É um material versátil, durável, de baixo custo e amplamente utilizado em uma variedade de aplicações, devido às suas propriedades físicas e químicas.
O que são polímeros? A palavra polímero origina-se do grego poli (muitos) e mero (unidade de repetição ou partes). Dessa forma, um polímero é uma macromolécula composta por milhares de unidades de repetição.
Um elastômero é um polímero que apresenta propriedades "elásticas", obtidas depois da reticulação. Ele suporta grandes deformações antes da ruptura. O termo borracha é um sinônimo usual de elastômero.
A borracha natural é um polímero da molécula de isopreno. Com apenas cinco átomos de carbono, o isopreno é a menor unidade repetitiva entre todos os polímeros naturais, o que faz da borracha o polímero natural mais simples (COUTEUR, 2006, p.
Polímeros são macromoléculas formadas a partir de moléculas menores que se repetem. Podem ser naturais ou sintéticos. São formados por meio de reações de polimerização, as quais podem ser de adição ou condensação. Podem ser divididos em homopolímeros e copolímeros.
Portanto, os principais polímeros de uso industrial são: polietileno (PE), polipropileno (PP), poliestireno (PS) e o policloreto de vinila (PVC). Nesse sentido, basicamente em filmes, laminados, recipientes, embalagens, brinquedos e isolantes de fios elétricos fazem uso do plástico PE.
Dependendo da estrutura química do monômero, do número médio de meros por cadeia e do tipo de ligação covalente, os polímeros são classificados em três classes diferentes: plásticos, borrachas e fibras.
A palavra polímero vem das palavras gregas poli, que significa “muitas”, e meros, que significa “partes”, portanto um polímero é conjunto molecular de “muitas partes”. Cada uma dessas partes é chamada pelos cientistas de monômero (que em grego significa “uma parte”).
Os materiais poliméricos, como as garrafas PET de refrigerantes, acarretam problemas ambientais por serem descartáveis, pois os produtos acondicionados em embalagens plásticas são preferidos pelo consumo fora do ambiente residencial, ou seja, em lugares públicos.
Assim, podemos afirmar que todo plástico é um polímero, mas nem todo polímero é um plástico, pois existem estruturas diferenciadas, como no caso da proteína, por exemplo, um polímero natural presente em nosso organismo.
Algumas utilidades são sacolas plásticas, canos de PVC, panelas de teflon, colas, tintas, chicletes e pneus. Os três principais tipos de polímeros são os plásticos, os elastômeros e as fibras. Os plásticos são onde a maioria dos matérias poliméricos se encaixam, quase sempre tendo o petróleo como matéria prima.
Qual o polímero mais utilizado na construção civil?
O PVC, um dos polímeros mais utilizados dentro da construção civil, principalmente para a fabricação de tubos e conexões hidráulicos para instalações prediais, também é passível de reciclagem, embora este polímero não gere volumes grandes de resíduo.
Não à toa, é muito comum que os usos de polímeros façam parte da indústria plástica, civil e têxtil e muitas outras. Isso acontece porque esses materiais possibilitam o desenvolvimento de produtos com características químicas inovadoras, como é o caso do poliacetato de vinila, utilizado em revestimentos.
Também conhecidos como artificiais, os polímeros sintéticos são aqueles produzidos em laboratório, e surgiram na tentativa de imitar a composição dos polímeros naturais.
A partir dos polímeros sintéticos é possível, sobretudo, a fabricação de sacolas plásticas, canos hidráulicos, materiais de construção civil, colas, isopor, tintas, chicletes, pneus, embalagens plásticas, teflon e silicone.
As embalagens plásticas mais “perigosas” são aquelas onde encontramos o número 7 ou 3 escritos dentro do símbolo da reciclagem. Eles indicam que a embalagem contém o BPA na sua composição.
Politetrafluoroetileno (PTFE) , ou Teflon, é um plástico resistente a UV conhecido por sua tolerância a altas temperaturas e resistência química. Este material de baixo atrito resiste à exposição aos raios UV sem degradação substancial, tornando-o ideal para diversas aplicações industriais.
Os polímeros podem ser identificados por meio de diversas técnicas, desde testes mais simples como teste de chama e mesmo análise visual e sensitiva como por meio de técnicas mais sofisticadas como por espectroscopia de infravermelho e de ressonância magnética nuclear e por meio de difração de raio-X.
O polietileno ou PE é uma resina termoplástica parcialmente cristalina e flexível, obtida através da polimerização do etileno. Ele permite, por exemplo, que os alimentos possam ser embalados de maneira barata e prolonguem seus prazos de validade.
Figura 1: Polímeros são materiais que apresentam em sua estrutura molecular unidades relativamente simples que se repetem, ligadas entre si por ligações covalentes do tipo sp3, formando longas cadeias e, portanto, resultando em compostos de alta massa molecular.