Proteger o Subleito das Solicitações O subleito é a camada de solo que está logo abaixo do pavimento. Ele também é chamado de Camada Final de Terraplanagem (CFT), sendo a porção que está sujeita a maiores agressões promovidas pelos veículos que transitam pela via.
Por definição, CBR expressa a relação entre a resistência à penetração de um cilindro padronizado numa amostra do solo compactado e a resistência do mesmo cilindro em uma pedra britada padronizada.
Concreto de cimento Portland compactado com rolo, concreto rolado ou CCR é a camada do pavimento constituída por concreto simples, com baixo consumo de cimento e consistência seca, onde a compactação é realizada com rolos compactadores ou equipamento similar.
A avaliação da condição do pavimento é uma técnica de engenharia largamente utilizada em sistemas de gerenciamento de pavimentos, e visa fornecer um diagnóstico acerca da qualidade dos mesmos a partir de índices que são calculados, dentre outras maneiras, por meio da avaliação manual dos defeitos.
O pavimento técnico, também conhecido por pavimento sobrelevado, tem como principal vantagem o facto de ser constituído por módulos, facilmente aplicáveis e removíveis, sendo especialmente usado em escritórios, bibliotecas, museus, colégios, salas de operações e centros comerciais.
PAVIMENTO - Conjunto de áreas cobertas ou descobertas em uma edificação, situadas entre o plano de um piso e o teto imediatamente superior, admitindo-se um desnível máximo de 1,50m.
A função do pavimento é melhorar as condições de tráfego para que essas operações sejam mais viáveis, confortáveis e seguras. Assim, ele também contribui com a menor ocorrência de acidentes e a redução de custos para realização de movimentações.
Segundo SANTANA (1993), Pavimento é uma estrutura construída sobre a superfície obtida pelos serviços de terraplanagem com a função principal de fornecer ao usuário segurança e conforto, que devem ser conseguidos sob o ponto de vista da engenharia, isto é, com a máxima qualidade e o mínimo custo.
Portanto, tudo que está abaixo do térreo é subsolo (enterrado ou aflorado), e no caso de um térreo no nível da rua, havendo pavimento de garagem acima, estes serão denominados como 1º pavimento, 2º pavimento e assim por diante.
O Índice de Suporte Califórnia (CBR) é um parâmetro amplamente utilizado na engenharia geotécnica e pavimentação para avaliar a capacidade de suporte dos solos.
Ele se refere à quantidade de andares ou pisos que compõem um edifício ou uma estrutura. Essa medida é importante tanto para a definição do projeto arquitetônico quanto para a análise de viabilidade e custos da construção.
O CBR de projeto do subleito (calculado a partir de vários dados de CBR determinado com os materiais coletados na pista) é de 4% e a expansão é de 1,2%. Para valores de CBR de projeto inferior a 2%, ou para expansão superior a 2%, são feitas substituições de solo.
O ISC compara a pressão necessária para produzir a penetração de um pistão num corpo de prova de solo ou material granular e a mesma penetração em um material padronizado de referência.
O Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) é um centro de formação avançada que busca desenvolver uma perspectiva inovadora de ensino na área de Saúde Coletiva.
Quais são os 3 tipos de pavimentação existentes para obras públicas?
Existem três tipos de pavimentação para obras públicas. De acordo com Isidoro Villibor, diretor da Engeplan, o pavimento flexível é feito com bases granulares e revestimento asfáltico. Já o semirrígido tem base cimentada e revestimento flexível – asfalto. E o rígido são as placas de concreto.
Existem diferentes tipos de pavimento, sendo flexível, semirrígido e rígido, além da pavimentação classificada como sustentável. Cada uma dessas opções tem suas características, que fazem com que sejam mais ou menos adequadas para determinadas vias.
Essas estruturas devem ser duradouras e resistentes a toda carga oriunda do rolamento dos veículos, motivo pelo qual exigem várias etapas de trabalho. De maneira geral, todo pavimento rígido tem em sua composição duas camadas principais: revestimento de concreto e sub-base, além do subleito.
Pavimento (do latim pavimentu), também chamado calçamento ou, em linguagem popular, chão, designa em arquitectura, no caso de ambientes internos, a base horizontal de uma determinada construção (ou as diferentes bases de cada andar de um edifício), ou ainda, as calçadas e faixas de rodagem dos pavimentos externos.
Bernucci et al (2008) define o pavimento como uma estrutura composta por múltiplas camadas de espessuras finitas e construída sobre a terraplenagem, destinada técnica e economicamente para resistir esforços do tráfego e do clima e, além disso, proporcionar condições de rolamento com conforto, economia e segurança.
Aquele em que todas as camadas sofrem deformação elástica significativa sob o carregamento aplicado e, portanto, a carga se distribui em parcelas aproximadamente equivalentes entre as camadas.