Os acoplamentos de alta rotação são aqueles diretamente conectados ao eixo do acionamento. Eles podem estar ligados a equipamentos como motores elétricos, motores a combustão, turbinas e geradores.
Já os de alta rotação são motores a combustão (gasolina, álcool e GNV) que operam em regime de rotação acima de 5000 RPM, e motores a explosão (diesel) que operam em regimes de rotação acima de 3000 RPM.
Quando um cirurgião dentista diz alta rotação ele está se referindo, carinhosamente a caneta de alta rotação que é usada na maioria dos procedimentos odontológicos. Ela tem esse nome por ser um aparelho com alta rotação que facilita a remoção do tecido cariado dos dentes em procedimentos de limpeza.
O liquidificador industrial de alta rotação tem hélices que giram mais rápido e um motor menos potente. Ele é ideal para preparar alimentos líquidos, como sucos, vitaminas e milk shakes. Já o de baixa rotação é indicado para fazer cremes, pastas, sorvetes ou alimentos mais densos, como alguns tipos de massas.
Como o nome já diz, sua rotação é mais lenta, em média 3.500 rotações por minuto, porém com um motor mais forte, em média 0,5 CV. Sendo assim é indicado para massas, cremes, maioneses e muito mais pois precisa de força para bater e homogenizar o alimento.
É a faixa de utilização na qual está disponível o binário máximo, ou seja, é nesta faixa que o motor faz menos esforço. Fazendo menos esforço, será aqui que também terá consumos de combustível mais reduzidos.
Um motor hidráulico de baixa rotação é um tipo de motor hidráulico projetado para operar em velocidades mais baixas, geralmente abaixo de 1000 RPM. Eles são usados em aplicações que exigem movimentos lentos e precisos, onde o torque e o controle de velocidade são mais importantes do que a velocidade em si.
Assim, quanto menor a taxa de ciclo do motor por minuto, menor o consumo de combustível do motor. Para manter um bom consumo de combustível, oriente os seus motoristas a manterem a RPM do motor entre 1500 e 2000 ao dirigir em velocidade constante.
Quanto mais alta a RPM, mais rápido o motor gira e energia é produzida. Isso afeta o desempenho do veículo, uma vez que o equipamento é responsável por fornecer energia para a transmissão, que se conecta com as rodas, colocando-as em movimento.
Convertendo essa velocidade média para uma rotação ideal para economizar combustível, seria de 2.000 RPM a 3.000 RPM quando em velocidade constante de 80 km/h e de 2.500 RPM a 3.500 RPM, em velocidade constante de 100 km/h.
O motor hidráulico de alta rotação é um dispositivo utilizado para converter a energia hidráulica em energia mecânica de rotação. Esse tipo de motor é amplamente empregado em aplicações industriais que exigem movimento de alta velocidade, como em máquinas e equipamentos pesados.
Mas existe uma dicha excelente: a economia de combustível é mais fácil quando o motorista não pisa fundo no acelerador. De maneira geral, é possível poupar quando o veículo se mantém entre 40 e 70 km/h de forma constante, engatando na quinta marcha e enquanto dirige sobre um terreno plano.
Quanto mais alta a velocidade, mais combustível se gasta. Por exemplo, se o limite da estrada for 120 km/h, ande a 100 km/h ou a 90 km/h. Essa pequena mudança vai reduzir MUITO o consumo de combustível sem aumentar tanto assim o tempo da viagem.
No entanto, em geral, utilizar marchas mais baixas em velocidades mais altas pode aumentar o consumo de combustível, pois o motor precisa trabalhar mais para manter a velocidade.
Os liquidificadores comuns em sua velocidade máxima atingem entre 17000 a 25000 rotações por minuto (rpm). Nos liquidificadores mais potentes, acima de 2000W, é mais comum encontrar velocidades acima de 25000 rpm.
De modo geral, a potência ideal de um liquidificador deve ser acima de 500 watts. A seguir, entenda melhor a potência e desempenho dos eletroportáteis: Potência ideal para misturas leves, sucos e vitaminas: 300 watts. Potência útil para famílias pequenas, com uso esporádico para misturas leves e cremes: 300 a 500 watts.
Na prática, ele mostra a rotação do motor que é denominada RPM ou rotações por minuto. A descrição no relógio é mostrada de forma abreviada — já que 1, 2,3 e 4 indicam 1.000, 2.000, 3000 e 4.000 giros, respectivamente — e quer dizer quantas milhares de vezes o virabrequim gira por minuto.
Uma unidade de medida muito comum para a frequência é a rotação por minuto (r.p.m). Um objeto que executa um movimento circular a 60 r.p.m, por exemplo, completa 60 rotações por minuto.