Qual é o conceito de cadeia de valor?
A cadeia de valor é uma ferramenta de gerenciamento de processos criada em 1985 pelo especialista norte-americano em administração Michael Porter. Ela parte do princípio de que toda empresa desenvolve uma cadeia de atividades destinadas a gerar valor para seus clientes, com ligações entre elas.Quais são os elementos da cadeia de valor de Porter?
Atividades Primárias: É possível identificar cinco atividades genéricas primárias em qualquer indústria, são elas: Logística interna, Operações, Logística Externa, Marketing e vendas. (Para saber mais veja figura abaixo).Quais são as etapas da cadeia de valor?
Para tal, as etapas são: Identificar as atividades que geram valor ao cliente. Avaliar quais são as estratégias de diferenciação que melhoram esse valor – como adicionar serviços adicionais, personalizar o produto, ter um atendimento exemplar, um time de suporte experiente.Quais são as atividades primárias na cadeia de valor de Michael Porter?
O modelo de cadeia de valor comporta dois tipos de atividades principais: Atividades primárias: operações, logísticas interna e externa, vendas, marketing, pós-venda; Atividades de apoio: aquisição, infraestrutura criação de tecnologia, gestão de RH.CADEIA DE VALOR (Porter) | O Que É e as 04 Dicas Incríveis (para trabalhar do jeito certo!)
Quais são os tipos de cadeia de valor?
O modelo de cadeia de valor comporta dois tipos de atividades principais: Atividades primárias: operações, logísticas interna e externa, vendas, marketing, pós-venda; Atividades de apoio: aquisição, infraestrutura criação de tecnologia, gestão de RH.Qual a teoria de Michael Porter?
As 5 forças de Porter são: ameaça de produtos substitutos; ameaça de entrada de novos concorrentes; poder de negociação dos clientes; poder de negociação dos fornecedores e rivalidade entre os concorrentes. São os pilares de uma empresa, e se algum mudar, deve-se reavaliar seu posicionamento estratégico.Como se faz uma cadeia de valor?
Como construir uma cadeia de valor
- Logística de entrada. Aqui entra todo o conjunto de fatores que dá início aos trabalhos de produção. ...
- Operações. Essa é a etapa de execução. ...
- Logística de saída. ...
- Marketing e vendas. ...
- Serviço. ...
- Aquisição e compras. ...
- Gestão de recursos humanos. ...
- Desenvolvimento tecnológico.
Pode-se Definir cadeia de valor como um modelo?
Pode-se Definir cadeia de valor como um modelo? 1 - “Pode-se definir cadeia de valor como um modelo que relaciona como uma atividade de negócio recebe matérias-primas como entrada, adiciona valor a elas através de diversos processos, e entrega valor aos consumidores através de produtos acabados.Como realizar a análise da cadeia de valor?
A análise da Cadeia de Valor é realizada observando todas as etapas de produção necessárias para criar um produto e identificar maneiras de aumentar a eficiência da cadeia. O objetivo geral é entregar o valor máximo pelo menor custo total possível e criar vantagem competitiva sustentável.Quais são as três estratégias de Porter?
Porter (1980, 1985) propôs uma tipologia composta por três estratégias genéricas (Figura 1): liderança no custo total; diferenciação e enfoque. Segundo Porter (1980, 1985), as empresas que apresentariam melhor desempenho seriam aquelas que conseguissem aplicar uma, e apenas uma, das três estratégias genéricas.Qual a mais significativa das cinco forças de Porter?
Qual a mais significativa das cinco forças de Porter? Rivalidade entre concorrentes - Esta força é considerada como a mais significativa das cinco forças (Serra, Torres & Torres, 2004).Qual é considerada a mais significativa das cinco forças de Porter?
A mais significativa força de Porter é a rivalidade entre os concorrentes, uma vez que ela é, praticamente, seu ponto central e tem relação com todas as outras.Quais são as 3 etapas do modelo de cadeia de valor da inovação?
Divide a inovação em três fases (geração, conversão e difusão de idéias) e seis atividades cruciais (busca interna, em outras unidades e externa; seleção e desenvolvimento de idéias; e disseminação da idéia) executadas ao longo dessas fases.Qual a diferença entre cadeia produtiva e cadeia de valor?
A cadeia produtiva é formada por todas as etapas do processo de produção, da matéria prima ao fornecimento de bens e serviços, enquanto a de valor é a representação dessas atividades sob a ótica do valor associado a cada uma delas.O que é mapeamento da cadeia de valor?
O que é o Mapeamento da Cadeia de Valor (VSM)?É uma representação do fluxo de bens de um fornecedor para o consumidor através da organização.
Qual das alternativas é uma atividade da cadeia de valor?
O engajamento representa uma atividade da cadeia de valor. Por esse motivo, a alternativa correta é a letra D. Letra D: Engajar. Na prática, o engajamento pode ser visto nas atividades que são realizadas no Nível Operacional de uma organização.O que é cadeia de valor de que forma a cadeia de valor pode impactar a qualidade percebida pelo seu cliente final?
A Cadeia de Valor pode impactar a qualidade percebida pelo cliente final de várias maneiras. Por exemplo, se a empresa investir em tecnologia de ponta para melhorar a eficiência de suas atividades primárias, isso pode resultar em produtos ou serviços de melhor qualidade entregues mais rapidamente.Qual a importância da cadeia de valor?
A cadeia de valor pode servir como um mapa para auxiliar a gestão em decisões, oferecendo uma forma prática para aumentar a percepção de valor dos consumidores e potencializar as ações realizadas.Como identificar a cadeia de valor?
Mapear as atividades primáriasO primeiro passo do mapeamento da cadeia de valor é identificar as sub-atividades de cada atividade primária. Assim, é possível entender a estrutura geral do seu negócio, a fim de determinar quais dessas atividades geram valor real.
Como fazer um diagrama de cadeia de valor?
Como criar um diagrama de cadeia de valorIdentificar o valor que é criado por cada actividade. Identificar fatores de valor em cada atividade. Use ícones/cores/comentários ou marcadores para indicar fatores de valor para cada atividade.
Por que usar o modelo de Porter?
Por que usar o modelo de Porter? Muitas vezes, na análise competitiva, olhamos apenas para os concorrentes diretos, que vendem o mesmo produto e miram no mesmo público que a empresa. Porém, Porter mostra que a competitividade de um mercado vai além disso.Quais são as Estratégias Competitivas de Michael Porter?
Já as Estratégias Competitivas de Porter, que são o foco deste post, são três estratégias genéricas que uma empresa pode adotar para alcançar e manter uma vantagem competitiva, sendo: liderança no custo, diferenciação e foco.O que é estratégia de Michael e Porter?
O livro Estratégia Competitiva lembra que, a todo momento, um novo concorrente pode bater à sua porta, para disputar um pedaço de mercado dentro de um segmento (market share). Isso pode representar um problema para uma empresa estabelecida. Assim, o ideal é criar barreiras de entradas.Como usar a cadeia de valor?
Como realizar a análise da cadeia de valor?
- Identificar as atividades primárias;
- Especificar quais são as ações de apoio;
- Determinar a importância que cada atividade possui no custo total do produto ou serviço;
- Verificar quais fatores geram custo para cada atividade;
- Encontrar os elos de ligação;