O clister opaco é um exame de diagnóstico por imagem que utiliza radiação ionizante (Rx) e permite o estudo do intestino grosso. Pode necessitar de preparação, o intestino deve estar limpo. Seguir as recomendações do Serviço de radiologia. É importante a colaboração da criança.
É um exame de raio X especial, que permite avaliação da anatomia do intestino grosso, através da administração de contrate com bário ou iodado pelo reto, por uma sonda, com posteriores exposições radiográficas em algumas posições específicas.
O clister glicerinado é uma solução retal indicada para o tratamento da prisão de ventre, para realizar exames radiológicos do reto ou para lavagem intestinal no preparo para cirurgias ou pré-parto, pois possui glicerol na sua composição, que ajuda a lubrificar e umidificar as fezes, facilitando sua eliminação.
Rx Clister Opaco Duplo Contraste é uma técnica que utiliza radiação para produzir imagens do interior do corpo humano. é usado para diagnosticar fraturas ósseas, avaliar problemas pulmonares e outras doenças.
O enema opaco, apesar de atualmente apresentar indicações restritas, continua útil na propedêutica radiológica do cólon. A perfuração colorretal é a mais grave complicação do enema opaco, ocorrendo em 0,02 a 0,23% dos exames realizados, com taxa de mortalidade de até 50%.
Como devo me preparar para o exame de enema opaco?
Como é o preparo para o exame de Raio-X de Clister ou Enema Opaco (Duplo Contraste)? CHEGADA: 30 minutos antes do horário agendado. DURAÇÃO: previsão de 1 hora. JEJUM: Não é necessário jejum, mas o paciente deve realizar uma preparação em relação à dieta e medicamentos na antevéspera, véspera e no dia do exame.
Quais os principais riscos do exame com contraste?
O contraste pode aumentar o risco de insuficiência renal aguda, exigindo diálise em casos graves; Toxicidade do contraste: em alguns casos, a toxicidade do contraste pode causar problemas de saúde. Isso é mais comum com contrastes de gadolínio, usados em ressonâncias magnéticas.
O clister de limpeza pode ser feito em casa nos casos de prisão de ventre para estimular o funcionamento do intestino ou em outros casos, desde que exista indicação médica. Essa limpeza pode também ser recomendada no final da gestação, já que as mulheres grávidas normalmente apresentam intestino preso.
A enterografia e a colonografia por TC substituíram amplamente os convencionais exames de seriografia do intestino delgado, a esofagografia e o enema baritado.
Tratamento ou meio de diagnóstico que consiste na introdução e passagem de um líquido (água ou outra substância) pelo reto através de um tubo introduzido no ânus. Os principais tipos de clisteres são: purgativo ou de limpeza; microclisteres; sedativos, nutritivos; cicatrizantes, etc.
O meio de contraste causa a distensão do intestino delgado, o que permite uma melhor visualização pelo médico. A enterografia por ressonância magnética (RM) é semelhante à enterografia por TC, uma vez que a pessoa também ingere um agente de contraste líquido antes de serem tiradas fotografias do intestino delgado.
O enema opaco é um procedimento que avalia o intestino grosso (cólon) e o reto. O exame é indicado para pesquisa de megacólon, constipação crônica, sangramento nas fezes, doença inflamatória intestinal (retocolite ulcerativa e doença de Chron).
O contraste retal deve ser feito no início do exame, imediatamente antes da aquisição dos cortes. A administração do meio é feita por meio de infusão direta de uma solução de 25 mL de contraste iodado diluído em 500 mL de soro fisiológico ou de 50 ml de contraste iodado diluído em 1L de soro fisiológico.
O trânsito intestinal é o exame radiológico que tem por objetivo visibilizar a região do intestino delgado, sua forma e função, além de identificar patologias que interferem no trânsito intestinal do usuário.
Durante o procedimento, é necessária a colocação de ar no intestino com o uso de uma fina sonda retal. O exame dura em torno de dez minutos e não requer sedação, sendo bem tolerado pela grande maioria das pessoas.