As infecções e processos alérgicos geram processos inflamatórios que aumentam a produção de muco. Doenças autoimunes e uso de medicamentos, uso de drogas como a cocaína e descongestionantes nasais também facilita a formação de crostas principalmente por redução do fluxo de sanguíneo e mudanças na viscosidade do muco.
E antes de fazer cara feia para o assunto, saiba que essa sujeira que fica nas nossas cavidades nasais nada mais é do que uma mistura de substâncias e células da parede interna do nariz, juntamente com partículas que entram junto com o ar que respiramos. E quando o ar entra, a 'meleca' se endurece.
Novo estudo publicado pelo European Respiratory Journal identificou que o hábito de tirar meleca do nariz pode espalhar a bactéria pneumococo, que causa pneumonia, otite, sinusite e meningite, contaminando objetos e outras pessoas. Não apenas cutucar o nariz, como esfregar a mão nele tiveram o mesmo efeito no estudo.
Ranho, muco, catarro, pingo no nariz. Existem diferentes nomes para as secreções nasais consoante a cor e a consistência. Quando estamos constipados ou com gripe, os lenços de papel são um acessório fundamental para limpar o muco que sai pelo nariz.
Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes.
Nós temos meleca porque precisamos dela! Ela serve como um filtro para o ar que respiramos, principalmente se você vive em uma cidade poluída, como Belo Horizonte. Na meleca ficam grudadas partículas de poeira e poluição, que podem causar alergias e outras doenças.
Normalmente, a causa deve-se à bactéria Staphylococcus. A infecção pode ser causada por cutucar ou assoar excessivamente o nariz e causa a formação de crostas que incomodam e sangramentos quando as crostas se desprendem. Pomadas de mupirocina costumam curar as vestibulites nasais.
E está tudo bem se eles comerem terra — acrescenta. A prescrição da dermatologista para um sistema imunológico melhor não termina aí. — Você não deve apenas cutucar o nariz e o ouvido para apenas tirar a meleca, você deve comê-la — recomenda.
O hábito de retirá-la pode atrapalhar a atuação do sistema imunológico como um todo. Além disso, um estudo de pesquisadores da Universidade de Cambridge descobriu que tirar meleca está associado ao transporte nasal da bactéria Staphylococcus aureus, causadora de diversas infecções.
Se tirar meleca do nariz com o dedo já era um hábito mal-visto e pouco higiênico, um estudo apontou mais uma razão para evitar esta prática: o risco de desenvolver Alzheimer.
Ela indica que pode haver a presença de patógenos no trato respiratório do paciente, especialmente bactérias. Em grande parte das vezes, também é espessa a provoca obstrução nasal. O tratamento para esse caso vai depender do caráter da infecção.
O que significa fazer um V com os dedos e colocar a língua no meio?
O sinal de V, principalmente com a palma para fora, é muito comumente feito por japoneses, especialmente os mais jovens, ao posar para fotografias informais, sendo identificado pela ideia de fofura do kawaii. O gesto é conhecido como pīsu sain (ピースサイン, símbolo da paz), ou mais comumente simplesmente pīsu (ピース, paz ).
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.