Os conteúdos factuais são aqueles que dizem respeito ao “conhecimento de fatos, acontecimentos, situações, dados e fenômenos concretos e singulares” (ZABALA, 1998, p.
Segundo Zabala (1998) os conteúdos se constituem em quatro tipos: os conceituais, os factuais, os procedimentais e os atitudinais que possibilitam aos docentes, saber o tipo de conteúdo, as estratégias de ensino e a sistemática de avaliação.
Os conteúdos conceituais fazem parte da construção do pensamento, nele o indivíduo aprende a discernir o real do abstrato; ou ilusório. Abrem-se as portas da dúvida, esta dúvida estimula a descoberta do conhecimento, gerando novas duvidas possibilitando descobertas infinitas.
✓ Um conteúdo procedimental é um conjunto de ações ordenadas e com um fim, quer dizer, dirigidas para a realização de um objetivo. São conteúdos procedimentais: ler, desenhar, observar, calcular, classificar, traduzir, recortar, saltar, inferir, espetar, etc.
Conteúdos Factuais, Conceituais, Procedimentais e Atitudinais | Pedagogia para Concurso
O que são conteúdos conceituais exemplos?
Conteúdos Conceituais – Saber o nome de um rio, a data de uma revolução ou conhecer o processo digestivo no ser humano. Conteúdos Procedimentais – Saber abrir um frasco, saber escrever ou 'saber deduzir'. Conteúdos Atitudinais – Saber cumprir uma regra, seguir uma norma ou ser solidário.
Os conteúdos conceituais visam a desenvolver as competências do educando nas suas relações com símbolos, expressões, idéias, imagens, representações e nexos, com os quais ele aprende e ressignifica o real.
Há dois tipos básicos de lide: o noticioso, que responde às questões principais em torno de um fato (o quê, quem, quando, como, onde, por quê), e o não-factual, que lança mão de outros recursos para chamar a atenção do leitor.
Estas ciências, referidas ao que de fato ocorre ou ocorreu, denominam-se “ciências factuais” (do latim factum, fato) ou “ciências empíricas”, e compreendem a maioria das disciplinas que todos conhecemos: física, química, astronomia, botânica, zoologia, psicologia, sociologia, economia etc.
Os conteúdos atitudinais envolvem valores, atitudes e normas. Os valores são as ideias éticas que auxiliam na avaliação das condutas.. As atitudes são a forma como cada pessoa atua de acordo com seus valores.
No contexto do marketing de mídia social, os pilares de conteúdo são um conjunto de temas ou tópicos que sua marca pode usar para criar postagens. Esses temas, às vezes chamados de clusters, são específicos para sua marca e devem refletir o conteúdo mais popular entre seu público online.
Qual a diferença entre objeto de conhecimento e conteúdo?
Objeto de conhecimento: anteriormente conhecido como conteúdo, diz respeito aos assuntos abordados ao longo de cada componente curricular, ou seja, aquilo que será o meio para o desenvolvimento das habilidades. Objetos de conhecimento, em Ciências, podem ser “Seres vivos no ambiente”, “Plantas”, “Usos do solo” etc.
O que são conteúdos factuais conceituais procedimentais e atitudinais?
Assim, os conteúdos de aprendizagem são divididos em factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais. Os factuais e conceituais fazem referência ao que se deve aprender, os procedimentais se importam com os modos que se deve agir, enquanto que os atitudinais são dedicados a como o cidadão deve ser.
É aquele que inclui regras, técnicas, métodos, destrezas ou habilidades, estratégias, procedimentos. Ações ordenadas e com um fim, dirigidas para a realização de um objetivo. Exemplos gerais: ler, desenhar, observar. Exemplo: Elaborar um nó – Conteúdo procedimental de caráter motor, de poucas ações e algorítmico.
Os objetivos referentes a conceituais são formulados usualmente mediante os seguintes verbos: identificar, reconhecer, classificar, descrever, comparar, conhecer, explicar, relacionar, situar (no espaço ou no tempo), lembrar, analisar, inferir, Page 6 generalizar, comentar, interpretar, tirar conclusões, esboçar, ...
Aprendizagem conceitual desenvolve a cognição (conhecimento + inteligência) do sujeito através da mediação de conceitos por um terceiro. É um modelo de aprendizagem diferente do modelo escolar tradicional.
UM DOS TIPOS MAIS COMPLEXOS DE CONHECIMENTOS A SER ENSINADO PARA ESTUDANTES NAS UNIVERSIDADES É O CONHECIMENTO CONCEITUAL. O CONHECIMENTO CONCEITUAL ACABA EXIGINDO, EM DETERMINADO GRAU, AMBIENTES E METODOLOGIAS QUE FACILITEM A COMPREENSÃO DE ABSTRAÇÕES E SIMPLIFICAÇÕES DA REALIDADE EM PRESSUPOSTOS, TEORIAS E MODELOS.
Para que esse objetivo seja alcançado, acreditamos que os professores de Educação Física que atuam na escola necessitam ensinar todos os conteúdos planejados enfatizando as três dimensões do conteúdo (procedimental, conceitual e atitudinal).