Hoje, o conceito refere-se a um grupo de pessoas que compartilham algo em comum, como uma história comum, um objetivo comum, uma determinada área geográfica ou práticas comuns, como as comunidades quilombolas, as comunidades virtuais e as comunidades escolares.
As comunidades podem ser extremamente diferentes entre si. Enquanto algumas são centralizadas, hierárquicas e formais; outras podem ser descentralizadas, horizontais e informais.
Além dos povos indígenas, são listados 27 povos e comunidades tradicionais no Brasil: Andirobeiras; Apanhadores de Sempre-vivas; Caatingueiros; Catadores de Mangaba; Quilombolas, Extrativistas, Ribeirinhos, Caiçaras, Ciganos, Povos de terreiros, Cipozeiros, Castanheiras; Faxinalenses; Fundo e Fecho de Pasto; ...
grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e ...
Os povos e comunidades tradicionais do Brasil são aqueles que têm uma conexão forte com a terra, a cultura e a natureza do país. Entre eles, muitos pensam que se envolvem só os indígenas. Mas, na verdade, existem vários outros grupos nessa categoria também.
Hoje, o conceito refere-se a um grupo de pessoas que compartilham algo em comum, como uma história comum, um objetivo comum, uma determinada área geográfica ou práticas comuns, como as comunidades quilombolas, as comunidades virtuais e as comunidades escolares.
A estrutura de uma comunidade pode ser descrita por sua riqueza específica que é o número de espécies presentes, e pela diversidade específica que é uma medida da riqueza específica e da uniformidade das espécies (números relativos).
A palavra comunidade remete a diversos significados relacionados a conjuntos de pessoas: de uma região, grupos com interesses em comum ou que estudam, trabalham e se relacionam num determinado espaço.
As comunidades podem ser definidas como conjuntos de populações, ou seja, uma comunidade é formada por organismos que vivem em uma área determinada em um dado período de tempo. Assim, a comunidade difere-se da população por ser constituída por conjuntos de organismos de mais de uma espécie.
Podemos chamar de comunidade um grupo pequeno ou grande de pessoas que comungam, ou seja, compartilham espaço, ideias e até mesmo cultura. Em geral, o termo é utilizado para referir-se às formas mais antigas ou mesmo menos institucionalizadas de agrupamento de pessoas que compartilham algo.
São elas: Família “Tradicional”; União Estável; Família Homoafetiva; Família Paralela ou Simultânea; Família Poliafetiva; Família Monoparental; Família Parental ou Anaparental; Família Composta, Pluriparental ou Mosaico; Família Natural, Extensa ou Ampliada; Família Substituta; Família Eudemonista.
Uma comunidade é um conjunto de pessoas que se organizam sob o mesmo conjunto de normas, geralmente vivem no mesmo local, sob o mesmo governo ou compartilham do mesmo legado cultural e histórico.
Podemos definir o conceito de Comunidade, de maneira mais objetiva, como um agrupamento de pessoas que vive dentro de uma mesma área geográfica, rural ou urbana, unido por interesses comuns e que participa das condições gerais de vida.
Uma comunidade é formada por pessoas com afinidade entre si, sob a mesma influência cultural e histórica, e geograficamente convivendo no mesmo território. Pode variar de tamanho, seja pelo número de pessoas ou pelo espaço, de acordo com essas características.
Trata-se de um grupo social capaz de prover as necessidades de seus membros. Desse modo, não há necessidade de que sejam estabelecidas relações de dependência com aqueles que não integram a comunidade; É um grupo pequeno.
A palavra “comunidade” significa ter algo em comum. Mas a questão é saber o que nós temos em comum. Em concreto, temos uma tradição, temos direitos e deveres, compromissos e orientações.
Para entender o conceito de comunidades resulta importante sa- ber que podemos definir a comunidade como o conjunto de popula- ções que coexistem em determinadas combinações de condições ambientais com uma composição e uma estrutura.
Chamamos de comunidade o conjunto de populações de diversas espécies que habitam uma mesma região em um determinado período de tempo e que mantém relações próximas ou distantes entre si. Um exemplo: os jacarés, os peixes, a capivara a onça onça- pintada, a vegetação rasteira e aquática de uma área alagada do Pantanal.
A comunidade é a ligação de relacionamentos profundos de pessoas à normas e à valores conjuntos e vivência em um mesmo sistema de atividades (profissional), estabelecendo um modo de comunicação próprio que dá aos seus membros a capacidade de exercer influência e solidariedade recíproca6. HALL, 2006).
Povos e comunidades tradicionais são grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, ...