O que é controle de documentos?

Controle de documentos: o que é, como funciona e como aplicar na sua empresa. Controle de documentos é um conjunto de ações e processos para gerenciar toda a documentação de uma empresa, garantindo acessibilidade, integridade e segurança.
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Como fazer o controle de documentos?

Para fazer o controle de forma eficiente, é preciso seguir algumas boas práticas, como digitalizar, centralizar, padronizar, arquivar e proteger os documentos. Além disso, é interessante contar com soluções que facilitem a gestão documental, como o TOTVS Assinatura Eletrônica.
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Como funciona o controle de documentos em uma empresa?

O controle de documentos em uma empresa é feito pelo SGQ, ou Sistema de Gestão de Qualidade. Para que esse gerenciamento seja o melhor possível, tais documentos precisam ter características como a legibilidade, além de fácil identificação e recuperação.
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Como organizar e controlar documentos?

Como organizar os documentos de maneira eficiente?
  1. Intitule e separe os documentos por tipo.
  2. Adote um método de arquivamento.
  3. Tenha um ambiente exclusivo para os arquivos.
  4. Estabeleça a temporalidade dos documentos.
  5. Elimine documentos desnecessários.
  6. Digitalize seus documentos e reduza o uso de papel.
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O que é controle de informação documentada?

O controle da informação documentada é um ponto crucial para manter o sistema de gestão ativo e funcionando corretamente. É por meio dele que informações importantes da empresa são registradas, como o contexto da organização ou os cadastros das não conformidades.
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O que é um controle de documentos?

Como falei anteriormente, o controle de documentos é o conjunto de atividades que uma empresa realiza para criar, armazenar e acessar os documentos do negócio. Essa é uma prática fundamental em basicamente qualquer tipo de empresa, já que os documentos são comuns em todas elas.
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Como é feito o arquivamento de controle de documentos?

Como arquivar documentos de funcionários e ter controle e segurança?
  • Saiba o tempo que os documentos devem permanecer guardados. ...
  • Entenda quais documentos devem ser armazenados. ...
  • Organize as pastas em subcategorias. ...
  • Identifique as demandas organizacionais. ...
  • Envolva a sua equipe nesse processo.
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Quais são os 4 tipos de documentos?

Existem 4 principais formas de se classificar documentos: por espécie, gênero / formato, assunto e relevância.
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Como gerir documentos?

Como fazer uma gestão de documentos eficiente?
  1. Passo 1: Tenha um espaço estruturado para o armazenamento;
  2. Passo 2: Entenda o uso e necessidade de armazenamento:
  3. Passo 3: Defina políticas claras para armazenagem e acesso;
  4. Passo 4: Inicie o processo de digitalização dos documentos.
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O que é gestão de documentos?

Gestão de documentos é o nome dado ao conjunto de processos implementados por uma instituição com o objetivo de garantir a produção, o arquivamento e o uso adequado de seus registros mais importantes. A ideia é simplificar o uso desses papéis no dia a dia, tornando a busca por dados mais fácil, organizada e segura.
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Qual a diferença entre controle de documentos e controle de registro?

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), uma das diferenças entre documento e registro, é que: O documento atua de “forma a manter a informação documentada”, enquanto o registro tem a função de “reter a informação documentada”.
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Quais são os 2 tipos de gestão de documentos?

É um processo essencial para qualquer empresa, pois permite o controle dos processos internos e a melhor tomada de decisões. Essa gestão pode ser feita de forma manual ou automatizada.
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Quais são as 5 técnicas de arquivamento?

São eles: alfabético, numérico, geográfico e ideográfico. Continue a leitura para entender cada um!
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Como fazer um roteiro de organização de documentos?

Como organizar documentos de uma empresa em 13 passos
  1. Envolva a equipe. ...
  2. Adote padrões de acesso. ...
  3. Mantenha a organização dos documentos físicos. ...
  4. Crie pastas organizadoras. ...
  5. Categorize as pastas e subpastas. ...
  6. Nomeie os arquivos de forma clara e descritiva. ...
  7. Classifique conforme o prazo de validade.
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Como melhorar a gestão de documentos?

Como gerenciar documentos com mais facilidade?
  1. Digitalize documentos. Converter documentos físicos em formatos digitais utilizando ferramentas tecnológicas de digitalização. ...
  2. Organize o espaço físico e digital. ...
  3. Tenha atenção à temporalidade de cada documento. ...
  4. Invista em tecnologias voltadas à gestão de documentos.
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Por que ter uma estratégia de organização e controle de documentos?

A gestão eletrônica de documentos facilita a organização e o acesso aos dados, aumenta a segurança, reduz os custos, eleva a produtividade, facilita o trabalho em equipe, contribui para a sustentabilidade e auxilia no cumprimento da legislação — especialmente de regulamentos, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD ...
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Quais são os 4 passos da gestão de documentos?

Estabeleça um cronograma. Avalie se a solução pode ser customizada. Crie um repositório central. Integre com outros sistemas.
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Quais são as 3 fases de gestão de documentos?

A gestão documental se divide em três fases: produção; utilização; e destinação.
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Qual a melhor forma de organizar os documentos?

Dicas para organizar os documentos e papelada
  1. Guarde tudo em pastas. As pastas facilitam a localização dos documentos e também garantem que eles não serão danificados.
  2. Tenha uma pasta por pessoa. ...
  3. Coloque etiquetas nas páginas da pasta. ...
  4. Guarde as notas por período. ...
  5. Digitalize os seus documentos.
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Como se chama quem organiza documentos?

O arquivista pode trabalhar em instituições públicas ou privadas, centros de documentação, arquivos privados ou públicos, instituições culturais, entre outras. O arquivista é o responsável pelo gerenciamento da informação, gestão documental, conservação, preservação e disseminação da informação contida nos documentos.
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Qual o melhor método de arquivamento?

Nesse caso, você deve usar o método dígito-terminal. Nele, a ordenação ocorre nos dois últimos dígitos. Quando eles são idênticos, a ordenação é dada dos dois dígitos anteriores. Isso torna o arquivamento de documentos mais eficiente e ágil.
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Como é feito o arquivamento de documentos?

COMO FAZER O ARQUIVAMENTO CORRETO DOS DOCUMENTOS
  1. Guarde os documentos em ordem crescente.
  2. Atenção ao prazo de guarda.
  3. Digitalize os documentos.
  4. Use a microfilmagem.
  5. Estruture o espaço físico para possibilitar a movimentação dos arquivos.
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O que é arquivo morto?

O arquivo morto é, basicamente, a reunião de arquivos e/ou documentos importantes que não estão sendo utilizados no momento, mas que precisam ser guardados.
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Que significa arquivo?

Arquivo é o conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva pública ou privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, independentemente da natureza do suporte (papel, fotografia, microfilme).
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O que é arquivar documentos?

O que é arquivamento de documentos? O arquivamento de documentos é o processo para fazer a guarda, controle e gerenciamento de documentos que não são mais usados regularmente. Além do armazenamento de dados, o termo arquivamento também se refere a guarda de documentos físicos.
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