Área privativa A área privativa, como o nome mesmo sugere, é todo o espaço privado da porta de entrada para dentro do apartamento, incluindo paredes e pilares. Resumindo, é a metragem dos cômodos que apenas os moradores do imóvel têm acesso e vão usar.
Como calcular a área privativa? Para calcular a sua parte privativa, você deve somar a metragem quadrada de todos os cômodos e espaços internos do imóvel. Esse cálculo inclui as varandas, as sacadas e as garagens, desde que elas sejam de uso exclusivo do proprietário.
O que é a área privativa de um apartamento? Mas afinal, o que é a área privativa de um apartamento? Basicamente, é toda a área destinada ao uso exclusivo de um proprietário que adquiriu o imóvel. Diferente da área útil, a área privativa inclui o espaço ocupado pelas paredes do apartamento.
O que é área privativa? De uso privado do proprietário, a área privativa é aquele ambiente onde os demais condôminos não têm acesso. Área essa informada na escritura e matrícula do imóvel. Essa área contempla também vagas de garagem, despensas e depósitos, por exemplo.
Qual a diferença entre área privativa e área comum?
A principal diferença entre a área útil, a área total e a área privativa está nas áreas que cada uma delas considera. A área útil é o espaço interno do imóvel, a área total inclui as áreas comuns do edifício e a área privativa inclui as áreas exclusivas do imóvel.
O que significa Área Privativa e qual a diferença de Área Útil?
Como calcular a área privativa de um imóvel?
Para calcular a área privativa de qualquer imóvel, é necessário somar todos os cômodos que constituem a propriedade, como salas, quartos, banheiros, cozinhas, corredores, e as espessuras das paredes.
Os dois termos indicam coisas diferentes: área privativa corresponde à metragem dos cômodos que apenas o morador vai usar. Área total é a soma da área privativa com a fração proporcional de cada espaço comum do edifício. Já a área útil é o que sobra da privativa descontando o espaço ocupado pelas paredes.
Os espaços privados são de propriedade privada (pessoas ou empresas), ou seja, casas, lojas comerciais, escolas particulares, Shopping Centers. Os responsáveis pela manutenção e preservação locais são os proprietários.
A área privativa de um imóvel corresponde à somatória das medidas das superfícies limitadas pelas paredes externas de uma unidade autônoma, coberta ou descoberta, aberta ou fechada. Área privativa representa o espaço interno do imóvel, incluindo as garagens.
Alguns elementos e espaços não são considerados como parte da área construída de uma propriedade. Isso inclui áreas ao ar livre, como pátios, varandas, terraços e jardins. Além disso, corredores externos, garagens e áreas descobertas dedicadas ao estacionamento não são contabilizados na área construída.
A área privativa é todo o espaço da porta de entrada para dentro da unidade, incluindo paredes e pilares. Ou seja, é a metragem dos cômodos que apenas os moradores vão usar, que os demais condôminos não têm acesso. Assim, é a área privativa que aparece na escritura e na matrícula do imóvel.
Áreas privativas são espaços exclusivos que geralmente compõem a área total de um apartamento térreo. Elas fazem com que a sensação de espaço do imóvel seja maior e o morador pode utilizar esse local para criar um ambiente voltado para o lazer, jardinagem, academia, entre outras coisas.
A área real privativa acessória é aquela área da unidade autônoma de uso exclusivo, situada fora dos limites físicos de sua área privativa principal, destinada a usos acessórios, tais como: depósitos, escritórios, box de lavanderia e vagas de garagem.
A área útil é a área interna total do imóvel, excluindo as áreas ocupadas pelas paredes. Garagens e varandas não entram nesse somatório. A área útil é a área realmente aproveitada para móveis e utilização. Em inglês a área útil é useful floor área, e um sinônimo não muito utilizado por aqui é área de vassoura.
Vagas de garagem privativas, como o próprio nome indica, são aquelas de propriedade individual do condômino. Ao contrário das vagas coletivas, elas não integram a área comum.
Na área útil não se conta o espaço ocupado por paredes, pilares, garagens, depósito e tudo mais o que for considerado como área externa, como um jardim.
Já quando se trata do estacionamento do edifício, por exemplo, ele só será considerado área comum se suas vagas puderem ser ocupadas de forma aleatória. A área privativa, como o nome mesmo sugere, é todo o espaço privado da porta de entrada para dentro do apartamento, incluindo paredes e pilares.
As salas privativas são destinadas aos profissionais que não querem abrir mão das facilidades oferecidas por um escritório compartilhado, mas que necessitam de um espaço mais reservado para trabalhar.
Ter um terraço privativo significa ter um local exclusivo para relaxar e se divertir. Você pode criar um ambiente de entretenimento ao ar livre, onde pode desfrutar de momentos de lazer com amigos e familiares.
Os espaços privados pertencem a alguém, como pessoas ou empresas, são exemplos de espaços privados: casas, lojas comerciais, escolas particulares, Shopping Centers. Geralmente, os espaços privados ou particulares são mantidos pelos proprietários, eles cuidam e fazem a manutenção para a sua preservação.
O espaço doméstico é onde vivemos com nossas famílias e é caracterizado por ser um ambiente privado. Este espaço é onde desenvolvemos nossas atividades diárias mais íntimas, como descansar, cozinhar, estudar e conviver com nossos entes queridos. Pode ser uma casa, um apartamento ou qualquer outro tipo de moradia.
Garagens cobertas: mesmo que a garagem seja um espaço acessório, se ela for coberta, é computada como parte da área construída; Varandas cobertas: varandas ou sacadas que são cobertas também entram na conta.