Enzima indicada na prevenção de tumores, moduladora do sistema imune, mucolítica, potencializadora de antibióticos, digestiva, na redução da incidência de infarto coronário, minimiza a Página 3 de 4 severidade de angina pectoris, no tratamento de inflamações nos tecidos moles e edema associado a trauma e cirurgia.
Bromelina pode causar náuseas, vômitos, diarreia e fluxo menstrual excessivo, entretanto, não relataram efeitos colaterais graves em seres humanos, porém, reações alérgicas, incluindo reações de pele e asma, poderiam ser gerados em caso de alergia o abacaxi.
A bromelina está presente em todas as partes do abacaxi, verde ou maduro, da raiz à coroa, só que essa enzima é muito instável e se degrada facilmente, reduzindo as possibilidades de uso pela indústria.
Além disso, tem uma susbtância funcional que se chama bromelina. Ela serve como uma enzima para quebrar e ajudar na digestão de proteínas. Por isso, é bom consumi-la após as refeições. Outros componentes importantes são o magnésio, que ajuda a relaxar, e o ferro, que dá energia e pode prevenir anemia.
Crianças com hipersensibilidade ou alergia ao abacaxi, ou à bromelina, não devem fazer uso deste produto. Os estudos em animais não demonstram risco fetal, mas também não há estudos controlados em mulheres grávidas.
Enzima indicada na prevenção de tumores, moduladora do sistema imune, mucolítica, potencializadora de antibióticos, digestiva, na redução da incidência de infarto coronário, minimiza a Página 3 de 4 severidade de angina pectoris, no tratamento de inflamações nos tecidos moles e edema associado a trauma e cirurgia.
As investigações feitas em camundongos pela equipe da Unifesp mostraram que a bromelina age na mucosa do intestino delgado liberando encefalina, que é absorvida e promove ação analgésica.
Os sinais de deficiência de enzimas digestivas incluem diarreia, dor de estômago, inchaço, perda de peso inexplicável e cocô gorduroso e oleoso que flutua, disseram os especialistas.
A bromelina é encontrada no caule, folhas, raízes e no fruto do abacaxi (A. comosus) e em todas as espécies da família Bromeliaceae. No entanto, sua produção ainda é pequena comparada às necessidades do mercado, tornando-se um produto oneroso devido ao alto valor comercial, por não ser produzido no Brasil [4].
A bromelina, enzima proteolítica presente no abacaxi (Ananas Comosus L. Merril), tem diversas aplicações, envolvendo a indústria de alimentos, a área medicinal e a nutrição para animais. Pode ser obtida através da trituração e centrifugação das partes do fruto, gerando um extrato com elevada concentração da enzima.
A papaína é um elemento com função proteolítica, pois degrada proteínas. Inclusive, por sua ação cicatrizante, populações originárias na América, na África e em algumas ilhas do Caribe já utilizavam o mamão verde no tratamento de ferimentos no passado.
O ananás apresenta uma enzima digestiva na sua composição designada bromelina. Esta enzima atua como catalisador de reações bioquímicas, acelerando e facilitando o processo de digestão das proteínas.
Age no estômago, pois a bromelina é a enzima que desdobra as proteínas alimentares, facilitando o melhor aproveitamento dos nutrientes, favorecendo e acelerando a digestão pesada. A bromelina é um anti-inflamatório natural.
Ajuda na digestão de proteínas; • Coadjuvante da inflamação de tecidos moles; • Atividade antitumoral; • Antioxidante. Reações adversas: Deve ser ministrada com cuidado em pacientes com distúrbios de coagulação, ou com sérios problemas hepáticos ou renais. Posologia: 1 cápsula 3 vezes ao dia, às refeições.
2- As cascas configuram melhor fonte de bromelina que as polpas. neste contexto, ressalta-se a importância da utilização dos resíduos industriais do processamento do abacaxi, que usualmente são descartados, para a obtenção da bromelina.
Tomar 1 dose (2 cápsulas) logo após as principais refeições. Bromelina é contraindicada para pessoas que sofrem de asma brônquica ou que apresentem hipersensibilidade aos componentes do ativo. A Bromelina pode causar náusea, vômito e diarreia.
Bromelina é contraindicada para pessoas que sofrem de asma brônquica e que apresentam hipersensibilidade aos componentes do ativo. Além disso, deve ser ministrada com cuidado em pacientes com distúrbios de coagulação ou com problemas hepáticos ou renais.