Podemos definir uma citação em um projeto de pesquisa como uma referência, anotação ou menção a autores, textos ou lugares que são apresentados no texto acadêmico e científico.
Se você primeiro citar a frase entre aspas, a referência do autor deve apresentar-se na ordem: (SOBRENOME DO AUTOR, ano, página). Lembre-se: sobrenome do autor em caixa alta. Se você primeiro referenciar o autor, para depois fazer a citação, use: Sobrenome (ano, número da página).
a) citações curtas (até três linhas), - com indicação de autoria no contexto; - com indicação de autoria fora do contexto; b) citações longas (mais de três linhas), - com indicação de autoria no contexto; - com indicação de autoria fora do contexto.
se a citação contiver algum trecho entre aspas, coloque-o entre aspas simples; caso a frase seja citada primeiro entre aspas, a referência deve ser feita na seguinte forma: (SOBRENOME DO AUTOR, ano, página), com o sobrenome do autor em caps lock (caixa alta);
Podemos definir uma citação em um projeto de pesquisa como uma referência, anotação ou menção a autores, textos ou lugares que são apresentados no texto acadêmico e científico.
Ela é utilizada quando quem está escrevendo o texto incorpora ideias do texto original, mas as apresenta com as suas próprias palavras. Então, acontece uma tradução ou uma explicação daquela ideia, para facilitar a compreensão de quem está lendo o texto.
Citações são recursos utilizados em textos científicos, referindo-se a autores que já escreveram algo sobre o tema que estamos tratando. As citações trazem embasamento na construção do seu trabalho e informações a respeito da obra e do autor que você está citando.
Ato que convoca o réu para fazer parte do processo. Conforme definição do artigo 238 do Código de Processo Civil - CPC, é chamado "citação" o ato processual que convoca o réu, executado ou interessado, para fazer parte do processo. Trata-se de formalidade essencial para a validade do processo.
Para incluí-la, basta escrever com as suas palavras e sem incluir as aspas duplas da citação direta. Ao final, inclua a referência da fonte, dessa vez apenas com o sobrenome e ano de publicação entre parênteses: (FULANO, 2024).
E as informações devem aparecer da seguinte forma: nome do autor; título e subtítulo (se houver subtítulo); tipo de projeto de pesquisa e nome da entidade a que deve ser submetido; local e ano. Figura 2 – Modelo de página de rosto. Elemento opcional, mas que deve constar sempre que houver duas ou mais figuras no texto.
Para fazer essa citação, você deve copiar a fala do autor pela qual você se interessou, colocando ela entre aspas duplas pra deixar claro que a fala não é sua, e claro, referenciando o autor. A citação direta pode ser curta ou longa. A curta deve ser feita em até 3 linhas no máximo e incluída ao longo do texto.
É a transcrição das ideias do autor consultado, porém usando as suas palavras, ou seja, parafraseando. A ideia expressa continua sendo de autoria do autor que você consultou: por isso, é necessário citar a fonte. Dar crédito ao autor da ideia, sendo desnecessário indicar o número da página de onde a ideia foi extraída.
As citações diretas devem ter até três linhas e estar contidas em aspas duplas. Quando ela for usada para encerrar a frase, como no exemplo acima, o sobrenome do autor deve entrar em maiúsculo, dentro dos parênteses.
É a menção, em um texto, de informação extraída de outra fonte (material e/ou documento) com o objetivo de esclarecer, reforçar ou ilustrar o que se diz.
São modalidades de citação pessoal ou real: a) citação pelo correio (CPC, art. 246, I); b) citação por oficial de justiça (CPC, art. 246, II); c) citação por escrivão ou chefe de secretaria (CPC, art. 246, II); e d) citação por meio eletrônico (CPC, art.
A ABNT NBR 10520 estabelece as regras da apresentação das citações nos trabalhos acadêmicos. Essa norma é fundamental para você referenciar de forma correta as fontes de pesquisa que utilizou e não cometer plágio. Os tipos de citações são: citação direta, citação indireta e citação de citação (apud).
sso porque as citações servem para embasar, legitimar e nós ajudar a construir o argumento da ideia que queremos defender. Dessa forma, a citação nada mais é do que a menção de informações extraídas de outras fontes.
As citações de textos extraídas de outros trabalhos podem ser feitas de forma direta (transcrição literal) e indireta (paráfrase), devidamente documentadas com a indicação do nome do autor da fonte original, grafado em letras maiúsculas para melhor visualização no texto.
Para fazer uma referência de site conforme as normas da ABNT, você deve incluir os seguintes elementos: autor (pessoa ou organização); local de publicação, se houver (não é o site); data de publicação, se houver; endereço eletrônico (URL); data de acesso ao site.
De acordo com a NBR 6023 da ABNT, a referência dos documentos online citados em trabalhos acadêmicos deverá ser feita da seguinte forma: ÚLTIMO NOME DO AUTOR, primeiro nome abreviado. Título: subtítulo (caso exista). Nome da publicação ou do site, local da publicação, volume, número ou fascículo.
A referência começa com o nome da publicação (como se fosse o autor), seguido com o título do texto ou da reportagem. NOME da publicação, Título da matéria. Nome da publicação novamente, cidade de publicação, dia, mês e ano. Seção (se houver).