Entende-se por Conhecimento Sensível, os conhecimentos estratégicos que possuem um potencial de aproveitamento de oportunidades ou desenvolvimento em diversos ramos, econômico, político, científico e social. Envolve também o ramo tecnológico, pesquisas com patrimônio genético.
É o conhecimento obtido através dos sentidos - visão, audição, olfato, tato e paladar. Este conhecimento pode ocorrer numa experiência (emperia = experiência) particular de um indivíduo com um objeto, por exemplo, ao comer uma maçã um indivíduo conhece a maçã. Através de seus sentidos ele pode dizer: 'Esta maçã é doce.
No Mito da Caverna o mundo sensível é aquele no qual os sentidos é que determinam a experimentação das coisas e o entendimento dos fatos enquanto o mundo inteligível é aquele no qual a razão é que determina o entendimento das coisas.
Qual a diferença entre conhecimento sensível e inteligível?
O conhecimento sensível, de acordo com Platão, permite, no máximo, opiniões (doxa). Os sofistas eram os mestres na arte de melhorar as opiniões (retórica persuasiva). 3º Conhecimento inteligível - através da inteligência, faculdade superior da alma, podemos conhecer as coisas do mundo.
Conhecimento Sensível e Inteligível na Educação // PodCrê //
O que é algo sensível?
1 Que sente, que possui sensibilidade; sensivo. 2 Capaz de facilmente receber as impressões ou sensações externas. 3 Capaz de ser percebido pelos sentidos; que impressiona os sentidos; perceptível. 4 Que se faz sentir; que causa impressão.
Já o mundo sensível seria a realidade com a qual nos defrontamos em nosso cotidiano básico, acessada por meio de nossa experiência sensível. Essa realidade é ilusória, enganosa e inferior, levando o ser humano ao erro, causado pelas aparências das coisas do mundo, que não correspondem às essências.
Por que Platão separava o mundo das ideias do mundo sensível?
As Ideias são puramente espirituais, não contendo materialidade alguma, nem contato com o mundo sensível. Na verdade, este tem o seu modo de ser, de existir somente por participar das ideias do mundo inteligível. O inteligível transcende o sensível e o determina.
Mundo Inteligível é o Mundo das ideias, descrito no mito da caverna de Platão. Ë resumidamente a ideia de que fazemos das coisas, o ideal. Ex.: sabemos o que é uma cadeira, independente de sua forma, pela ideia de "cadeira" que possuímos. Mundo Sensível, pelo contrario, seria o Mundo material, o que tocamos.
O que é possível conhecer exclusivamente por meio do conhecimento sensível?
O conhecimento sensível: Um banquete para os sentidos: Através da percepção direta dos nossos sentidos, como visão, tato, audição, olfato e paladar, exploramos o mundo físico em toda sua riqueza.
Qual a diferença entre o mundo sensível e o mundo inteligível segundo as concepções platônicas e aristotélicas?
Platão diz que as coisas sensíveis não são passíveis de conhecimento, pois estão em constante movimento. Assim, ele desenvolve a teoria das Ideias, segundo a qual há um mundo inteligível no qual os seres são Ideias imutáveis. Esses seres correspondem às essências das coisas sensíveis, que estão no mundo sensível.
A coisa sensível refere-se a objetos ou eventos concretos que podemos perceber através dos nossos sentidos, como uma mesa, uma música ou um pôr do sol. Essas coisas sensíveis possuem um sentido, que é a interpretação que fazemos delas e o significado que atribuímos a essas experiências sensoriais.
Segundo Platão, atingir o conhecimento implica converter o sensível ao inteligível – ou seja, despertar, reviver e relembrar esse conhecimento esquecido. Dessa forma, a alma se liberta das aparências para se abrir ao conhecimento das ideias verdadeiras. Para isso, Platão recorre à dialética, essencialmente dialógica.
Ao longo da história da humanidade, iremos distinguir quatro tipos de conhecimento: o conhecimento popular ou senso comum, o conhecimento religioso, o conhecimento filosófico e o conhecimento científico.
A sensibilidade fornece o sentido do corpo que, por sua vez, possibilita viver e perceber o mundo de várias maneiras. A sensibilidade nos dá a capacidade de inventar e criar; e isso nos credencia como seres diferentes, que percebem o mundo de modo diverso.
Nela, Kant define sensibilidade como o modo receptivo - passivo - pelo qual somos afetados pelos objetos, e intuição, a maneira direta de nos referirmos aos objetos. Funciona assim: tenho uma multiplicidade de sensações dos objetos do mundo, como cor, cheiro, calor, textura, etc.
Qual a diferença entre o mundo sensível e o mundo inteligível?
O mundo sensível é composto de objetos que mudam constantes e não são perfeitos, como os objetos físicos que percebemos com os sentidos. Já o mundo inteligível é composto por objetos inteligíveis, que são perfeitos e imutáveis.
O filósofo é capaz de escalar o muro para a contemplação da luz plena. Essa luz é o Ser, o Bem; é essa a luz que ilumina o mundo inteligível (que se pode conhecer). A imagem apresentada por Platão é uma das mais belas e mais conhecidas de toda a história da filosofia.
Ideias ou formas: São os únicos objetos passíveis de oferecer verdadeiro conhecimento Inteligível que é a realidade imutável, igual a si mesma. Suas características constitui uma maneira de garantir a possibilidade do conhecimento e fornecer uma inteligibilidade relativa aos fenômenos da qualidade.
Há no pensamento de Platão a admissão de dois mundos: o mundo das Formas e o mundo sensível. Rejeita, porém, a segunda tese daquela teoria, de que Platão argumente no sentido de que há conhecimento somente das Formas e que relativamente aos sensíveis não é possível obter conhecimento mas tão-somente crença ou opinião.