Cidade e município são expressões distintas para designar diferentes aspectos de um mesmo território. Por cidade, entende-se o espaço urbano de um município delimitado por um perímetro urbano.
Uma cidade é um local onde vive um grande número de pessoas, formada por muitas casas e prédios, mas também por estradas, escolas, hospitais, teatros, cinemas, jardins, transportes públicos…
Município é uma unidade administrativa que possui uma sede, que normalmente é a cidade, e uma estrutura de poder público para atender suas necessidades específicas. Cada município tem um prefeito e uma Câmara de Vereadores, que são os responsáveis pelo cumprimento e elaboração das leis.
A palavra cidade significa um espaço geográfico caracterizado por uma concentração populacional que se dedica a atividades econômicas (comércio, indústria, mercado financeiro, atividades culturais, etc) não rurais (agricultura, pecuária, etc).
- Município: O município é a divisão administrativa de um estado, distrito ou região, com autonomia administrativa, e que se constitui de certos órgãos políticos e administrativos.
Geografia 4 ano Campo e cidade espaços interligados.
Como explicar o que é município?
O município é uma divisão legalmente realizada de um território. São as várias partes que compõem um mesmo estado. Podemos dizer que todo e qualquer lugar do Brasil, independentemente de seus domínios, está localizado dentro de uma área municipal, que é administrada por uma prefeitura.
Cidade é a sede do município (cada divisão administrativa autônoma dentro de um Estado), a área onde existe concentração de habitantes, serviços e atividades.
Por cidade, entende-se o espaço urbano de um município delimitado por um perímetro urbano. Para ser considerada cidade, é preciso ter um número mínimo de habitantes e uma infraestrutura que atenda minimamente as condições dessa população, mesmo que essa cidade seja dependente de outras que se localizem próximas a ela.
Uma cidade é um grande assentamento humano. Pode ser definida como um lugar permanente e densamente povoado com limites administrativamente definidos cujos membros trabalham principalmente em tarefas não agrícolas.
O MUNICÍPIO É UMA DIVISÃO LEGALMENTE REALIZADA DE UM TERRITÓRIO. SÃO AS VÁRIAS PARTES QUE COMPÔEM UM MESMO ESTADO, PODEMOS DIZER QUE TODO E QUALQUER LUGAR DO BRASIL, INDEPENDENTEMENTE DE SEUS DOMINIOS, ESTÁ LOCALIZADO DENTRO DE UMA ÁREA MUNICIPAL, QUE É ADMINISTRADA POR UMA PREFEITURA.
O surgimento das cidades ocorreu no fim da pré-história, já que no início a sociedade primitiva não desenvolveu a cidade, pois o homem era nômade. No Período Neolítico, o homem passou a cultivar o solo, a domesticar os animais, a polir a pedra, a fabricar objetos de cerâmica e a viver em aldeias.
O prefeito é o chefe do Poder Executivo de um município. Isso significa que está nas mãos dele o poder de administrar a cidade em que vive. Ele cobra impostos e taxas que, por sua vez, devem custear obras, serviços e políticas essenciais para a vida nas cidades.
As cidades são constituídas pelo trabalho físico e mental do homem, dessa forma, é uma construção social que ocupa o espaço geográfico transformando de forma significativa a paisagem. As cidades se configuram de diferentes formas de acordo com seu desenvolvimento econômico, histórico e social.
A cidade – ainda compreendida como lugar – constitui-se, assim, em um espaço de representação. Além disso, cada um de seus elementos sintáticos (ruas, monumentos, edifícios etc.) cons- titui também em representações seletivas contraditórias ou afirmativas do significado ge- ral da representação da cidade.
A cidade possui uma finalidade: a de possuir vida plena e independente ou autárquica. Esta finalidade ética da cidade só poderá ser conhecida através da vivência em comum.
Antigamente as pessoas se mudavam e, juntas, formavam uma vila ou povoado. Conforme esse vilarejo crescia, formavam-se as cidades. Esse desenvolvimento foi em decorrência das pessoas mudarem do campo para a cidade, em busca de melhores condições de vida.
O município é uma área territorial delimitada: o todo, administrada pelo prefeito e seus vereadores. O prefeito é gestor do todo, seja da área urbana ou rural, não apenas da cidade. Quanto a esta, a cidade é somente uma parcela do município.
Cidade pequena: é aquela que possui até 99 mil habitantes. Cidade média: entre 100 mil e 499 mil habitantes. Cidade grande: acima de 500 mil habitantes. Metrópole: cidades que agregam maior número de atividades econômicas, exercendo influência regional, nacional ou internacional.
Entre as várias cidades brasileiras podemos destacar: Brasília: É a capital do Brasil, localizada na Região Centro-Oeste. Brasília possui extensão territorial de 5.802 km² e população de 2.570.160 habitantes*. São Paulo: Capital do estado de São Paulo, sua extensão territorial é de 1.523 km².
O nome “cidade-estado” é um sistema político de governo em uma cidade que seja independente. Enquadra-se no termo apenas a que exerce soberania em seu território e não dependa de ajuda de outros estados na administração daquele local.
Quais são as principais características de uma cidade?
A zona urbana é marcada pela grande concentração de edificações, de pessoas e de serviços. Zona urbana é um recorte do espaço geográfico caracterizado pela alta concentração de edificações, de pessoas e de serviços de todos os tipos, tendo como principais representantes as cidades.