Para descobrir qual o código da sua empresa é preciso consultar a tabela CNAE através do site www.cnae.ibge.gov.br, nele é possível consultar o código da sua atividade econômica principal, bem como de atividades mais secundárias, se for o caso.
Qual atividade colocar no MEI para motorista de aplicativo?
O MEI que pode ser escolhida por motorista de aplicativos que faturam até R$ 81 mil por ano. Quem trabalha como motorista de aplicativos é um profissional autônomo e tem os mesmos direitos e obrigações das demais atividades permitidas para o MEI.
O que colocar no MEI para motorista de aplicativo?
Como ser um MEI
Inicialmente, deve ser feito o cadastro na plataforma Brasil Cidadão. ...
Em seguida, deve acessar o Portal do Empreendedor, onde se encontra todos os passos e documentação necessária para a formalização dos motoristas de aplicativo, além de dados já colhidos no Brasil Cidadão.
CNAE para transporte de cargas é o número que classifica quais as atividades econômicas podem ser exercidas por sua empresa, nesse caso, para transportadoras ou ainda, para os optantes do MEI caminhoneiro.
Para MEI de transporte de passageiros, apresentar também; Permissão emitida por órgão competente da região, habilitando para o transporte de passageiros (ex.: transporte de escolares, mototáxi, motofrete, motorista de aplicativo).
A sigla CNAE significa Classificação Nacional das Atividades Econômicas. É o instrumento de padronização nacional por meio dos códigos de atividade econômica e dos critérios de enquadramento utilizados pelos diversos órgãos da Administração Tributária do país.
Contudo, CNAE define o ramo de atividade que a sua empresa deseja seguir e o código de serviço define a porcentagem de imposto que irá residir sobre a sua atividade prestada. Então, saiba aqui como classificar o CNAE e como classificar o código de serviço.
Para saber se o CNAE da empresa pode aderir ao Simples, você pode consultar as Resoluções do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) ou conversar a respeito com seu contador. Essas normas, emitidas pela Receita Federal, trazem listas dos códigos impeditivos à adesão ao regime.
Qual o código de tributação nacional para motorista?
SIMPLES NACIONAL - Motorista de aplicativo pode se formalizar como MEI. Através da Resolução CGSN 148/2019, DOU de 8 Ago 2019, o Comitê Gestor do Simples Nacional, incluiu o código CNAE4929-9/99 na listagem das atividades permitidas à se formalizarem como Microempreendedor Individual – MEI.
divisões: total de 87 e correspondem ao segundo número do CNAE; grupos: total de 285 e correspondem ao terceiro número do CNAE; classes: total de 672 e correspondem ao quarto número do CNAE e ao dígito verificador; subclasses: total de 1.318 e correspondem aos dois últimos números do CNAE após o dígito verificador.
Basta acessar o Card do Simples Nacional (Solicitação de Enquadramento no SIMEI) e ter em mãos os documentos que serão solicitados, que são: CNPJ. CPF. Código de Acesso ou Certificado Digital.
Sim, a CNAE 4929-9/02 - Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, intermunicipal, interestadual e internacional, pode ser MEI de acordo com as leis atuais. Alíquota Anexo III: De 6% ate 33%.
O CNAE para motorista de aplicativo é 5229-0/99. A atividade possui o nome “Motorista (por aplicativo ou não) Independente” e a descrição da subclasse CNAE “Outras atividades auxiliares dos transportes terrestres não especificadas anteriormente”.
MEI pra motorista de aplicativo é obrigatório? Não é obrigatório ter CNPJ para ser motorista da Uber ou de qualquer outro aplicativo. Entretanto, ser Microempreendedor Individual (MEI) traz alguns benefícios.
A analista de negócios do Sebrae-SP Angela Martins cita alguns benefícios do enquadramento como MEI: Simplicidade Tributária: O MEI recolhe um valor fixo mensal (R$ 70,66), chamado de Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), que engloba os tributos federais, estaduais e municipais.