Cidade é a sede do município (cada divisão administrativa autônoma dentro de um Estado), a área onde existe concentração de habitantes, serviços e atividades.
Uma cidade é um local onde vive um grande número de pessoas, formada por muitas casas e prédios, mas também por estradas, escolas, hospitais, teatros, cinemas, jardins, transportes públicos…
Por cidade, entende-se o espaço urbano de um município delimitado por um perímetro urbano. Para ser considerada cidade, é preciso ter um número mínimo de habitantes e uma infraestrutura que atenda minimamente as condições dessa população, mesmo que essa cidade seja dependente de outras que se localizem próximas a ela.
As cidades são constituídas pelo trabalho físico e mental do homem, dessa forma, é uma construção social que ocupa o espaço geográfico transformando de forma significativa a paisagem. As cidades se configuram de diferentes formas de acordo com seu desenvolvimento econômico, histórico e social.
A palavra cidade significa um espaço geográfico caracterizado por uma concentração populacional que se dedica a atividades econômicas (comércio, indústria, mercado financeiro, atividades culturais, etc) não rurais (agricultura, pecuária, etc).
Pode ser definida como um lugar permanente e densamente povoado com limites administrativamente definidos cujos membros trabalham principalmente em tarefas não agrícolas. As cidades geralmente têm amplos sistemas de habitação, transporte, saneamento, serviços públicos, uso do solo, produção de bens e comunicação.
Cadernos, lápis, canetas, etc. e outros materiais para registro são necessários para os estudantes. Para você saber mais: Cidade é a sede do município (cada divisão administrativa autônoma dentro de um Estado), a área onde existe concentração de habitantes, serviços e atividades.
São convencionadas como funções sociais urbanísticas: habitação, trabalho, lazer e mobilidade; funções de cidadania: educação saúde, segurança e proteção; e as funções de gestão: prestação de serviços, planejamento, preservação do patrimônio cultural e natural, e sustentabilidade urbana.
Quais são as principais características de uma cidade?
As cidades são caracterizadas pelo tamanho da sua população, pela concentração de infraestrutura e pelos serviços e atividades que nelas se desenvolvem e são ofertados. Os limites de uma cidade são estabelecidos por meio do chamado perímetro urbano.
A CIDADE É A CONCENTRAÇÃO DA ÁREA URBANA DE UM MUNICIPIO, E NÃO QUALQUER ÁREA URBANIZADA, MAS SIM AQUELA DELIMITADA POR UM PERÍMETRO URBANO, QUE TAMBÉM É LEGALMENTE ESTABELECIDO E SEPARA A CIDADE DO CAMPO. EXISTEM CIDADES QUE OCUPAM PRATICAMENTE TODA ÁREA MUNICIPAL.
O surgimento das cidades ocorreu no fim da pré-história, já que no início a sociedade primitiva não desenvolveu a cidade, pois o homem era nômade. No Período Neolítico, o homem passou a cultivar o solo, a domesticar os animais, a polir a pedra, a fabricar objetos de cerâmica e a viver em aldeias.
Cidade pequena: é aquela que possui até 99 mil habitantes. Cidade média: entre 100 mil e 499 mil habitantes. Cidade grande: acima de 500 mil habitantes. Metrópole: cidades que agregam maior número de atividades econômicas, exercendo influência regional, nacional ou internacional.
Uma cidade é um centro urbano com uma densa concentração de pessoas, edifícios, infraestruturas e atividades econômicas. Geralmente, as cidades são caracterizadas pela presença de um governo local, serviços públicos, como transporte, saúde e educação, e uma variedade de comércios e indústrias.
Como explicar para uma criança o que é um município?
Município é uma unidade administrativa que possui uma sede, que normalmente é a cidade, e uma estrutura de poder público para atender suas necessidades específicas. Cada município tem um prefeito e uma Câmara de Vereadores, que são os responsáveis pelo cumprimento e elaboração das leis.
A cidade possui uma finalidade: a de possuir vida plena e independente ou autárquica. Esta finalidade ética da cidade só poderá ser conhecida através da vivência em comum.
Uma cidade, portanto, é fruto do trabalho coletivo de uma sociedade. Nela está materializada a história de um povo, suas relações sociais, políticas, econômicas e religiosas.
As cidades são centros de inovação, de cultura e de economia. São também onde a maioria das pessoas vive e trabalha. Enquanto as cidades oferecem muitas oportunidades, elas também enfrentam grandes desafios, como a falta de moradia, o transporte, a poluição do ar e da água e o desperdício de alimentos.
Na comunidade urbana, há muitas coisas em comum, por exemplo, alguns serviços como eletricidade, água e esgoto tratados, transportes coletivos, comunicação, rede de bancos e um comércio muito variado.
A cidade é a área urbana de um município, e não qualquer área urbanizada, mas sim aquela delimitada por um perímetro urbano, que também é legalmente estabelecido e separa a cidade do campo.
Dentre as principais funções estão: cidades turísticas, cidades industriais, cidades portuárias, cidades comerciais e prestadoras de serviços. Cidades turísticas: explique que são todas aquelas vinculadas à atividade do turismo, como, por exemplo, Búzios (RJ), Porto Seguro (BA), Campos do Jordão (SP), entre outras.
Resposta: Uma cidade é uma área urbanizada, que se diferencia de vilas e outros espaços urbanos através de vários critérios: população, infraestrutura, organização, serviços, entre outros.
Com certeza, uma cidade é formada por pessoas. E as pessoas, como os seres humanos plurais que são, ocupam espaços de acordo com as suas necessidades e as suas preferências. Por isso, cada cidade é única. Ainda assim, toda cidade, por mais diferente que seja, partilha características em comum com as outras.
Primeiramente, é importante apresentar o contexto histórico da cidade ou bairro. Podemos contar sobre as origens, as influências culturais e as transformações ao longo do tempo. Muitas vezes, a história da nossa localidade está intrinsecamente ligada à história do país, o que torna o relato ainda mais interessante.