A triquíase de carúncula são os pelinhos no cantinho do olho do animal que podem causar maior lacrimejamento e úlceras de córnea. Sua correção é cirúrgica! 👁️ Se seu pet possui triquíase de carúncula❓Agende sua consulta oftálmica!
A principal causa da dacriocistite é a obstrução do canal lacrimal, o que pode favorecer a proliferação de bactérias como Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis, Streptococcus sp., Pneumococcus e Haemophilus influenzae, por exemplo, provocando a inflamação local e o aparecimento dos sintomas.
O que fazer quando o canal lacrimal está inflamado?
Tratamento da dacriocistite
Em geral, a dacriocistite aguda é tratada com um antibiótico tomado por via oral. Se houver febre ou se a infecção for grave, pode ser necessário administrar antibióticos por via intravenosa. A aplicação de compressas quentes sobre a área afetada, várias vezes ao dia, também ajuda.
Podemos realizar uma massagem delicada do ducto nasolacrimal, basta aplicar uma leve pressão sobre o saco lacrimal, próximo ao canto interno do olho, empurrando o líquido em direção ao nariz. Essa massagem lacrimal é mais indicada para bebês, quando o entupimento é congênito.
Dacrioadenite: é a inflamação da glândula lacrimal principal, geralmente causada por infecções bacterianas ou virais. Os sintomas incluem dor e inchaço na região próxima aos olhos, além de vermelhidão e febre. O tratamento envolve o uso de antibióticos ou antivirais, dependendo da causa.
Quais são os possíveis prejuízos que a obstrução do canal lacrimal pode causar?
Complicações da obstrução das Vias Lacrimais
Tanto na criança quanto no adulto com lacrimejamento, pode ocorrer em alguns casos, infecção dentro do “saco lacrimal” que aparece como inflamação elevada e dolorosa ao lado do nariz, chamada dacriocistite aguda.
Como posso saber se meu canal lacrimal está entupido?
O sintoma mais comum da obstrução do canal lacrimal, em crianças, é possível notar que os cílios estão sempre molhados, lacrimejando constantemente e há casos que é possível notar a formação de uma bolsinha próximo ao nariz.
Quais são os sintomas de vias lacrimais inflamadas?
Os sintomas de problemas nas vias lacrimais podem incluir vermelhidão, lágrimas excessivas, secreção ocular, inflamação ao redor dos olhos, sensibilidade à luz, infecções oculares recorrentes, dor ou inchaço no canto interno do olho.
Esse nome curioso é de uma estrutura semelhante a um espinho que existe na ponta do bico dos filhotes de tartarugas marinhas. Esta estrutura ajuda o filhote a romper a casca do ovo quando ele está pronto para nascer e depois desaparece conforme a tartaruguinha vai crescendo.
O tratamento natural que costuma ser recomendado consiste na lubrificação para reduzir a irritação nos olhos, proteção constante contra poeira, vento e sol. Nos casos de inflamação pode ser recomendado algum colírio anti-inflamatório.
Essa síndrome ocorre quando a lubrificação própria dos olhos é prejudicada, seja por fatores externos (tempo e ar) ou fatores como problemas nas pálpebras ou glândulas lacrimais. Sem lubrificação, a córnea fica seca e podem ocorrer sintomas como coceira. Essa condição geralmente é crônica e requer tratamento contínuo.
O prolapso da glândula da terceira pálpebra acontece quando há frouxidão ou ruptura dos ligamentos que fixam a glândula ao tecido ósseo. Pode acontecer ainda junto com a eversão da cartilagem da terceira pálpebra.
Nos casos agudos, o tratamento das dacrioadenites deve ser feito com anti-inflamatórios sistêmicos , associados ou não a antibióticos, conforme o agente infeccioso seja viral ou bacteriano. Nos casos crônicos, o tratamento pode ser variado e dependerá da causa apurada.
Como é feita a cirurgia para desentupir o canal lacrimal?
Ela pode ser feita com anestesia geral ou local, e envolve a remoção de uma pequena porção de osso e tecido da área ao redor do saco lacrimal. Por fim, ainda existe a intubação das vias lacrimais, que nada mais é do que a colocação de um tubo, ou stent, nas vias lacrimais para manter a abertura do canal lacrimal.
O que acontece quando o canal lacrimal está obstruído?
O entupimento do canal lacrimal normalmente não é uma condição grave, no entanto, deve-se consultar o oftalmologista que pode indicar o tratamento mais adequado, caso haja necessidade, já que, em alguns casos, a obstrução do canal lacrimal pode causar inflamação ou infecção no olho, sendo essa situação conhecida como ...
Vermelhidão; Inchaço, vermelhidão e dor no canto dos olhos próximo ao nariz ou as vezes abrangendo tanto a pálpebra superior quanto a inferior; Infecções e irritações recorrentes nos olhos; Pus (remela) muitas vezes em grande quantidade nos olhos e nas pálpebras.
Quando é que o inchaço é preocupante? Ao surgir inchaço no seu corpo e rosto, deve-se ficar alerta pois há algo que não está funcionando corretamente no organismo, seja retenção de líquido por falta de prática de atividades físicas ou por algum quadro de doença que esteja se desenvolvendo.
O Vítreo, também conhecido por Humor Vítreo ou Corpo Vítreo, é um gel transparente que preenche toda a cavidade posterior do olho, preenchendo o espaço do globo ocular que fica atrás do Cristalino. Ele e o humor aquoso são os líquidos que dão tônus ao globo ocular, deixando a “bolinha” do olho sempre cheia.
Pomadas e colírios lubrificantes podem aliviar os sintomas, mas algumas vezes é necessário cirurgia. Existem diferentes técnicas para a desobstrução, tais como a sondagem das vias lacrimais, o alargamento do ponto lacrimal ou ainda a construção de um novo caminho para a passagem da lágrima.
Quanto tempo leva para o canal lacrimal desobstruir?
A obstrução normalmente desaparece até o 1 ano de idade, de maneira espontânea. A condição pode acometer apenas um olho e já poderá ser percebida desde a terceira semana de vida, sendo possível ser identificada com um exame de vista infantil de rotina.