Quando falamos em Backlog em Service Desk ou Field Services, estamos falando de todas as solicitações efetuadas pelos usuários que estão pendentes de solução e que devem ser acompanhadas e monitoradas.
A grosso modo, Backlog é uma “pilha de pedidos” em espera. Backlog também pode ser uma medida de tempo (dias, horas etc) que representa o período em que uma determinada força de trabalho (equipe) pode finalizar uma determinada carteira acumulada de serviços.
Quando falamos em desenvolvimento de softwares, o gerenciamento de backlog tem como foco a elaboração de uma lista de itens que direcionarão a equipe. Dentro dessa lista, estão incluídos o histórico do cliente, quais alterações de funcionalidades foram realizadas e as eventuais correções de bugs.
O Product Owner é o único responsável por gerenciar o Backlog do Produto. Ou seja, ele é responsável por criar, atualizar, reordenar e dar visibilidade a ele.
O backlog do produto é uma lista prioritária de funcionalidades do produto, requisitos e aprimoramentos. Ele fornece o escopo geral do que precisa ser feito no produto e é usado para planejar as sprints futuras. O backlog do produto está em constante evolução à medida que o cronograma progride e o seu produto evolui.
Dessa forma, resumidamente o backlog é a soma de valores de Homem-Hora aplicadas em Ordens de Serviços, sejam elas planejadas, pendentes, programadas e executadas. Esse valor então é dividido pelo total de Homem-Hora, multiplicado pelo Fator de Produtividade.
O backlog nada mais é que um indicador de tempo que mostra a quantidade de horas de serviços planejados, programados, executados e pendentes relacionados à manutenção. Serve, portanto, para a empresa medir a quantidade de horas restantes de serviços voltados para reparos e consertos.
O Scrum é um framework de gerenciamento que as equipes usam para se auto-organizar e trabalhar em direção a um objetivo em comum. A estrutura descreve um conjunto de reuniões, ferramentas e funções para uma entrega eficiente de projetos.
Squad é um termo em inglês que, traduzido para a língua portuguesa, significa tropa ou pelotão. O conceito, portanto, está relacionado ao trabalho em equipe com foco em um objetivo comum. Dentro de uma empresa, ele se constitui como a formação de equipes com características multidisciplinares e autogerenciadas.
O Product Backlog é uma lista contendo todas as tarefas ou artefatos que compõe os entregáveis do projeto de testes. O conteúdo desta lista é definido pelo Product Owner. O Product Backlog não precisa estar completo no início de um projeto.
O backlog permite que o gestor enxergue o que há de mais urgente ou essencial para o trabalho, assim, fica mais fácil para todos entenderem o que deve ser feito primeiro. Essa visualização global de cada projeto ou do conjunto de demandas faz com que a equipe seja mais ágil e, consequentemente, mais produtiva.
Estabelecer prioridades é um ponto muito importante para você conseguir gerenciar seu backlog. As entradas no backlog devem ser organizadas com base em sua prioridade em ordem decrescente, isso deve ser feito pelo Product Owner, mas pode ter a colaboração do restante da equipe.
A simples modo, o product backlog é formado por uma lista priorizada de atividades a serem desenvolvidas. É quando pegamos todos aqueles pensamentos dos stakeholders (interessados no produto) – sejam eles necessidades, desejos, melhorias – e os concretizamos em tarefas a serem desenvolvidas.
Backlog é um termo bastante comum na gestão de negócios. Mas, quando ele está presente no universo logístico, ganha um significado específico. Esta palavra em inglês, de acordo com o Dicionário de Logística, refere-se à “carteira de pedidos dos clientes ainda não atendida”, ou seja, aos pedidos que estão pendentes.
Se traduzirmos literalmente o termo, do inglês, backlog significa atraso ou acúmulo. Mas, na prática, o conceito nada mais é do que uma lista de tarefas ou um acumulado de afazeres.
O significado de Product Owner é, literalmente, “dono do produto”. O PO, em linhas gerais, representa os interesses de stakeholders (no sentido de agregar valor ao negócio), define funcionalidades do produto e faz a gestão do backlog, priorizando tarefas segundo métodos ágeis, como o Scrum.
Backlog é um indicador de tempo. Consiste na soma de todas as tarefas pendentes de manutenção em determinado período de tempo, ou seja, em que quantidade de dias o seu efetivo de manutenção teria de trabalhar, para concluir todas as atividades de manutenção necessárias.