Resumo sobre caipora A caipora é um ser do folclore brasileiro que reside na floresta e protege os animais. Muitos associam essa lenda àquela do curupira, por causa de suas semelhanças. O nome caipora vem de caapora, que no tupi significa “habitante do mato”.
Apesar de possuir baixa estatura, a lenda diz que a caipora é detentora de uma força imensa. Ela ataca e agride os caçadores com muita crueldade e maldade. Muitas vezes, chega a matar quem se aproxima da floresta com más intenções. Caipora tem origem da palavra tupi-guarani “caapora” que quer dizer “habitante do mato”.
A caipora é uma personagem de lenda do folclore brasileiro. É um ser que habita a floresta e protege animais dos caçadores. Existem relatos de cronistas do século XVI que apontam a possibilidade de que essa lenda já existia nesse período. Alguns entendem a lenda da caipora como uma variação da lenda do curupira.
Em sua versão feminina, a Caipora pode ser uma índia bonita de grande cabeleira e pele vermelha com os pés virados. A Caipora é considera em muitas de sua versões como protetora dos animais de pelo, couro ou chifre.
A caipora teria grande força corporal e pelos em seu corpo. Ela atuaria enganando os caçadores, mas diz-se também que ela poderia realizar acordos com eles. É importante mencionar que a lenda da caipora, assim como todas as lendas do folclore brasileiro, apresenta muitas variações regionais.
Os relatos contam que os índios possuíam muito medo da caipora e, quando eram obrigados a caminhar pelo mato à noite, levavam consigo uma espécie de tocha para iluminar o caminho e afastar a caipora, que temia a claridade.
Aqui no Nordeste esse assovio aqui é sinal da Caipora. e assim povo a caipora. Ela não aparece só na mata não, ela pode aparecer na sua casa também. Se você morar perto da mata que você costuma caçar, a coisa que ela mais odeia é quem caça o hobby.
-Caipora, por sua vez, se traduz para "habitante do mato". Muito comumente tem a estatura baixa como a do curupira, apesar de ser mais colocado como um tipo de anão do que criança.
Os índios acreditavam que a Caipora temesse a claridade, por isso protegiam-se dele andando com tições acesos durante a noite. A Caipora é considerado em algumas partes do Brasil como canibal, ou seja, dizem que come quem ela vê caçando, até mesmo um pequenino inseto.
Segundo a lenda, na mitologia indígena Tupi-guarani, a Caipora é uma entidade que protege os animais das florestas. Conhecida como guardiã dos animais, a Caipora é uma entidade que habita as florestas e persegue caçadores que tentam adentrar a região para caçar.
Considerada a protetora dos animais e guardiã das florestas, a Caipora é uma índia anã, com cabelos vermelhos e orelhas pontiagudas. Existem versões em que seu corpo é todo vermelho e noutras, verde.
Com aparência semelhante ao Curupira, o Caipora é um índio que se veste apenas com uma tanga e é apaixonado por cachaça e fumo, seja para fumar como para mascar.
Essa personagem é conhecida, junto com o 'primo', o Curupira, como protetora das matas e dos animais. Os dois têm cabelos vermelhos e são pequenos, mas têm algo particular: a Caipora percorre a floresta sobre um porco do mato, enquanto o Curupira tem os pés voltados para trás e assobio alto.
A cuca é um ser do folclore e conhecida como uma velha com feições horrendas e muito maldosa. A principal maldade cometida por ela é a de sequestrar e devorar crianças, característica que a associa diretamente com o bicho-papão. Por meio da obra de Monteiro Lobato, a cuca foi popularizada com a forma de um jacaré.
Lobisomem é uma criatura folclórica que está presente no folclore brasileiro, embora seu surgimento remeta à Europa. É conhecido por ser um homem que se transforma em lobo em noites de lua cheia e sai em busca de vítimas para poder alimentar-se do sangue delas, ou simplesmente matá-las.
Apesar de ser vista como uma entidade do bem, a Caipora também pode ser perigosa para aqueles que não respeitam a natureza. Segundo a lenda, se alguém maltratar os animais ou destruir as matas, a Caipora pode se vingar, fazendo com que a pessoa se perca na floresta ou sofra acidentes.
O que o caipora faz com os agressores da natureza?
Como protetor das Árvores e dos Animais, costuma punir o os agressores da Natureza e o caçador que mate por prazer. É muito poderoso e forte. Seus pés voltados para trás serve para despistar os caçadores, deixando-os sempre a seguir rastros falsos.
Porém a Caipora aprecia o fumo. Assim, reza o costume que, antes de sair para caçar no mato, deve-se deixar fumo de corda e outros presentes próximos ao tronco de uma árvore e dizer: “Toma, Caipora, deixa eu ir embora”. De preferência, fazer isso numa quinta-feira.
Sua intenção é cuidar desses animais e proteger o ambiente. Reza a lenda que sua força é maior nos dias santos e nos finais de semana. Quando sente que algum caçador entra na floresta com intenções de abater animais, ela solta altos uivos e gritos assustando esses homens. Curioso notar que a Caipora fuma.