Pierre Lévy define ciberespaço como um meio de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores. Também chamado de rede, o conceito abrange tanto o aspecto material da comunicação digital, quanto o seu conteúdo e os seres humanos que o produzem e interagem nesse ambiente.
O termo cibercultura, conceituado por Levy (p. 17), significa o "conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de atividades, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço".
É um ambiente onde pessoas do mundo todo podem interagir sem estar, de fato, presentes. É um novo espaço de comunicação, representação e interação. O termo ciberespaço, em sua etimologia, já nos propõe essa nova noção: cyber-espaço, ou seja, um espaço diferente, cibernético, com novas possibilidades e implicações.
É a liberdade de expressão que hoje temos com a internet e que não tínhamos na época do monopólio dos meios de comunicação de massa, que eram controlados por um pequeno grupo de pessoas.
Como Lévy entende as contribuições da virtualidade para o cotidiano social?
Lévy (1996) afirma que a digitalização é o fundamento técnico da virtualidade, e que ela não afeta apenas a informação e a comunicação, mas também os corpos, a economia, a sensibilidade e o exercício da inteligência (comunidades virtuais, empresas virtuais, democracia virtual).
Quais são as três características destacadas na obra cibercultura de Pierre Lévy?
A obra se divide em três partes: Definições, Proposições e Problemas. Em Definições, Lévy reflete acerca do impacto das tecnologias sobre a construção da inteligência coletiva: termo percebido em meio às suas contradições e, por isso mesmo, denominado pelo autor como “veneno e remédio da cibercultura”.
O que Pierre Lévy destaca como um dos principais aspectos da internet?
O usuário iniciante sente-se não raramente desorientado no oceano de informações e possibilidades disponíveis na rede mundial de computadores. Nesse sentido, Pierre Lévy destaca como um dos principais aspectos da internet o(a) espaço aberto para a aprendizagem.
Em suas reflexões, o filósofo fez uma analogia para ilustrar o momento em que vivemos, comparando a quantidade de informações que podemos acessar no ciberespaço com uma história narrada por um livro muito conhecido. Fonte: LEVY, P. Cibercultura.
O ciberespaço, sendo um espaço sócio virtual – baseado em técnicas informacionais em rede – como espaço social que é, permite a interacção [sic] social. É no ciberespaço que assistimos a uma união perfeita entre informação, comunicação e tecnologia a que poderemos chamar de cibercultura.
O surgimento da Internet como uma rede mundial de computadores, veio confirmar essas expectativas ao criar um novo espaço para a expressão, conhecimento e comunicação humana. Porém trata-se de um espaço que não existe fisicamente, mas virtualmente: o ciberespaço.
Quem foi Pierre Lévy e qual a sua contribuição para a comunicação?
Filósofo francês, Pierre Lévy é um reconhecido pesquisador das tecnologias da inteligência e investiga as interações entre informação e sociedade. É autor de obras seminais para o estudo da comunicação, como A inteligência coletiva e Cibercultura.
Quais são as características de uma rede Segundo Lévy 1999 em se tratando das tecnologias digitais?
Quais são as características de uma "rede" segundo Lévy (1999) em se tratando das tecnologias digitais? Resposta correta: Exige uma outra cultura e uma nova ética, possui uma lógica própria, amplia as formas de interação e implica em uma abertura para as inovações.
Quais são as considerações de Pierre Lévy e A Inteligência Coletiva?
Segundo Pierre Lévy (1994, p. 28), “a inteligência coletiva é uma Inteligência distribuída por toda parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo real, que resulta em mobilização efetiva das competências”, que procura o reconhecimento e o enriquecimento das pessoas.
O ciberespaço proporcionou profundas transformações nos campos da atividade humana, sejam sociais, econômicas, políticas, de comunicação, entre outras. Através do advento da rede, a transmissão e produção de conhecimentos se ampliaram massivamente. Dentro do espaço cibernético, o tempo e distância não são impeditivos.
Quais são as três principais leis da cibercultura?
Lemos (2003) introduziu as três “Leis da Cibercultura”: a Lei da Re- configuração, a Lei da Liberação do Pólo da Emissão e a Lei da Conec- tividade Generalizada.
Quais são as principais características do ciberespaço?
Ciberespaço é um espaço existente no mundo de comunicação em que não é necessária a presença física do homem para constituir a comunicação como fonte de relacionamento, dando ênfase ao ato da imaginação, necessária para a criação de uma imagem anônima, que terá comunhão com os demais.
O ciberespaço também oferece oportunidades aos criminosos, que o utilizam para roubar identidades e ideias, defraudar governos e empresas, e explorar os mais vulneráveis nas nossas sociedades. O custo financeiro da criminalidade informática é substancial, sendo estimado em 1 bilião de dólares por ano a nível global.
Qual é a diferença entre ciberespaço e cibercultura?
Cibercultura é toda informação adquirida na era digital, é um conjunto de práticas que se desenvolvem com o ciberespaço. Ciberespaço é toda infraestrutura tecnológica que abriga informações disponibilizadas a sociedade em geral.
Quem foi Pierre Lévy e qual o seu conceito de cultura digital?
Pesquisador em ciência da informação e da comunicação, Lévy tem como foco a inteligência coletiva focando em um contexto antropológico, e é um dos principais filósofos da mídia atualmente. Suas pesquisas se concentram principalmente na área da cibernética. Com isso, tornou-se um dos maiores estudiosos sobre a Internet.