O ensaio CBR (California Bearing Ratio) ou ensaio ISC (Índice de suporte Califórnia) consiste em um método para avaliar a resistência do solo a penetração de um cilindro padronizado com relação a penetração em uma brita padrão, ou seja, compara as propriedades mecânicas deste solo a uma brita padrão.
CBR > 80%: Solos de excelente qualidade, geralmente areia ou cascalho bem graduados. CBR 20-80%: Solos de qualidade moderada, necessitando de alguma estabilização ou reforço. CBR < 20%: Solos de baixa qualidade, inadequados para uso direto em pavimentação sem tratamento significativo.
O Índice de Suporte Califórnia é um dos métodos mais aceitos para avaliar o modo que o solo se comporta, sendo nas camadas de fundação, ou nos componentes das camadas deste pavimento.
Ou seja, um CBR de 15% significa dizer que determinado solo tem 15% da resistência à penetração necessária para penetrar a brita padronizada, por exemplo. Por consequência, quanto maior é o CBR, maior será a resistência do solo.
O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem é uma entidade nacional que representa oficialmente a especialidade no Brasil ao reunir os médicos especialistas em Radiologia e Diagnóstico por Imagem e aqueles que utilizam um dos métodos do CBR como atividade secundária.
Por definição, CBR expressa a relação entre a resistência à penetração de um cilindro padronizado numa amostra do solo compactado e a resistência do mesmo cilindro em uma pedra britada padronizada.
Um arquivo CBR (sigla para Comic Book Reader) é basicamente uma série de imagens compactadas e programadas para serem exibidas na ordem correta, permitindo a leitura de páginas escaneadas de uma forma muito mais natural e com uma experiência semelhante à de folhear papel impresso.
Constatou-se que a adição de cal ao solo traz um aumento de sua umidade ótima e também há um aumento do CBR. Este trabalho tem como finalidade analisar o estudo de experimentos do solo com o uso de cal, para que se ampliem suas características físicas do CBR e umidade.
Y Subleito existente: CBR=8% (tirado do ensaio de CBR); Y Material com CBR mínimo para a sub-base: CBR=20%; Y Material com CBR mínimo para a base: CBR=80%.
O Ensaio CBR - California Bearing Ratio foi concebido pelo Departamento de Estradas de Rodagem da Califórnia (EUA) e serve para avaliar a resistência dos solos. É um método de ensaio, adotado por vários órgãos rodoviários no Brasil e no mundo.
O ensaio CBR (California Bearing Ratio) ou ensaio ISC (Índice de suporte Califórnia) consiste em um método para avaliar a resistência do solo a penetração de um cilindro padronizado com relação a penetração em uma brita padrão, ou seja, compara as propriedades mecânicas deste solo a uma brita padrão.
O ensaio de solos CBR – California Bearing Ratio, também conhecido como ISC (Índice de Suporte Califórnia), é um tipo de teste laboratorial fundamental e específico para a construção de vias pavimentadas.
O Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) é um centro de formação avançada que busca desenvolver uma perspectiva inovadora de ensino na área de Saúde Coletiva.
Para material de base do pavimento que possui caráter comparativo proveniente de material de jazida será utilizado Brita Graduada Simples (BGS), que tem CBR ≥ 100%.
Acerca do conteúdo estudado observou-se que o ideal é compactar o solo de forma a obter um grau de compactação superior ou igual a 100% para se ter um melhor resultado, caso contrário é preciso compactar novamente e realizar novos ensaios no campo.
A Regularização do Subleito envolve a compactação dos 20cm finais da camada de corte ou aterro, sendo considerada um Serviço de Pavimentação. Para aplicação desta Especificação de Serviço são indispensáveis os seguintes documentos: 2.1) Departamento Nacional Infraestrutura de Transporte.
CBR – ensaio de resistência e leva o material à ruptura por excesso de deformação. NÃO condiz com a maior parte dos problemas dos pavimentos. RESILIÊNCIA (ELASTICIDADE) simulam o funcionamento estrutural dos pavimentos sob carregamentos.
O ISC compara a pressão necessária para produzir a penetração de um pistão num corpo de prova de solo ou material granular e a mesma penetração em um material padronizado de referência.
O Ensaio de Compactação Proctor Normal é realizado com 25 golpes de compactação, aplicados a uma altura de queda de 30 cm, usando um martelo com peso de 2,5 kg. A energia total de compactação é de 596 Joules/m³. Este ensaio é normalmente utilizado em solos mais suaves.
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Já as Honda CBR são mais recentes, nascidas no começo dos anos 1980, e tem o clássico “R” (de Racing ou Racer) para identificá-las como modelos mais esportivos do que as CB. Na sequência dos dígitos referentes a capacidade cúbica do motor – 400, 600, 900 entre tantas versões –, outras letras surgiram.