A Constituição Federal define quem possui nacionalidade brasileira, sendo aquele: que nasce em território brasileiro (desde que os pais, se estrangeiros, não estejam a serviço do seu país); ou que nasce no estrangeiro de pai ou mãe brasileira (desde que algum deles esteja a serviço do Brasil); ou que nasce no ...
E sustentam que a cidadania está ligada ao uso dos direitos políticos. De acordo com essas posições, para os primeiros são cidadãos brasileiros todos aqueles que a Constituição considera brasileiros, natos ou naturalizados.
Um estrangeiro vivendo no Brasil, que solicitou e foi aceito como um cidadão brasileiro é naturalizado. Segundo a Constituição, todas as pessoas que possuem a cidadania brasileira são iguais, independentemente de raça, etnia, gênero ou religião.
O Brasil é um país de dimensões continentais localizado na América do Sul, com capital em Brasília. Apresenta uma enorme diversidade paisagística, econômica e cultural. O Brasil é o maior país da América do Sul, com área de mais de 8,5 milhões de km². Tem como capital a cidade de Brasília.
Qual é a diferença entre brasileiro nato e naturalizado?
O que te identifica como brasileiro?
A espontaneidade, a alegria, a irreverência e a sim- patia podem ser elencadas como as principais. Muitos chegam ao país e adquirem os produtos brasileiros, esperando encontrar essas características impressas. A brasilidade, mais que um aspecto comercial, configura-se como algo vivencial.
A junção deles compõe a essência do brasileiro: somos autênticos em nossas ações e simples na forma de viver, temos uma ótima capacidade de socialização nos mais diversos ambientes e somos perpetuadores das nossas tradições e histórias.
A expressão jeitinho brasileiro, ou simplesmente jeitinho, refere-se de modo abrangente à maneira que o povo brasileiro teria de improvisar soluções para situações problemáticas, usualmente não adotando procedimentos ou técnicas estipuladas previamente.
Ter orgulho de ser brasileiro é ter um sentimento de satisfação e gratidão ao olhar para o que o Brasil é e para a sua história. Ao contrário do que muitos pensam, não se trata de ignorar os defeitos do país, mas sim de saber que as suas qualidades são capazes de superar os problemas.
Afinal, o que é ser cidadão? Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos.
Assim, ser nacional significa pertencer a determinado grupo de pessoas ligadas entre si pela cultura, tradições, hábitos e costumes. Ao definir-se o nacional, por exclusão determina-se o estrangeiro, consistente no indivíduo que não é nacional em relação a determinado Estado.
O vocábulo brasileiro hoje designa aquele que nasce no Brasil. Todavia, do século XVI ao final, provavelmente, do século XVIII, brasileiro denominava os indivíduos que se dedicavam ao negócio do pau-brasil.
Houaiss explicou: o sufixo de nação é “ano”, como em americano, australiano, italiano, mexicano, ou “ês”, como em francês, português, inglês ou japonês. Já o sufixo de profissão é “eiro”, como em padeiro, carpinteiro, jardineiro, relojoeiro, engenheiro e, lamentavelmente, em “brasileiro”.
Bárbaro, grosseiro, melancólico, preguiçoso, malandro, por um lado e, por outro, exótico, alegre, cordial. Essas são algumas das imagens tradicionalmente associadas por estrangeiros e até mesmo por sociólogos, antropólogos e escritores nativos à representação do brasileiro.
Segundo a Constituição Federal de 1988, um indivíduo pode vir a ser um brasileiro naturalizado nos seguintes casos: Os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral.
A Constituição Federal define quem possui nacionalidade brasileira, sendo aquele: que nasce em território brasileiro (desde que os pais, se estrangeiros, não estejam a serviço do seu país); ou que nasce no estrangeiro de pai ou mãe brasileira (desde que algum deles esteja a serviço do Brasil); ou que nasce no ...
A identidade brasileira é proveniente do nascimento da nação, representado pelo idioma, etnias, bem como através do solo, clima, vegetação e relevo. Nossa base cultural foi constituída pelo amálgama do processo de integração de portugueses, negros, índios e imigrantes de vários países do mundo.
São brasileiros natos toda pessoa nascida em território da República Federativa do Brasil, mesmo que seus pais sejam estrangeiros, exceto claro se estiverem no Brasil a serviço de seu país de origem.
São elementos característicos da cultura brasileira a música popular, a literatura, a culinária, as festas tradicionais nacionais, como o Carnaval, e as festas tradicionais locais, como as Cavalhadas de Pirenópolis, em Goiás, e o Festival de Parintins, no Amazonas.
De um modo geral, podemos dizer que a composição étnica brasileira é basicamente oriunda de três grandes e principais grupos étnicos: os indígenas, os africanos e os europeus. Os índios formam os agrupamentos descendentes daqueles que aqui habitavam antes do período do descobrimento efetuado pelos portugueses.
O brasileiro é conhecido por sua criatividade e capacidade de improvisar, seja na arte, na música ou em soluções práticas para desafios do dia a dia. A história do Brasil é marcada por desafios e adversidades, mas o povo brasileiro tem mostrado resiliência e perseverança para superar obstáculos e seguir em frente.