Colite nervosa Popularmente conhecida como síndrome do intestino irritável, este tipo da doença é causada por questões psicológicas, como estresse, ansiedade e depressão. Seus sintomas são diarreia frequente, estufamento abdominal e dor de barriga.
Os remédios caseiros para colite como suco de maçã, chá de gengibre ou chá verde, podem ajudar a aliviar os sintomas relacionados com a inflamação do intestino, como diarreia, dor abdominal ou gases, por exemplo, além de manter o corpo hidratado.
Carnes magras e peixes, leites e derivados com baixo teor de gordura, frutas e vegetais sem casca, bagaço e sementes, gorduras boas como azeite extra virgem, óleo de coco e abacate. Evite consumir: Cafeína, comidas apimentadas, industrializados ricos em sal e conservantes, bebidas alcóolicas e açúcar refinado e doces.
Retocolite Ulcerativa (ou Colite ulcerativa) é uma doença que causa inflamação no intestino grosso e no reto, gerando sintomas que podem prejudicar muito a qualidade de vida. Trata-se de uma colite crônica, ou seja, pode perdurar por um tempo bastante prolongado (meses a anos).
A inflamação é causada pela toxina produzida pela bactéria C. difficile e geralmente se desenvolve depois de as pessoas tomarem antibióticos que permitem que essas bactérias cresçam no intestino. A colite induzida por C. difficile geralmente ocorre após a administração de antibióticos.
Pessoas com colite ulcerativa também podem apresentar intolerância ao glúten. Nestes casos, é aconselhado evitar alimentos como bolacha, bolo, biscoito, pão, torrada, macarrão e massa de pizza feitos com centeio ou trigo.
Não existe cura mas os sintomas podem ser aliviados mediante uma combinação de alterações na dieta, medicamentos, uso de probióticos e tratamento dos problemas psicológicos associados. Devem-se privilegiar os alimentos pobres em gordura e ricos em hidratos de carbono, como pastas, arroz, cereais, frutas e vegetais.
Os sintomas da colite ulcerativa aparecem e desaparecem. Uma crise pode ser grave por alguns dias ou semanas e depois desaparecer ou pelo menos ficar menos intensa por algum tempo. Na maioria das pessoas, os sintomas ficam aparecendo e desaparecendo por toda a vida. As crises geralmente começam de modo gradativo.
O que faz o Médico Coloproctologista? Coloproctologista é um médico especializado em doenças do intestino grosso: cólon, reto e ânus. Ele é o profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento, tanto clínico quanto cirúrgico, dessas doenças.
A colite é uma doença inflamatória que afeta o intestino grosso e o reto, e pode ser causada por diversos fatores, incluindo infecções, doenças autoimunes e estilo de vida.
Como são as fezes de quem tem síndrome do intestino irritável?
O paciente pode ter um quadro de diarreia súbita, com urgência para evacuar e incapacidade de segurar as fezes por muito tempo. Em alguns casos, após a dejeção, o paciente pode ter uma incômoda sensação de evacuação incompleta.
Os laticínios (como leite e derivados) devem ser evitados quando as pessoas com a colite têm sintomas como dor abdominal ou distensão abdominal. Mesmo aqueles que antes ingeriam normalmente a lactose podem apresentar uma intolerância a lactose transitória nas exacerbações da doença.
Se a doença se estender para partes mais altas do intestino grosso, as fezes ficam muito moles e a pessoa pode ter mais de 10 evacuações por dia. Frequentemente, a pessoa tem cólicas abdominais intensas e espasmos retais dolorosos e incômodos, acompanhados de urgência para evacuar. Não há melhora durante a noite.
Para casos leves a moderados, o metronidazol é o antibiótico de escolha. Nos casos mais graves, a vancomicina, por via oral, deve ser a escolha. Nos casos de colite fulminante, com rompimento iminente ou já estabelecido do cólon, o tratamento deve ser cirúrgico, com ressecção da região afetada.
Cenoura; Chuchu; Abobrinha; Mas atenção - legumes como o feijão, ervilha, lentilha, grão de bico e a soja devem ser consumidos apenas em forma de caldos.
A alimentação não é a causa da doença, mas manter uma dieta com alimentos leves e diminuir os ricos em gorduras e condimentados contribui para melhorar a qualidade de vida de quem tem colite.