Conceito pode ser sinônimo de pensamento: “isso não entra no meu conceito”. Ou compreensão de uma palavra: “seu conceito de moral é antiquado”. Ou o equivalente da reputação de uma pessoa: “ela não goza de bom conceito”.
Um conceito pode ser traduzido como a concepção ou a caracterização de algo. De maneira mais profunda, podemos dizer que o conceito corresponde à formulação de ideias por meio de palavras ou, então, de recursos visuais.
Conceito (do latim conceptus, do verbo concipere, que significa "conter completamente", "formar dentro de si"), substantivo masculino, é aquilo que a mente concebe ou entende: uma ideia ou noção, representação geral e abstracta de uma realidade.
A palavra conceito surgiu do termo em latim conceptus, que significa “coisa concebida” ou “formada na mente”, podendo ser expresso como uma ideia, noção ou concepção sobre algo que surgiu pelo pensamento de alguém. É a maneira como compreendemos e pensamos sobre algo.
Um conceito é um conhecimento mais geral aplicado a um objeto ou a uma situação particular: representa uma categoria de objetos, de eventos ou de situações e pode ser expresso por uma ou mais de uma palavra. Para alguns, essa representação é mental; para outros, ela é linguística e pública.
Para a identificação de conceitos, é necessário que o processo de coleta de termos seja realizado de forma minuciosa. A análise de contextos é parte fundamental para que ocorra a síntese. Finaliza enfatizando que os cientistas se apropriam das palavras dando a elas um sentido específico.
A formação de conceitos começa pela abstração, por meio dos signos ou palavra. A generalização é a transição do pensamento a um nível mais elevado de abstração, quando a palavra faz sentido. O pensamento se materializa na palavra com significado, por meio da linguagem.
O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa assinala que conceito é a “representação mental de um objeto abstrato ou concreto, que se mostra como instrumento fundamental do pensamento em sua tarefa de identificar, descrever e classificar os diferentes elementos e aspectos da realidade”.
Para que haja uma definição, faz-se extremamente necessário que o termo atenda a dois princípios básicos: ser universal na sua extensão e particular na sua compreensão; ou seja, deve se estender a todos os objetos e dizer somente deste objeto em si.
Elaborar conceitos é ter a possibilidade de apreendê-los na consciência, interpretá-los, compreendê-los nas relações sociais concretas, ou seja, atribuir-lhes sentido.
No sentido linguístico, o conceito de fala está em relação dicotômica com o de língua e pode ser definido como a materialização de um conjunto de conhecimentos abstratos que os falantes possuem sobre a estrutura e o funcionamento de um dado sistema linguístico.
O significado é lingüístico; o conceito é terminológico. A definição terminológica busca definir o conceito, e não um significado, estabelecendo um jogo de conceito a conceito que determina as relações que os unem.
Por outro lado, o conceito de exemplo também se pode referir ao facto, à cláusula ou ao texto que se cita para sustentar uma determinada afirmação ou opinião.
1) Uma definição precisa fornecer a essência daquilo que está sendo definido. 2) Uma definição não deve ser circular. 3) Uma definição não deve ser negativa quando ela pode ser positiva. 4) Uma definição não deve ser expressa em linguagem figurativa ou obscura.
A função dos conceitos é a representação do real e quando houver necessidade de inferências, onde a abstração se faz presente, há que se ter ainda mais atenção, para que ser perceba o importante, já que a totalidade da realidade é impossível de apreender.
Segundo Sócrates, a opinião é algo que muda. Ela depende de um lugar, época, gostos pessoais e etc. Ela não tem vínculo com a veracidade. O conceito é algo que você descobre através da livre reflexão; através do pensamento.
Conceito pode ser sinônimo de pensamento: “isso não entra no meu conceito”. Ou compreensão de uma palavra: “seu conceito de moral é antiquado”. Ou o equivalente da reputação de uma pessoa: “ela não goza de bom conceito”.
a formação de conceitos é o resultado de uma atividade complexa, em que todas as funções intelectuais básicas (atenção deliberada, memória lógica, abstração, capacidade para comparar e diferenciar) tomam parte; - os conceitos novos e mais elevados transformam o significado dos conceitos inferiores (Vygotsky, 1991).
E conceito é a definição de um determinado termo. Um exemplo: se o objetivo é o aluno identificar o que é um inseto no contexto dos demais invertebrados, o professor deve eleger como conteúdo animais invertebrados, apresentar o conceito de inseto e explicar o aspecto que o diferencia dos animais que não possuem ossos.