PASSEIO é parte da calçada (mas pode ser parte da pista de rolamento desde que sinalizada por pintura ou elemento físico separador) destinada exclusivamente para a circulação de pedestres. Assim é possível dizer que a calçada está na via e o passeio está na calçada.
Passeio público é a parte da via pública, normalmente segregada e em nível diferente, destinada à circulação de qualquer pessoa, independente de idade, estatura, limitação de mobilidade ou percepção, com autonomia e segurança, bem como à implantação de mobiliário urbano, equipamentos de infra-estrutura, vegetação, ...
Basicamente, a largura mínima é 1,20 m para a passagem de pedestre. Ou seja, pode haver uma lixeira na calçada, por exemplo, mas o proprietário do imóvel tem de garantir que haja, no mínimo, 1,20 m livre para circulação de pessoas.
Os carros de passeio são voltados para o uso em família. Basicamente, a sua estrutura pode ser de pequeno, médio ou grande porte. Para transportar cerca de 1 a 5 pessoas, os carros de passeio servem para espaços urbanos ou rurais com poucos obstáculos.
A calçada é o espaço da via pública entre o alinhamento do lote e o bordo externo da guia ou meio-fio. É um território estratégico por atender as dinâmicas sociais, culturais, econômicas e de mobilidade do ambiente urbano.
PASSEIO é parte da calçada (mas pode ser parte da pista de rolamento desde que sinalizada por pintura ou elemento físico separador) destinada exclusivamente para a circulação de pedestres. Assim é possível dizer que a calçada está na via e o passeio está na calçada.
Art. 34. Os responsáveis por imóveis, edificados ou não, lindeiros a vias ou logradouros dotados de guias e sarjetas são obrigados a executar, manter e conservar as respectivas calçadas na extensão correspondente à sua testada, na conformidade da normatização específica expedida pelo Executivo.
No caso do mercado brasileiro, utilitários são os carros com a capacidade de carga mista dentro do mesmo bloco do veículo – sem a utilização de caçambas. Na prática, isto quer dizer que são os automóveis de porte um pouco maior do que veículos de passeio, como as camionetes grandes, mas inteiramente coberto.
PASSEIO - parte da calçada ou da pista de rolamento, neste último caso, separada por pintura ou elemento físico separador, livre de interferências, destinada à circulação exclusiva de pedestres e, excepcionalmente, de ciclistas.
Faixa livre ou passeio: exclusiva para circulação de pedestres, livre de obstáculos. Ter inclinação transversal de até 3%, ser contínua entre lotes e ter no mínimo 1,20 metros de largura e 2,10 de altura livre.
1. Ao andar na calçada com ela, você fica para o lado da rua: esta tradição vem dos tempos antigos onde as mocinhas, ao caminhar pelo lado interno da calçada, eram protegidas pelas sacadas e balcões das casas e, assim, não corriam o risco de serem atingidas por vasos ou qualquer coisa atirada pela janela.
Ela deve ter, no mínimo 1,20 m de largura, não apresentar nenhum desnível, obstáculo de qualquer natureza ou vegetação. Essa faixa tem de ter superfície regular, firme, contínua e antiderrapante sob qualquer condição, ou seja, não pode ter qualquer emenda, reparo ou fissura.
Passeio é um termo referente ao acto de passear, um verbo que significa realizar um percurso com fins de lazer e entretenimento. Um passeio, por conseguinte, pode ser esse trajecto ou circuito que se percorre.
O traje “Passeio Completo” é comum em festas especiais como grandes Bailes, casamentos e formaturas. Homens, não há como fugir do terno e gravata. Na verdade, a expressão “completo” determina o uso do traje em sua versão mais formal e a gravata é indispensável neste caso.
A manutenção das calçadas é uma responsabilidade do proprietário ou responsável pelo imóvel lindeiro a ela. Isso abrange você, munícipe, entidades privadas (comércios, condomínios, entre outros).
A categoria B habilita o motorista a conduzir veículo motorizado, cujo peso bruto total não exceda a 3.500 kg e cuja lotação não exceda a 8 lugares, excluindo o motorista. Exemplos de veículos que você pode dirigir com a categoria B: automóveis e caminhonetes.
1. Ação ou resultado de passear: Saiu para dar um passeio. 2. Ação de percorrer ou de fazer percorrer uma certa extensão de caminho para exercício ou por divertimento: Levou os convidados para um passeio pelas praias.
Ao escolher um tour privativo, você garante que o transporte seja exclusivo para você ou para quem mais estiver viajando com você. Sendo carro, van, ou até mesmo um ônibus, dependendo do tamanho do grupo, você fará o passeio apenas com pessoas que você conhece.
PASSEIO - parte da calçada ou da pista de rolamento, neste último caso, separada por pintura ou elemento físico separador, livre de interferências, destinada à circulação exclusiva de pedestres e, excepcionalmente, de ciclistas.
Dessa forma, chegamos à conclusão que a calçada faz parte da via, pertencendo ao poder público, e segundo a Constituição Federal, compete aos entes públicos a conservação da calçada, uma vez que ela faz parte das vias públicas.
O proprietário do terreno é importante que permita a acessibilidade aos moradores. “Até porque se vier a ocorrer alguma incidência pelo mau estado do passeio, o proprietário responderá e pode até pagar indenização. E é lei, o proprietário tem que deixar em dia a calçada, sem oferecer riscos aos pedestres”, explica.