Entre chique, xique ou chic, o jeito correto de se escrever na Língua Portuguesa é chique. Essa palavra é sinônima de elegante, fino, sofisticado, por exemplo: “meu sonho é conhecer os restaurantes mais chiques de Paris”.
Um bom elogio de “bonito” ou “bonita” é pronunciado como “Giro” ou “Gira” em Portugal. Mas não apenas isso, o termo também representa algo bastante curioso e intuitivo, como por exemplo: João encontrou um livro muito giro = João encontrou um livro muito interessante.
Entre chique, xique ou chic, o jeito correto de se escrever na Língua Portuguesa é chique. Essa palavra é sinônima de elegante, fino, sofisticado, por exemplo: “meu sonho é conhecer os restaurantes mais chiques de Paris”. Xique está errado e chic é a palavra original em francês, mas não existe no Português.
Substantivo ou Adjetivo. que se veste com apuro e bom gosto e se destaca pela elegância e ausência de afetação. que se caracteriza pelo requinte, glamour e charme.
[Brasil, Informal] Diz-se de ou jovem do sexo feminino que exibe comportamento ou aparência considerado como pertencente a uma classe social elevada (ex.: ela é tão patricinha que irrita; não conheço essa patricinha). [Equivalente no português de Portugal: betinha.]
1. Bala. No Brasil, essa palavra se refere ao projétil de uma arma ou aquele doce que às vezes recebemos como troco, por exemplo. Em terras lusitanas, contudo, o docinho é mais comumente chamado de rebuçado.
No Brasil, o aparelho que virou extensão do nosso corpo chama-se “telefone celular” ou, simplesmente, “celular”; em Portugal, atende pelo nome de “telemóvel”.
A calcinha em português de Portugal é cueca. Os portugueses usam a palavra cueca para se referir às peças íntimas que homens e mulheres usam por baixo das roupas.
Bico. Essa é uma daquelas palavras que não devem ser ditas de forma alguma a uma pessoa estranha. Isso porque em Portugal, "bico" não diz respeito à boca de pessoas e animais, mas quer dizer sexo oral.
Para resumir eu posso dizer que chique é uma pessoa que se apresenta bem, mas que tem um conteúdo igualmente cuidado, igualmente refinado, sofisticado, como a gente faz com a aparência. Fazemos tanto esforço com cabelo, roupa, mas temos que cuidar também da parte interna.