Uma dúvida constante entre os gestores de performance é compreender qual a melhor forma de otimizar as campanhas de mídia paga: por CPA (Custo por Aquisição/Ação) ou CAC (Custo de Aquisição de Clientes).
O CPA funciona quase como o CAC, com a diferença de que não é imputado junto do LTV para determinar a saúde das vendas a longo prazo. No lugar, o CPA pode ser trabalhado em outra equação para determinar o ROI (Retorno sobre o Investimento) gerado.
O CPA ideal varia de acordo com seus objetivos de publicidade e seus custos de negócios. Por exemplo, um CPA alto pode ser aceitável para um negócio de alto valor que vende produtos ou serviços caros, enquanto um CPA baixo pode ser essencial para um negócio de baixo valor que depende de um grande volume de vendas.
O custo de aquisição de clientes, é um termo conhecido no marketing como CAC, que significa o quanto uma empresa precisa gastar para adquirir novos clientes. O uso do CACestá crescendo em popularidade à medida que as organizações usam a análise de rede para tomar decisões orientadas por dados.
Concessão de Certificado de Registro para pessoa física para realizar atividades de Colecionamento de armas de fogo, Tiro Desportivo e Caça. Quem pode utilizar este serviço? Pessoas Físicas que tenham interesse em se tornar colecionadores de armas de fogo, atiradores desportivos e caçadores.
Assim, a fórmula pode ser montada da seguinte maneira: CPA = investimento realizado / total de vendas. Vamos a um exemplo: você é proprietário de uma escola e, no início do ano, decide colocar R$1.000,00 em uma campanha para novas matrículas. Ao final da ação, consegue conquistar 50 novos alunos.
Para calcular o CAC, basta calcular seu custo total de aquisição de clientes (marketing, custo do time comercial etc) dividido pelo número total novos de clientes. Assim sendo, o resultado será o CAC. A fórmula é esta: Custo total para aquisição de clientes / Total de novos clientes = CAC.
O cálculo do CPA é simples. Basta dividir o valor total investido em publicidade pelo número de conversões geradas durante o período da campanha. Por exemplo, se você investiu R$ 1.000 em uma campanha de publicidade e gerou 50 conversões, o CPA é de R$ 20 por conversão (R$ 1.000 / 50).
Ele é composto de 50 questões de múltipla escolha e tem a duração máxima de 2 horas. A data e hora podem ser escolhidas pelo candidato e não há pré-requisito para participar. Dessa maneira, para obter a certificação é necessário apenas ter nota igual ou superior a 70% no exame.
Qual o custo por clique ideal? Para grande parte das empresas, o custo por clique ideal é mensurado por um CPA de 20% ou produção de R$ 5 de receita a cada R$ 1 gasto. Entretanto, esse valor vai depender do seu ROI.
CPA é o custo por aquisição. Nesse método de cobrança, o anunciante só paga quando alguma conversão é realizada, como um download, uma venda ou outra ação similar. Portanto, é um pagamento de baixo risco para as empresas.
A prática das atividades dos CACs depende do registro do interessado junto ao Comando do Exército, a quem compete a emissão de autorização específica, por meio de um certificado de registro, com validade nacional.
Governo Lula: a PF passa a ser responsável pela fiscalização de CACs, clubes de tiros, lojas de armas, armeiros e segurança das instalações de clubes de tiro. A Polícia Federal poderá firmar convênios e acordos de cooperação técnica com o Comando do Exército e os órgãos de segurança pública dos entes federativos.
Então, para descobrir se o seu CAC está bom, olhe para o que o consumidor está gastando com você. Se o que ele paga supera o seu investimento, parabéns: seu custo de aquisição é favorável. Para melhorar essa análise, é fundamental ficar de olho em algumas métricas e entender como ela pode se relacionar com o CAC.
É o valor médio que você gostaria de pagar por uma conversão. O CPA desejado que você define pode influenciar o número de conversões geradas. Por exemplo, ao definir um valor desejado muito baixo, você pode deixar de receber cliques que gerariam conversões, resultando em um volume menor de conversões totais.
Conforme abordado na primeira publicação desta série de conteúdos, a CPA é a responsável por coordenar os processos internos de avaliação institucional, que são realizados por meio da aplicação de questionários voltados a toda a comunidade acadêmica.
Quais são as atividades da CPA? As atribuições da Comissão Própria de Avaliação (CPA) são de conduzir os processos de avaliação internos da instituição, bem como de sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Como já era esperado, o texto reduz o limite de armamentos para caçadores, atiradores e colecionadores (CACs), flexibilizado durante o governo de Jair Bolsonaro, e proíbe o transporte de armas municiadas, chamado de porte de trânsito.
Além disso, o CAC-Atirador, precisa manter ativa a sua filiação ao clube de tiro e participar de treinamentos e competições de tiro pelo menos 8 vezes por ano para suprir o requisito da habitualidade da prática exigida pelo artigo 12 da Portaria 150 do COLOG de 5 de dezembro de 2019.
Aos CACs, só é permitido o porte de arma de fogo curta de uso permitido, sendo autorizado o emprego de arma de fogo de seu arsenal para proteção, dependendo de obtenção de licença para porte.
Para pessoa física, a expedição ou a renovação de porte de arma de fogo baixarão ambas de R$ 1.000 para R$ 500, conforme definiu o relator. Ainda para pessoas físicas, serão gratuitas as segundas vias dos certificados de registro e de porte – atualmente, cada um desses documentos custa R$ 60.