Um componente que pode conter outros componentes é denominado um container. Em Java, a classe Container é a classe abstrata que define as funcionalidades básicas associadas a um container, tais como adicionar e remover componentes, o que é possível através dos métodos add() e remove(), respectivamente.
“Container é um processo que permite colocar todo o processo de runtime dentro de uma caixinha isolada. Basicamente é colocar todos os arquivos e bibliotecas que são necessários para sua aplicação rodar. Se eu estiver rodando uma aplicação Java, eu vou colocar a Java Runtime Environment ali dentro.
Conhecido também como container marítimo, o container é uma caixa construída em aço ou alumínio com o objetivo de transportar grandes e pesadas cargas por vários modais: marítimo, terrestre e aéreo.
Os contêineres são pacotes leves do código do aplicativo com dependências, como versões específicas de ambientes de execução de linguagem de programação e bibliotecas necessárias para executar seus serviços de software.
Um contêiner é um pacote de software que inclui todas as dependências: código, tempo de execução, configuração e bibliotecas de sistema para que ele possa ser executado em qualquer sistema host.
Em termos técnicos, containers são uma forma de dividir uma máquina, ou servidor, em ambientes separados de espaço do usuário, de modo que cada ambiente execute apenas um aplicativo e não interaja com nenhuma outra seção particionada da máquina.
Um único pacote de software, conhecido como um contêiner, agrupa o código de um aplicativo e os respectivos arquivos de configuração e bibliotecas necessários para a execução do aplicativo.
Essa imagem de contêiner contém todas as bibliotecas, dependências e arquivos de que o contêiner precisa para ser executado. Uma imagem do Docker é compartilhável e portátil, então você pode implantar a mesma imagem em vários locais ao mesmo tempo, da mesma forma que um arquivo binário de software.
Como o Docker funciona? A tecnologia Docker usa o kernel do Linux e funcionalidades do kernel, como cGroups e namespaces, para segregar processos. Assim, eles podem ser executados de maneira independente.
O elemento "container" é bastante utilizado em HTML e CSS para criar uma área centralizada na página, limitando o conteúdo e facilitando a sua visualização.
Containers são tecnologias que permitem empacotar e isolar aplicações com todo o ambiente de runtime delas, ou seja, com todos os arquivos necessários para executá-las. Dessa forma, fica mais fácil migrá-las de um ambiente para outro (desenvolvimento, teste, produção etc.)
Contêineres e máquinas virtuais permitem o isolamento completo da aplicação, de forma que seja possível executá-lá em vários ambientes. Eles virtualizar ou abstraem a infraestrutura subjacente, para que os usuários não precisem se preocupar com isso.
Um container é um ambiente isolado utilizado para empacotar aplicações. Containers têm o objetivo de segregar e facilitar a portabilidade de aplicações em diferentes ambientes. Um container contém um conjunto de processos que são executados a partir de uma imagem, imagem esta que fornece todos os arquivos necessários.
O container é uma caixa construída em aço, alumínio ou fibra, geralmente em grandes dimensões, com o objetivo de transportar carga. Pode ser utilizado em diversos meios de transporte como, ferroviário, marítimo, terrestre, etc.
Uma das principais vantagens do uso de containers é a eficiência no uso de recursos. Ao contrário das máquinas virtuais tradicionais, os containers compartilham o mesmo kernel do sistema operacional hospedeiro, o que significa que eles consomem menos recursos de hardware.
Resumindo em uma linha: Podman é um concorrente do famoso e muito utilizado Docker. Essa ferramenta é um projeto livre e de código-fonte aberto, que tem como objetivo ser utilizado para desenvolver, gerenciar e executar contêineres no GNU/Linux.
O Docker pode ser facilmente implementado em infraestrutura de TI multinuvem, que se refere a serviços de nuvem de mais de um fornecedor de nuvem. Contêineres como serviço (CaaS) permite que os desenvolvedores gerenciem e implementem aplicações conteinerizadas, facilitando a execução de contêineres Docker em escala.
Uma possível desvantagem do Docker se encontra no fato de que, como este divide recursos entre outros containers e outros processos do sistema que o executa, uma aplicação que necessite por exemplo de um alto consumo de CPU terá seu desempenho prejudicado, comparado a executá-la em uma VM ou uma máquina comum.
Trata-se de uma ferramenta projetada para facilitar a criação, a implantação e a execução de aplicativos usando um modelo de conteinerização. Com o auxílio dele, por exemplo, é possível empacotar uma aplicação ou ambiente e depois levar essas informações para outro host que tenha o Docker instalado.
Com o Docker, você pode gerenciar sua infraestrutura da mesma forma que gerencia seus aplicativos e com isso reduzir significativamente o atraso entre escrever o código e executá-lo na produção. O Docker oferece a capacidade de empacotar e executar um aplicativo em um ambiente isolado denominado container.
Com isso, desenvolvedores, sysadmin e até mesmo os DBA's usam docker em suas squads e projetos. O Docker é a terceira plataforma mais utilizada pelos desenvolvedores no mundo. Empresas como Microsoft, Google, Red Hat (IBM) começaram a utilizá-lo em meados de 2014.
Sempre tem o mesmo significado: é um recipiente de metal ou madeira, geralmente de grandes dimensões, destinado ao acondicionamento e transporte de carga em navios, trens etc. Contêiner (português brasileiro); Contentor (português europeu); Container (inglês);
Para iniciar um container Docker utilizaremos o comando abaixo com os parâmetros “-d” para o container ser executado em background e também o “-p” que indicaremos qual porta de acesso de nosso computador direcionará as requisições para a porta que configuramos no container.
O Kubernetes (às vezes abreviado como K8s com o 8 representando o número de letras entre o “K” e o “s”) é um sistema de código aberto para implantar, escalonar e gerenciar aplicativos conteinerizados em qualquer lugar.