Como principais exemplos de materiais de matriz para compósitos, pode-se citar os metais, os polímeros e as cerâmicas. Como alguns exemplos de materiais de reforço para compósitos estão as fibras (de vidro, carbono, orgânicas, de carbero ou silício, entre outras), assim como a madeira, o grafite e alguns minerais.
Os compósitos, também chamados de materiais compósitos, são materiais formados pela união de outros materiais com o objetivo de se obter um produto de maior qualidade. A síntese de materiais compósitos envolve a mistura de compostos de diferentes naturezas para conferir novas propriedades aos materiais.
Os composites mais conhecidos e mais usados são os que se compõem de matrizes poliméricas (plásticos termofixos, ou seja, cujas propriedades físicas e químicas não variam com a temperatura) e de fibras minerais (de vidro, carbono e aramida, principalmente).
Os materiais compósitos têm sido utilizados pelo homem há milhares de anos, de forma empírica nossos ancestrais faziam misturas de materiais naturais para aumentar a resistência ou a durabilidade de seus utensílios e construções, por exemplo, misturando argila com palha.
Um exemplo de compósito natural é o osso, que incorpora o mineral hidroxiapatita, responsável pela sua rigidez, e o colágeno, uma proteína elástica,que melhora sua resistência à fratura.
Os Materiais Compósitos são constituídos por dois ou mais componentes com propriedades químicas ou físicas diferentes. A combinação desses materiais resulta em propriedades superiores quando comparados com materiais individuais. Os compósitos são conhecidos pela resistência, eficiência e durabilidade aprimoradas.
Assim, podemos por exemplo classificá-los conforme a sua origem em Materiais Naturais ou Artificiais. As matérias-primas ou materiais naturais podem ser de origem animal, vegetal, mineral, ou de outro tipo de origem. Tal como o nome indica, um Material Natural tem origem na Natureza.
As substâncias açúcar e álcool, por exemplo, são formadas pela união de diferentes átomos: hidrogênio, oxigênio e carbono. Outros exemplos de substâncias compostas são a água (H2O), o ácido clorídrico (HCl), o metano (CH4), a amônia (NH3), o cloreto de sódio (NaCl), entre outras.
Assim como a derivação, a composição é um dos processos de formação de palavras, as quais são unidas a partir de duas ou mais palavras simples ou radicais. Essa composição dá origem a novas palavras que possuem significado próprio. A palavra 'couve-flor', por exemplo, é composta pelos substantivos 'couve' e 'flor'.
Produto composto nada mais é do que um produto que tem em sua composição outros produtos que são chamados de matéria-prima, insumos, ingredientes ou ainda componente para que então seja produzido o produto final que será vendido para o cliente.
Os Composites são uma variedade de sólidos produzidos através da combinação de materiais já existentes, com o intuito de melhorar a resistência de inúmeros objetos. Se combinarmos fibras de carbono e resina vamos obter um composite resistente a altas temperaturas, pressão, pancadas, etc.
Um compósito é um material formado a partir da mistura de dois ou mais constituintes imiscíveis que diferem entre si na forma e na composição química. Os materiais compósitos apresentam propriedades significativamente diferentes das propriedades dos seus constituintes.
Quais são as principais aplicações dos materiais compósitos?
Assim, as aplicações do compósito são diversas e estão presentes desde a vida cotidiana até a indústria. Alguns tipos de barco de lazer, pranchas de surf, raquetes de tênis, tacos de golfe e skates são exemplos de materiais que podem estar presentes no dia a dia e que em sua composição têm compósitos.
As composições podem ocorrer de modo descritivo, ou seja, dão nomes a objetos por meio de suas características mais relevantes (lava-louças, papel-alumínio) e também de forma metafórica, ou seja, que resultam do uso figurado da linguagem (louva-a-deus, arranha-céu).
As substâncias puras compostas, ou substâncias compostas, são aquelas constituídas por moléculas que contêm dois ou mais elementos químicos diferentes.
Os materiais usados nas atividades humanas podem ter diferentes origens. Quando estão disponíveis na natureza, são chamados de materiais naturais. Exemplos: madeira, algodão, pedra,entre outros.
Quais os 4 principais tipos de materiais que existem?
Tradicionalmente os materiais são classificados em quatro grupos: metais, cerâmicos, polímeros e compósitos. São elementos químicos sólidos a temperatura ambiente (23 °C) e pressão atmosférica de 1 atm (com a única exceção do mercúrio).