Segundo definição da Organização das Nações Unidas (ONU), “voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social, ou outros campos…”.
Voluntário é a pessoa que se interessa e dispõe parte do seu tempo para executar algum trabalho de bem estar para a sociedade ou mesmo em outro campo, abdicando de qualquer tipo de remuneração. Trabalho esse que pode ser manifestado em diversas formas, sendo ele organizado por uma ONG, projeto social, igreja e etc.
Basicamente, o trabalho voluntário é aquele que não possui remuneração. Tem como objetivo ajudar as pessoas em suas necessidades, geralmente desamparadas pelo poder público.
Interessado, comprometido e cheio de vontade de viver novas experiências. Essas são apenas algumas das características do voluntário deve ter. Se você está pensando em embarcar na aventura do voluntariado, confira nossas dicas: Ser voluntário é muito mais do que querer ajudar.
Mario Sérgio Cortella a melhor explicação sobre o que é caráter!
O que significa é voluntária?
1 Que é feito espontaneamente, por vontade própria, sem obrigação ou controle; espontâneo. 2 Que se pode decidir em fazer ou não. 3 Que age somente conforme sua vontade; caprichoso.
É uma atividade precedida de atuação mental, de uma intenção de executar essa atividade. A sede da sensibilidade, da perceção e da vontade é o cérebro.
Segundo definição das Nações Unidas, "voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos..."
Os voluntários desempenham um papel importante no empoderamento e no desenvolvimento das habilidades das pessoas, ajudando a promover a inclusão social e o acesso à educação.
O trabalho voluntário é definido pela Lei 9.608/1998 como a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive ...
O que significa ser um VOLUNTÁRIO? Ser voluntário implica em ter um amor que não exige nada em troca. Ser voluntário implica em ter um coração disposto a não ter expectativas com relação à gratidão!
Qualquer pessoa pode ser voluntária, independente do grau de escolaridade ou idade, o importante é ter boa vontade e responsabilidade. A maioria das entidades beneficentes no Brasil ainda são muito pequenas, e não têm programas de voluntariado.
Isso porque o voluntariado nos permite trabalhar em equipe, além de exigir persistência e determinação. Também ajuda a desenvolver a criatividade, muitas vezes buscando soluções alternativas, especialmente quando há pouca estrutura e apoio financeiro.
O serviço voluntário consiste em um período de experiência de 6 meses e de um serviço militar adicional de até 17 meses. Durante o início do período de experiência de 6 meses, as partes podem liberar e pedir liberação do serviço militar sem apresentar seus motivos.
O voluntariado é caracterizado como um trabalho sem retorno financeiro, isto é, sem remuneração em vínculo empregatício. É então, um conjunto de ações focadas, especialmente, em interesses sociais e comunitários para a população, ou seja, a doação do seu tempo em prol de ajudar o outro.
Voluntariado é uma ação duradoura e de qualidade: A função do voluntário não é tapar buracos e compensar carências. A ação voluntária contribui para ajudar pessoas em dificuldade, resolver problemas, melhorar a qualidade de vida da comunidade.
A essência do trabalho voluntário é dedicar um tempo da sua vida para transformar e impactar a vida dos demais. Essa dedicação e o amor ao próximo são essenciais para aqueles que mais precisam. É a partir disso que você muda a vida de diversas pessoas e traz um impacto positivo à sociedade.
1 - O voluntariado obedece aos princípios da solidariedade, da participação, da cooperação, da complementaridade, da gratuitidade, da responsabilidade e da convergência. 2 - O princípio da solidariedade traduz-se na responsabilidade de todos os cidadãos pela realização dos fins do voluntariado.
Em geral, o principal objetivo é contribuir para o bem-estar da comunidade e das pessoas por meio da doação de tempo e habilidades. O trabalho voluntário também procura promover a solidariedade e a cidadania, e muitas vezes é uma maneira de as pessoas se engajarem e conectarem com as causas que acreditam.
Menos estresse, menor índice de depressão, maior satisfação com a vida são alguns dos benefícios do trabalho voluntário. Além disso, quanto menos risco de usar drogas, mais chances de viver mais e melhor. Há, inclusive, estudos que associam o voluntariado à maior produção de vitamina D.